/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, agosto 11, 2011

ARQUIVO ESPECIAL

ASTERÓIDE PODE AMEAÇAR A TERRA
Em 2036, ele pode aproximar-se muito do nosso PlanetaA Organização das Nações Unidas (ONU) deve assumir a responsabilidade por uma missão espacial para desviá-lo. A afirmação é de um grupo de astronautas, cientistas e engenheiros. Astrônomos estão monitorando um asteróide chamado Apophis, que tem uma chance em 45 mil de atingir a Terra no dia 13 de abril de 2036.---Basta olharmos o grande número de crateras que encontramos na superfície da Terra, algumas delas com quilômetros de diâmetro, oriundas de colisões de asteróides e cometas com nosso planeta, para reconhecermos a possibilidade de catástrofes provenientes de tais colisões.
A extinção dos dinossauros, por exemplo, é creditada á colisão com a Terra de um asteróide de aproximadamente 10 km de diâmetro. Esse asteróide haveria caído na região do golfo do México a 65 milhões de anos e em sua queda levantou uma nuvem de poeira tão grande que se espalhou por toda a atmosfera e ficou suspensa durante séculos, mudando o clima do planeta e diminuindo sensivelmente a vegetação existente, levando gradativamente os dinossauros à extinção. Em 1908 um asteróide de aproximadamente 50 metros de diâmetro haveria "explodido" no ar sobre o rio Tunguska, na Sibéria, devastando mais de 2.000 quilômetros quadrados de densa floresta.

Nasa adverte: faltam verbas contra asteróides perigosos: ---Um relatório divulgado pela Nasa informa que a agência não tem verbas suficientes para detectar os asteróides que poderiam representar perigo para a Terra. O custo seria de US$ 1 bilhão para localizar, até 2020, pelo menos 90% dos 20 mil asteróides e cometas que ameaçam o planeta. Segundo a Nasa, há todas condições técnicas para realizar este trabalho. "Sabemos o que fazer. Só não temos o dinheiro", disse o diretor do Centro de Pesquisa da Nasa, Simon Worden. Os asteróides perigosos são os maiores de 140 m de diâmetro, pois, mesmo que não atinjam a Terra, as ondas de choque no momento da sua desintegração na atmosfera poderiam devastar um pequeno país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */