/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, março 24, 2011

A ORIGEM DA FUNÇÃO DE AEROMOÇA

EM 30 SURGE A FUNÇÃO DE ASSISTENTE DE BORDO
Uma reivindicação da enfermeira Ellen Church, na porta de um avião DC-3Apaixonada por aviação e por não poder pilotar, por ser mulher, Ellen, sugeriu à Boeing Air Transporte que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e da segurança dos passageiros durante o voo. As primeiras mulheres contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, e obedecer a um padrão de peso e altura, porém, o salário, seria simbólico e direitos ou regalias, zero.
A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo inspiravam segurança aos passageiros, até porque a mulher era considerada uma figura frágil, sem coragem para se meter em grandes aventuras, logo, se as mulheres trabalhavam a bordo, o avião não era tão perigoso quanto se pensava.
Ma a Segunda Guerra Mundial, originou a convocação das enfermeiras para os campos de batalha, e as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres, a bordo, com outro perfil, e com uma formação direcionada, ao atendimento dos passageiros. Tudo isso sem perder o charme e a elegância, já que a profissional representaria a empresa.
Com o aumento do número de passageiros, a assistente, já não era suficiente para dar a devida atenção, aos mesmos, e foi então, que se criou um novo posto de trabalho (o de aeromoça), em que o charme e a delicadeza da mulher, já não eram suficientes, e ao contrário de... "e Deus criou Eva, a partir, de uma costela de Adão," a necessidade, e até para evitar que a mulher partisse alguma costela, foi criada a profissão de Comissário de Bordo. Deles, falaremos outro dia...

Um comentário:

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */