/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 28, 2011

MAR: UM DESAFIO

O MAIOR MEGULHO DA HISTÓRIA E O NOVO DESAFIO

A ilustração proporcional (ao lado), mostra o contraste entre a montanha mais alta do planeta, e o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, (Oceano Pacífico), com 11.500 metros de profundidade, Assim, entre o ponto mais alto e o mais profundo há uma distância de 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para ficar equivalente a fossa das Ilhas Marianas, uma espécie de vale submarino, cuja a parte mais profunda, equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. As Fossas das Ilhas Marianas, estão localizadas no Oceano Pacífico, na fronteira convergente entre as placas plactônicas do Pacífico e das Filipinas. Geológicamente, a fossa das Marianas é a convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. A depressão Challenger é o ambiente mais extremo da Terra. A pressão da água é de inimagináveis 11 mil toneladas por m² ou 1.100 vezes a pressão atmosférica. Para se ter uma idéia do que isso representa, submarinos militares só conseguem descer no máximo a 300 metros, e o gás de cozinha (GLP) de um botijão doméstico está sob uma pressão de “apenas” 150 toneladas por m² ou 15 vezes a pressão atmosférica. Além disso, a região da fossa das Marianas é suscetível a terremotos submarinos, e a temperatura da água é de poucos graus acima de zero. Fendas lançam lavas vulcânicas e fontes hidro-termais lançam jatos de água que alcançam a temperatura de centenas de graus, sob uma escuridão total. Somente uma máquina conseguiria levar um ser humano a depressão Challenger e trazê-lo com vida.

A HISTÓRIA DO SUBMARINO TRIESTE

Em janeiro de 1960, Jacques Piccard, oceanográfico suiço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana, ousaram chegar aonde nenhum homem havia chegado. E assim a bordo do submergível Trieste (foto), realizaram a histórica descida, que levou cerca de 5 horas e a volta pouco mais de 3 horas. As Características do submersível Trieste: Ele possui uma esfera de aço de 13 toneladas, com 1.9 metro de diâmetro interno, 2.027 metros de diâmetro externo e 12.7 cm (5 polegadas) de espessura, com capacidade para 2 tripulantes. Foi usada a liga de aço mais resistente do mundo, a HY-100. A janela, de formato cônico, é feita de um acrílico especial mais resistente que o quartzo fundido, com diâmetro interno de 6 cm, externo de 40 cm e espessura de 15.24 cm (6 polegadas). A força total exercida sobre a esfera de aço a 11 mil metros de profundidade é de indescritíveis 140 mil toneladas, 40% a mais do que o peso de um porta-aviões classe Nimitz.
DEPOIS DE MEIO SÉCULO O HOMEM QUER VOLTAR AO FUNDO DO MAR Decorridos mais de meio século do grande feito que vimos acima, a mídia tem ressaltado que as profundezas nunca vistas do oceano é mais nova iniciativa do bilionário britânico Richard Branson, da Virgin, o mesmo que está desenvolvendo já em fase avançada um aparelho para levar turistas ao espaço.O novo projeto é construído de titânio e fibra de carbono, e apta a suportar a pressão a mais de 8.600 metros de profundidade. A cápsula transparente, é capaz de levar apenas um tripulante. É feita de um único corte de quartzo, já que o vidro não resistiria à pressão do fundo do oceano. MasBranson afirma que criar um submarino como esse (nesta foto ilustrativa), é mais difícil que construir uma nave espacial, por causa do ineditismo da iniciativa. O submarino tem finalidade primordialmente científica. Terá câmeras para filmar o fundo do mar e pás para colher amostras marítimas. O primeiro mergulho de teste pode ser realizado ainda neste ano. (BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */