/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 28, 2011

DOS VELHOS ARQUIVOS:...

PADRE TIRA MEDALHA DE OURO DE ATLETA BRASILEIROEsta foto histórica, registra o momento mais marcante - e lamentável - das Olimpíadas de 2004, quando o atleta brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima, liderava a prova e foi agarrado por um manifestante religioso o padre irlandês Cornéluis Horan, que furou o esquma de segurança e impediu que o nosso maratonista ganha-se a medalha de ouro.

Os Jogos Olímpicos de 2004, finalmente voltaram ao seu local de origem. Temia-se que a capital grega não fosse dar conta da organização do evento, mas tudo correu bem. Na cerimônia de abertura, os gregos deram um espetáculo que remetia à Antiguidade e à criação das Olimpíadas.
Foram os maiores Jogos da história até então, com 201 países participantes e 10.625 atletas. Infelizmente, a quantidade de casos de doping confirmados também marcou Atenas-2004. Como resultado de uma rígida política de controle, foram registrados 24 casos positivos.
O Brasil conseguiu um feito inédito: conquistou cinco medalhas de ouro (poderiam ser 6 se o padre não atrapalhasse), mesmo assim ficou em 16º na classificação geral, sua melhor posição na história das Olimpíadas.

Vanderlei só conseguiu voltar à corrida com a ajuda de outro espectador, mas perdeu o ritmo e acabou ficando em terceiro, e teve que se contentar com uma de bronze. Em reconhecimento do Comitê Olímpico, junto com o bronze, ganhou a medalha Barão de Coubertin, honraria entregue somente a atletas que demonstram elevado grau de esportividade e espírito olímpico.No quadro de medalhas final, Os Estados Unidos foram os primeiros colocados, a China ficou em segundo, com apenas três medalhas de ouro a menos que os EUA, a Rússia veio em terceiro e a Grécia em 15º, apenas uma posição à frente do Brasil, graças a traquinagem do religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */