/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, junho 06, 2011

MUNDO POLUIDO

OS 10 LUGARES MAIS POLUIDOS DO MUNDO: Rússia, China e India, contém a maioria das áreas onde a poluição tóxica produz efeitos devastadores
O sofrimento de Sumqayit (à esq), foi nos tempos soviéticos, a cidade localizada no Azerbaijão que serviu como centro de fabribação de qúimicos, e como resultado de um legado de lixo tóxico, elevando os casos de câncer em até 51%; Na 2a. foto. os Filhos da poluição: a mineração que ainda existe em La Oroya, no Peru, leva a altos níveis de chumbo no sangue, que podem causar danos ao cérebro, em quase todas as crianças da cidade.
Recentemente, Sumqayit, no Azerbaijão, ganhou o prêmio na lista dos dez locais mais poluídos do mundo, publicada pela Blacksmith Institute. Mais uma herdeira do legado tóxico da indústria soviética: A cidade de 275 mil habitantes convive com uma forte contaminação de metais, petróleo e produtos químicos, conseqüência de seus dias como centro de produção química. Resultado: a população tem entre 22% a 51% de ter casos de câncer.

As demais cidades mais poluídas:
Chernobyl, Ucrânia
– As partículas radioativas liberadas no maior acidente nuclear da história continuam a se acumular, afetando até 5,5 milhões de pessoas e um grande aumento dos casos de câncer da tireóide. Dzerzinsk, Rússia – Em um dos centros de fabricação de químicos durante a Guerra Fria, os 300 mil habitantes da cidade têm uma das menores expectativas de vida no mundo, graças ao refugo injetado diretamente no solo. “A longevidade média mal chega aos 45 anos. Kabwe, Zâmbia – A segunda maior cidade do sul da África era o lar de uma das maiores fundições de chumbo do mundo até 1987. Como resultado, a cidade inteira está contaminada com esse metal pesado, que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso em crianças e fetos. La Oroya, Peru – Apesar de ser uma das menores comunidades na lista (a população é de 35 mil habitantes), também apresenta um dos maiores índices de poluição devido à mineração de chumbo, zinco e cobre da Doe Run, uma empresa de mineração americana. Linfen, China – Uma cidade no coração da região de carvão da China, na província de Shanxi. Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil. Além disso, “a poluição do ar é tanta que mal dá para enxergar alguma coisa”. Norilsk, Rússia – Essa cidade acima do Círculo Ártico contém o maior complexo de fundição de metais e, portanto, parte da pior neblina poluída do mundo. “É tanta poluição no ar que não há uma planta viva numa área de 30 km da cidade. A contaminação (por metais pesados) já chegou a 60 km de distância. Sukinda, Índia – Lar de uma das maiores minas de cromita do mundo. Esse metal é usado para fazer aço inoxidável, entre outras coisas – e de 2,6 milhões de pessoas, as águas desse vale contêm compostos carcinogênicos de cromo hexavalente, cortesia das 30 milhões de toneladas de resíduo de rocha ao longo do rio Brahmani. Tianying, China – Centro da produção chinesa de chumbo. A cidade conta com160 mil habitantes e está entre as oito áreas mais poluídas do país, de acordo com o governo da China. As concentrações de chumbo no ar e no solo estão entre 8,5 a 10 vezes acima dos padrões de saúde Vapi, Índia – Essa cidade no final do cinturão industrial do país, no estado de Gujarat, abriga o resíduo industrial de mais de mil fábricas, incluindo petroquímicas e indústrias de pesticidas armacêuticos, entre outros químicos. “As empresas tratam a água que utilizam e conseguem tirar a maior parte da sujeira, mas não há onde colocar essa sujeira, que continua sendo jogada fora sem tratamento,” diz Hanrahan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */