/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, outubro 24, 2010

RIO NEGRO ATINGE MAIOR VAZANTE EM 108 ANOS
Por um centímetro o rio Negro, em Manaus (AM), bateu neste domingo (na 1a. foto) o recorde de vazante (descida das águas) desde que a estação de monitoramento do Porto de Manaus foi fundada, em 1902. A menor marca anterior foi registrada em 1963, quando atingiu 13,64 m. A medição realizada marcou 13,63 m. Mais recentemente em 2005 ocorreu a maior seca no século atual, como pode ser visto neste barco da (foto), que aparece estar navegando mas na verdade está encalhado num mar de areia, como se fora um verdadeiro deserto.
Para o técnico de monitoramento Valderino Pereira da Silva, um novo recorde não é descartado até o fim do mês já que as águas do rio Negro continuam baixando. O nível do rio desceu seis centímetros entre ontem e hoje. Com a baixa das águas, o rio Negro revela alto grau de poluição. Acúmulo de lixo é visto nas margens do rio. A falta de água potável e o isolamento são os maiores problemas para as populações ribeirinhas. Lagos e igarapés, antes navegáveis, estão completamente secos. No Amazonas, 37 dos 62 municípios decretaram situação de emergência. Uma cidade decretou a calamidade pública. São 66 mil famílias afetadas pela vazante no Estado. A baixa inédita do rio Negro é consequência de uma estiagem extrema na região central da Amazônia. No oeste do Estado, o rio Solimões atingiu sua maior baixa no dia 11, marcando -86 cm, a mais baixa desde 1982, quando foi criada a estação de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Um comentário:

  1. Que fiquem registrado as datas, só assim poderemos saber quem é tributário de quem nessa planície, se o Amazonas o Negro ou o Rio Madeira no qual estão construindo uma hidrelétrica.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */