/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, fevereiro 08, 2011

RAPA NUI, O POVO MAIS ISOLADO DO MUNDO!São 394 destas estátuas de até 20 metros de altura esculpidas na rocha, algumas prntas, muitas inacabadas, a maioria enigmática. É como se fosse um imenso atelier a céu aberto.
Estamos na ILHA DE PÁSCOA, um dos teritórios mais isolados do Planeta, no meio do Oceano Pacífico (como mostra o ponto perdido neste globo terrestre), ao sul do Trópico de Capricórnio e a 3.700 quilômetros do Chile (ou seja seis horas de vôo). Aqui vivem 3 mil "Rapa Nui", cujos traços lembram os habitantes do arquipélago polinésio, ao qual geograficamente está integrada, do que os indígenas do Chile, país ao qual a ilha pertence desde 1888. As estátuas talhadas na rocha da cratera do Rano Raraku são apenas um dos mistérios de Páscoa, tema de um dos capítulos do livro "Eram os Deuses astronautas?", de Erik von Daniken, e de um filme de Kevin Kostner ("Rapa Nui, uma aventura no paraíso")

RAPA NUI , O POVO MAIS ISOLADO DO MUNDO
Na verdade esse povo habita no "Te Pito O Te Henua", ou seja nome pelo qual os nativos apelidaram a Ilha de Páscoa. Aliás os descendentes desses nativos tem muito orgulho de sua história. Eles e os "Rapa Nui", língua cujo alfabeto não tem mais de 14 letras e moram em Rapa Nui, nome que dão à ilha, que tem 24 quilômetros em seu comprimento máximo e 12 quilômetros em sua largura maior (Na foto aérea ao lado).
Os Rapa Nui não são descendentes de polinésios que teriam colonizado a ilha no Século III. Já foram 20 mil, segundo alguns historiadores. Chegaram a ser apenas 100 quando o teritório foi anexado ao Chile e hoje são cerca de 3 mil, todos meio aparentados. Quando quer se casar um Rapa Nui tem que procurar por algúem que não seja da sua família. Só recentemente a língua nativa foi decifrada e restaurada, passando a ser ensinada na única escola de Páscoa junto com o espnhol, que todos falam. Como salientamos os Rapa Nui são o povo mais isolado do mundo. Os vizinhos mais próximos estão a 1.900 quilômetros de distância, na ilha de Pitcairn, igualmente perdida no meio do Pacífico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */