/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, abril 18, 2011

CONTROVÉRSIAS DO DESCOBRIMENTO

REVIVENDO A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Esta semana, na próxima sexta-feira dia 22, o Brasil está comemorando os 511 anos da sua controvertida descoberta, ocorrida em 1500. (Curiosamente seis anos antes em 1494), Portugal e Espanha já haviam assinado um acordo, chamado de Tratado de Tordesilhas, que dividia o mundo a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Essa linha passa na altura das atuais cidades de Belém (PA) e Laguna (SC). Portugal ficou com as terras a leste e a Espanha, com as terras a oeste. Dessa forma, os dois países estabelecem os limites dos territórios descobertos durante a expansão marítima.

Fotos: (1)- A Torre de Belém em Lisboa, nas margens do rio Tejo, foi construida em 1515, para homenagear heróis navegantes portugueses que se aventuravam a enfrentar mares bravios, com recursos da época. Hoje ela é patrimômio da humanidade. Daqui partiram, as 13 caravelas comandadas por Cabral, que no dia 22 de abril chegaram a Porto Segurno na Bahia (2a. foto) (Na 3a. foto) O caminho feito pela expedição sob o comando de Pedro Alvares Cabral.
Em 1500, duas expedições espanholas passam pelo Nordeste brasileiro a caminho da AméricaCentral. Não há confirmação de que tenham aportado no território. A primeira, chefiada por Vicente Yañez Pinzón, aproxima-se do Ceará em janeiro; a segunda, chefiada por Diego de Lepe, cruza o litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco no mês seguinte. Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegam ao litoral sul da Bahia em 22 de abril. É o descobrimento do Brasil (foto abaixo). O desembarque acontece no dia seguinte, e, em 26 de abril, é celebrada a primeira missa no território encontrado. Até hoje não foram encontrados documentos que permitam saber, com certeza, se a descoberta foi intencional ou acidental. Mas Portugal sabia da existência de terras a oeste desde a chegada de Colombo à América e já havia garantido parte delas pelo Tratado de Tordesilhas. E seus navegadores conheciam bem as correntes marítimas do Atlântico Sul. Com a chegada de Cabral, o país toma posse oficialmente das novas terras. Nota do Blog: O que acabamos de ler só confirma, a nossa incerteza sobre a versão oficial do descobrimento do Brasil. Mas esse assunto fica para os historiadores resolverem...

Um comentário:

  1. quais são as controversias?
    e isso que eu quero saber!!!
    meu nome e ana e meu emeil e:NÃOTEENTERENÇA@CURIOSOS.COM.BR

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */