/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, setembro 09, 2011

ARQUIVO ESPECIAL (Rota de Colisão)

AVIÕES ATINGEM SÍMBOLOS DE NOVA YORKEm 1931, foi inaugurado em Nova York o Empire State Building (foto) com 102 andarese 443 metros de altura, era o mais alto edifício da cidade e do mundo, e iria manter essa posição por 41 anos, até a inauguração da Torre Norte do World Trade Center em 1972.
Uma tragédia, no entanto, abalou o Empire State Building, no final da Segunda Guerra Mundial.
Em uma manhã de julho de 1945, o Tenente-Coronel William Smith, do Exército dos Estados Unidos, pilotava um bombardeiro North American B-25 Mitchell, (foto semelhante), acima da cidade de Nova York, e tinha como destino o aeroporto de Newark, do outro lado do Rio Hudson. Ao passar acima do aeroporto de LaGuardia, pediu um relatório meteorológico. Devido à visibilidade ruim, a torre sugeriu ao piloto que aterrizasse ali mesmo, mas Smith solicitou e recebeu permissão para continuar até Newark. A última transmissão da torre de LaGuardia ao avião soou quase como um pressentimento: “De onde estou sentado, eu não consigo ver a parte de cima do "Empire State Building".

Ao visualizar a enorme silhueta do edifício a frente, desesperou-se, empurrou as manetes para frente e puxou o manche para trás, para ganhar altura. Infelizmente, era tarde demais. Às 9 horas e 49 minutos daquela manhã, o bombardeiro B-25, de 10 toneladas, despedaçou-se na face norte do Empire State. O avião entrou direto no 79º andar, onde ficavam os escritórios do National Catholic Welfare Council, abrindo um enorme buraco de 5,5 por 6 metros entre os 78º e o 80º andares. A gasolina de alta octanagem do avião explodiu, e chamas invadiram a fachada do edifício.
Embora fosse sábado, havia muita gente trabalhando no edifício. Catherine O'Connor, descreveu o choque da aeronave nos escritórios onde trabalhava. "Durante uns cinco segundos eu fui sacudida, tentei me equilibrar e me manter em pé. Quase todo o escritório foi consumido instantaneamente pelas chamas. Um colega de trabalho, Joe Fontain, estava dentro do fogo. Eu o chamei: Ele saiu das chamas"., mas acabou morrendo.
Um dos motores e o trem de pouso do B-25 vararam o 79º andar, da fachada sul para cair do outro lado do prédio, atingindo um edifício de 12 andares na Rua 33.
O acidente matou 14 pessoas ao todo, sendo 11 trabalhadores do escritório e três tripulantes do B-25. 26 outras pessoas ficaram feridas. A iestrutura do Empire State Building não foi afetada.
Em 1972, o Empire State Building perdeu o posto de edificio mais alto de Nova York, mas 28 anos depois, em 11 de setembro de 2001, com dois aviões atingindo as duas torres do World Trade Center, o Empire State voltou a ser o prédio mais alto de Nova York. (foto do momento dessa reviravolta).Todavia, o edificio logo será superado pela torre do novo World Trade Center, que está sendo construída quase no mesmo local onde se erguiam as torres gêmeas. 36 andares, dos 106 projetados, já foram construídos, e a inauguração está prevista para 2013.

A PARTIR DE AMANHÃ, TRÊS BLOGS TENTARÃO CONTAR, OS 1O ANOS DO 11 DE SETEMBRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */