/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, agosto 10, 2011

FAZENDO COMPARAÇÕES.

CATARATAS DO IGUAÇU EM TRÊS TEMPOS Uma expressão comum quando o nosso oftalmoloista está ajustando o grau de nossas lentes. Vamos usar essas pergunas ao compararmos as três lâminas de água para você escolher a que se ajusta mais ao seu gosto. Falar dos encantos das mais belas cataratas do mundo, seja do solo com suas águas tocando nosso corpo, ou para quem as contempla de um passeio de helicóptero, no seu mais amplo cenário, fica desenecessário o uso de qualquer adjetivo. Enquanto persistirem as disputas pela hegemonia continental, como quem é melhor no velho futebol, achamos uma ironía da natureza. Via de regra, os acidentes geográficos servem para separar países, no caso de Iguaçu, ao contrário: eles serviram para unir para sempre Brasileiros e Los Hermanos. Nesse episódio, ambos tem motivo de sobra de se orgulharem de contar em seus territórios com uma das sete maravilhas do mundo, conhecida em todo Planeta. Como diz o oculista ajustando a nossa lente: "Tá bom assim...?" Nesta foto as cataratas se apresentam semi-nuas sem os encantos produzidos pelas águas do Rio Iguaçu. Em 1997 foi registrada a maior baixa das águas, e seu volume caiu em 1/5 de suas marcas habituais registrado um volume de água de apenas 310 metros cúbicos por segundo. Em dias normais, no auge de seus encantos são registrados 1500 metros cúbicos por segundo.

"OU ASSIM...?" Ao longo do ano ela se mantém quase que permanentemente oferecendo este lindo visual. É assim que ela aparecem na maioria das fotos, filmagens e postais com um volume de água que se mantém em média em torno de 1500 metros cúbicos por segundo.
"OU ESTA AQUI...?" Este é o seu raro visual que raramente acontece. Coincidentemente, a última cheia aconteceu no começo deste mês de agosto, quando suas águas desde a montante do rio , ao serem assoladas por fortes chuvas, acabaram multiplicando o seu volume, em cerca de 10 vezes o seu volume normal. Imagine que espetáculo gigantesco! Do seu padrão normal em torno de 1500m passou para algo em torno de 15000 metros cúbicos por segundo. E então já fez a sua escolha?: "A primeira...?", " A do meio...?" "Ou esta última...?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */