/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 28, 2011

MAR: UM DESAFIO

O MAIOR MEGULHO DA HISTÓRIA E O NOVO DESAFIO

A ilustração proporcional (ao lado), mostra o contraste entre a montanha mais alta do planeta, e o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, (Oceano Pacífico), com 11.500 metros de profundidade, Assim, entre o ponto mais alto e o mais profundo há uma distância de 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para ficar equivalente a fossa das Ilhas Marianas, uma espécie de vale submarino, cuja a parte mais profunda, equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. As Fossas das Ilhas Marianas, estão localizadas no Oceano Pacífico, na fronteira convergente entre as placas plactônicas do Pacífico e das Filipinas. Geológicamente, a fossa das Marianas é a convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. A depressão Challenger é o ambiente mais extremo da Terra. A pressão da água é de inimagináveis 11 mil toneladas por m² ou 1.100 vezes a pressão atmosférica. Para se ter uma idéia do que isso representa, submarinos militares só conseguem descer no máximo a 300 metros, e o gás de cozinha (GLP) de um botijão doméstico está sob uma pressão de “apenas” 150 toneladas por m² ou 15 vezes a pressão atmosférica. Além disso, a região da fossa das Marianas é suscetível a terremotos submarinos, e a temperatura da água é de poucos graus acima de zero. Fendas lançam lavas vulcânicas e fontes hidro-termais lançam jatos de água que alcançam a temperatura de centenas de graus, sob uma escuridão total. Somente uma máquina conseguiria levar um ser humano a depressão Challenger e trazê-lo com vida.

A HISTÓRIA DO SUBMARINO TRIESTE

Em janeiro de 1960, Jacques Piccard, oceanográfico suiço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana, ousaram chegar aonde nenhum homem havia chegado. E assim a bordo do submergível Trieste (foto), realizaram a histórica descida, que levou cerca de 5 horas e a volta pouco mais de 3 horas. As Características do submersível Trieste: Ele possui uma esfera de aço de 13 toneladas, com 1.9 metro de diâmetro interno, 2.027 metros de diâmetro externo e 12.7 cm (5 polegadas) de espessura, com capacidade para 2 tripulantes. Foi usada a liga de aço mais resistente do mundo, a HY-100. A janela, de formato cônico, é feita de um acrílico especial mais resistente que o quartzo fundido, com diâmetro interno de 6 cm, externo de 40 cm e espessura de 15.24 cm (6 polegadas). A força total exercida sobre a esfera de aço a 11 mil metros de profundidade é de indescritíveis 140 mil toneladas, 40% a mais do que o peso de um porta-aviões classe Nimitz.
DEPOIS DE MEIO SÉCULO O HOMEM QUER VOLTAR AO FUNDO DO MAR Decorridos mais de meio século do grande feito que vimos acima, a mídia tem ressaltado que as profundezas nunca vistas do oceano é mais nova iniciativa do bilionário britânico Richard Branson, da Virgin, o mesmo que está desenvolvendo já em fase avançada um aparelho para levar turistas ao espaço.O novo projeto é construído de titânio e fibra de carbono, e apta a suportar a pressão a mais de 8.600 metros de profundidade. A cápsula transparente, é capaz de levar apenas um tripulante. É feita de um único corte de quartzo, já que o vidro não resistiria à pressão do fundo do oceano. MasBranson afirma que criar um submarino como esse (nesta foto ilustrativa), é mais difícil que construir uma nave espacial, por causa do ineditismo da iniciativa. O submarino tem finalidade primordialmente científica. Terá câmeras para filmar o fundo do mar e pás para colher amostras marítimas. O primeiro mergulho de teste pode ser realizado ainda neste ano. (BBC)

segunda-feira, abril 25, 2011

A DESTRUIÇÃO:

LAGO VITÓRIA

O segundo maior lago do mundo, sofre graves variações por causa da poluição
O Lago Vitória é o segundo lago do mundo, e faz parte da cadeia de Grandes Lagos Africanos, localiza-se num planalto elevado na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África oriental, e suas águas ocupam a administração territorial de três países: Tanzânia, Uganda e Quênia. É predominante o uso de línguas africanas ao redor do lago.Com 68.870 km² de área (quase a mesma da Irlanda), é o maior lago tropical no mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área. Relativamente raso, razão pela qual, é o sétimo maior lago de água, com um volume de 2.760 quilômetros cúbicos de água. É uma das nascentes do Rio Nilo, o Nilo Branco. Existem mais de 3.000 ilhas no seu interior, muitas das quais habitadas, entre as quais, as Ilhas de Ssese em Uganda, um grupo grande de ilhas no noroeste do lago, e se tornando um destino popular para turistas. ECOLOGIA E IMPACTO SOCIAL - O crescimento populacional ao redor do Lago Vitoria, tem um papel vital no apoio apoio de milhões de pessoas que vivem ao seu redor, numa das regiões mais densamente povoadas da Terra, a África oriental. Também o seu ecossistema está extremamente doente. Durante os anos cinqüenta, um peixe chamado Perca do Nilo (Lates niloticus), um voraz predador, foi introduzido no lago, numa tentativa de melhorar o rendimento da pesca, mas acabou devastando o ecossistema local, dizimando mais de 200 espécies nativas. Mais tarde, os bons lucros iniciais com as capturas da Perca do Nilo diminuíram dramaticamente. Atualmente, a Perca do Nilo está sendo retirada, e é sabido que algumas das espécies nativas aumentaram novamente. Outro problema do eco-problema, também está obtendo um resultado satisfatório, depois de muita luta contra o aumento enorme do Jacinto de água (Eichhornia crassipes), nativa da América tropical, que formou um tapete espesso, causando dificuldades para o transporte e a pesca. Em 1995, 90% do litoral de Uganda foi coberto pela planta, mas conseguiram também, conseguiram alcançar bons resultados na resolução deste problema, ao introdusirem um inseto que apenas se alimenta dessa planta, que tem o nome científico de Neochetina eichhorniae. Um outro problema, este de dificil solução, refere-se a variação no nível do Lago Victoria. A perda de oxigênio no lago por causa da poluição tornou a água turva e conseqüentemente houve o aumento de hibridações entre os Haplocromídeos do lago. Enfim, é o o mundo pedindo socorro nos seus mais diversos pontos e circustâncias. Fotos: (1) - A sua imensidão na foto feita do espaço; (2) - Pescadores na jornada diária pela sobrevivência; (3) Observe no mapa -(à esq.) a extensão do Lago Vitória, espraiando-se por três países africanos: Tanzânia, Uganda e Quênia.

terça-feira, abril 19, 2011

BRASÍLIA 51 ANOS

"Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã o do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino" [ Juscelino Kubitschek de Oliveira ] ---21 de abril de 1960---
Apesar dos pesares, devemos nos orgulhar de Brasília, a nossa capital federal, desde 21 de abril de 1960, Brasília quando foi inaugurada oficialmente, Brasília tornou-se uma cidade fora dos padrões normais. Construída, a partir do nada, mas estrategicamente planejada, Brasília é uma cidade mística por natureza. Não é atoa que milhares de turistas a visitam para conhecer sua originalidade, desvendar seus segredos e ver de perto seus cartões postais.
O famoso Plano Piloto, projeto de Burle Marx e Lúcio Costa (é precisamente um imenso avião). Brasília, é procurada diáriamente por imigrantes na luta por uma vida melhor, talvez seja por isso que ela cognominada de a "Capital da Esperança"! Além do seu traçado urbanístico, há vários pontos que merecem sua visita. Da torre de TV, no coração da cidade, descortina-se por inteira toda a cidade. Brasília conta com um belíssimo lago artificial, o Paranoá, quase dentro da cidade, modernas superquadras e lindos Palácios como o do Planalto, do Itamarati, culminando com o majestoso Palácio da Alvorada.
Todo o planejamento feito para a construção da cidade, garantiu a ela grandes obras que compõem a sua arquitetura singular. A famosa Esplanada dos Ministérios foi uma idéia privilegiada ao se conectar com o nosso Congresso Nacional, paisagem cotidiana na vida do seu povo. As visitas obrigatórias não param por aí. O estilo da Catedral encanta a todos que a visitam. O Memorial JK guarda parte da história do país da cidade e de seu fundador. No ano passado foram inaugurados o Museu Nacional da República e a Biblioteca Nacional de Brasília, que trouxeram mais exuberância a capital. A Praça dos Três Poderes, o Teatro Nacional, o Catetinho (casa onde morou Juscelino Kubitschek durante a construção da cidade), o Parque da cidade, o Panteão da Pátria, o Itamaraty, dentre outros, fazem da capital federal brasileira um belo ponto turístico, pena que poucas vezes ouvimos seu nome dissociado de tantos escandalos. Depois de amanã, nossa Belacap ficará mais velha, mas sua arquitetura e natureza a tornarão eternamente jovem: PARABÉNS BRASÍLIA PELOS SEUS 51 ANOS

segunda-feira, abril 18, 2011

CONTROVÉRSIAS DO DESCOBRIMENTO

REVIVENDO A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Esta semana, na próxima sexta-feira dia 22, o Brasil está comemorando os 511 anos da sua controvertida descoberta, ocorrida em 1500. (Curiosamente seis anos antes em 1494), Portugal e Espanha já haviam assinado um acordo, chamado de Tratado de Tordesilhas, que dividia o mundo a partir de um meridiano 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Essa linha passa na altura das atuais cidades de Belém (PA) e Laguna (SC). Portugal ficou com as terras a leste e a Espanha, com as terras a oeste. Dessa forma, os dois países estabelecem os limites dos territórios descobertos durante a expansão marítima.

Fotos: (1)- A Torre de Belém em Lisboa, nas margens do rio Tejo, foi construida em 1515, para homenagear heróis navegantes portugueses que se aventuravam a enfrentar mares bravios, com recursos da época. Hoje ela é patrimômio da humanidade. Daqui partiram, as 13 caravelas comandadas por Cabral, que no dia 22 de abril chegaram a Porto Segurno na Bahia (2a. foto) (Na 3a. foto) O caminho feito pela expedição sob o comando de Pedro Alvares Cabral.
Em 1500, duas expedições espanholas passam pelo Nordeste brasileiro a caminho da AméricaCentral. Não há confirmação de que tenham aportado no território. A primeira, chefiada por Vicente Yañez Pinzón, aproxima-se do Ceará em janeiro; a segunda, chefiada por Diego de Lepe, cruza o litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco no mês seguinte. Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegam ao litoral sul da Bahia em 22 de abril. É o descobrimento do Brasil (foto abaixo). O desembarque acontece no dia seguinte, e, em 26 de abril, é celebrada a primeira missa no território encontrado. Até hoje não foram encontrados documentos que permitam saber, com certeza, se a descoberta foi intencional ou acidental. Mas Portugal sabia da existência de terras a oeste desde a chegada de Colombo à América e já havia garantido parte delas pelo Tratado de Tordesilhas. E seus navegadores conheciam bem as correntes marítimas do Atlântico Sul. Com a chegada de Cabral, o país toma posse oficialmente das novas terras. Nota do Blog: O que acabamos de ler só confirma, a nossa incerteza sobre a versão oficial do descobrimento do Brasil. Mas esse assunto fica para os historiadores resolverem...

sábado, abril 16, 2011

--FS--"Arquivos de um Repórter"

NA BOLIVIA AS ESTRADAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO! (1a. parte) Esta é La Paz, a capital da Bolívia, a mais alta capital do mundo: 3.600 metros, altitude reclamada pelos clubes nas disputa pela "Libertadores de América". Na verdade, mesmo sendo o país mais pobre do nosso continente, a Bolívia registra baixo índice de criminalidade. A sua topografia é uma das mais irregulares do mundo. Sua população está estimada em 10 milhões de habitantes. Apesar das dificuldades, a Bolívia é um país privilegiado pela sua potencialidade turística, como picos nevados da Cordilheira dos Andes, as inúmeras e fascinantes lagunas e o Titicaca, considerado o lago navegável mais alto do mundo! Por conta de sua topografia irregular que ocupa grande parte de seu território, como os Andes, que atravessam o seu continente de ponta-a-ponta, chegando a alcançar na parte mais larga 650 km. Esta é uma das razões que inclui muitas de suas estradas entre as mais perigosas do mundo. como veremos a seguir.

As estradas que ligam os cumes andinos ao trópico no norte de La Paz, são lavradas na rocha, estreitas e sinuosas com centenas de curvas fechadas e cotovelos à beira de precipícios (como oda foto). As "estradas da morte" ecomo são chamadas são consideradas as mais perigosas do mundo. A descida de proximadamente 4 km de desnível, é feita pela esquerda para que os caminhões carregados de frutas ou madeira subam junto à rocha ficando mais afastados dos precipícios. Em certos trechos, o motorista tem de retroceder até encontrar espaço suficiente para permitir a passagem de um veículo que viaja em sentido contrário. Nos locais altos, é comum a visibilidade ser prejudicada pela densa neblina, que não pemite se enxergar além de um metro. As "estradas da morte"são rejeitadas e causam preocupação e irritação aos milhares de habitantes de Los Yungas, norte e sul, ou mais ao norte, em Caranavi, Tipuani, Palos Blancos, que apesar dos riscos oferecem paisagens deslumbrantes. (continua a seguir)

--FS--(continuação)

Estradas da Bolívia (continuação)

As autoridades bolivianas, porém, admitem que essas estradas, especialmente as para Los Yungas estão entre as três mais perigosas das 20 principais vias da Bolívia, não só por sua topografia como pela imprudência dos motoristas, especialmente os do serviço público, que não respeitam as normas, costumam estar bêbados ou não submetem seu veículos à revisão técnica. O plano estratégico do Serviço Nacional de Estradas indica que "um dos maiores problemas sociais é o alto índice de acidentes nas estradas, que, deixam uma média anual de quase mil mortos e mais de 6 mil feridos". Um relatório feito pela divisão de acidentes de trânsito da polícia e pela Organização Panamericana de Saúde diz que entre 1.999-2.003 foram registrados ao todo cerca de 100 mil acidentes.

Nas fotos abaixo, o novo trecho Cotapata-Santa Bárbara, em construção há cerca de 17 anos, para aliviar o tráfego da estrada velha que apresentamos na 1a. parte deste blog. Este trecho segundo um jornal Boliviano, tem sido aberto ao público provisoriamente. As fotos desta pagina são raras, e contrariam as leis da física. Algumas se assemelham a colméias de abelhas.












Em resumo: Todas as fotos, mas especialmente esta última, ultrapassam o que se pode chamar de surrealismo. Colaboraram nesta matéria, Lincoln Kirsten e Maria Alice, que estiveram no Consulado Boliviano em São Paulo, para a obtenção das estatísticas contidas nesta matéria, apesar de defasadas.

sexta-feira, abril 15, 2011

BLOGTUR

BELIZE é só BELEZA Fotos: (1) - Ilha Hurricane Splite; (2) - O incrível Blue Hole e (3) - Uma praia típica em BelmopánBelize, também conhecido como Belice, é um pequeno país da América Central, situado a Sul do México, que faz igualmente fronteira com a Guatemala e com o Mar das Caraíbas. Pertence à Commonwealth e a sua população é de quase 400000 pessoas. Vive sob uma Democracia Parlamentar e a sua moeda é o dolar.A capital de Belize é Belmopán, mas a sua cidade mais povoada é Ciudad de Belice, que tem 15.000 habitantes. A extensão deste pequeno país do Caribe é de 23.000 quilómetros quadrados e tem mais de de 300 km de costa. Foi uma colônia britânica até 1981, quando conseguiu a sua independência. No Mar das Caraíbas, a ilha mais próxima deste país é Honduras, sendo, ambos, divididos por cerca de 70 km do Mar das Caraíbas, pelo chamado Golfo de Honduras. Das suas línguas, devemos destacar duas, a língua oficial, o inglês, e a língua maioritária, o espanhol. Da sua geografia, vários aspectos devem ser salientados: Em primeiro lugar que é um país maioritariamente plano, o seu rio principal é o Belice, que cruza todo o país e a sua maior elevação é o pico Victoria, que alcança os 1.200 metros de altitude. Merece ser citado que pertencem a Belize os mais vastos recifes de coral do Mar das Caraíbas, pelo que os seus fundos são um autêntico paraíso para os amantes do mergulho. O clima de Belice é tropical, e em determinadas épocas do ano, o risco de furacões e tempestades tropicais é muito grande. No que se refere à economia do país, atualmente o turismo é a sua principal fonte de receitas, embora as atividades como a agricultura e a pesca também exercem uma importante quantidade de divisas para o Produto Interior Bruto do país. O turismo cultural é também importante, pois conta com ruínas e vestígios arqueológicos de origem Maia. Com relação a infra-estrutura turistica, deve se destacar o Cayo Ambergris, o destino mais procurado do país, dotado de importantes infra-estruturas turísticas com grandes hotéis, apartamentos e vivendas luxuosas, que podem alojar com bastante conforto quem desejar passar suas férias contemplando estas belezas de Belize.

terça-feira, abril 12, 2011

ETANOL INOVA NA AVIAÇÃO

Avião movido a Etanol é destaque em Feira que começa hoje. A aeronave Ipanema, da Embraer, é fabricada há 40 anos e é líder no mercado de aviação agrícola no Brasil. A Embraer exibirá a aeronave Ipanema movida a etanol durante a décima edição da "Tecnoshow Comigo", feira que estará sendo realizada de hoje, até sábado (16) no município de Rio Verde, em Goiás. De accordo com a Ebraer, o Ipanema é produzido há 40 anos e é líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação. É a primeira aeronave produzida em série no mundo certificada para voar com etanol. A versão da aeronave movida a etanol começou a ser produzida em 2005 e hoje representa aproximadamente 25% da frota em operação. A feira será realizada no Centro-Oeste, uma das regiões de maior importância para a produção agrícola brasileira, contribuindo significativamente com as exportações de culturas como a soja. É também um dos pólos da produção de arroz, milho, algodão, sorgo, feijão e girassol. A "Tecnoshow Comigo" é realizada desde 2002. Segundo os organizadores, a última edição contou com a participação de 350 expositores, gerando R$ 210 milhões em negócios.

sábado, abril 09, 2011

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"

FOTOPOTOCA - Ao longo desta semana, nosso blog que mantém uma linha editorial um pouco austera, vai procurar apresentar uma seqüência mais descontraída, incluindo assuntos menos comuns, porém curiosos e um pouco saracásticos: A FOTOPOTOCA, há alguns anos, era muito praticada pelos principais publicacações do Brasil. Quando eu estava iniciando carreira, ainda alcancei um pouco dessa fase, e para revivê-la criei o AEROPOTOCA. Com evolução tecnológica surgiu a tal IMAGEM VIRTUAL. (1) - Agiota falando com ele mesmo: "É seo papa, num dianta rezá missa escondido atrás dos anjinhos. Salim acha senhor em quarque lugar. Tenho procurado muito senhor, para cobrar letra de embréstimo qui Salim lhe feiz, i qui venceu nu mês passado. Salim é bom agiota, nunca berde viage. Ele acha devedor com baciência. Senhor bode fazê reza sussegado. Salim, bé bom agiota e nunca perde dinhero. Espero qui senhor arrecada bastante rico dinerinho de fiéis,´para depois do missa bagar Salim. Salim espera senhor rezá missa. É bom senhor falar com Deus que hoje senhor acerta com Salim, semana qui vem acerta com ele. Ele bode esperà. Salim não bode mais"

















(2) Co-piloto: "Cara, pelo amor de Deus extersa toda essa direção prá esquerda. Eu não quero morrer". Piloto: "Viu só a minha categoria seu ca..." Co-piloto: É mais se o homem não estivesse atento..."











































3) Falso astrônomo, Desconfiado das atitudes suspeitas da esposa. ele passa a observá-la do mais do mais usado observatório do Mundo: O buraco da fechadura. O únco que não tem mal tempo, mas as vezes tem uma toalha pra atrapalhar."

(4) Sonho de brasileiro ao ver esta foto: "Pô! São Pedro. Vê se da próxima vez você aumenta a amperagem e capricha mais na pontaria". Já te falei que o alvo são os dois pratos, cara". " Já estamos pensando que até o céu tá metido nessas maracutaias!

quinta-feira, abril 07, 2011

ESCULTURAS DA NATUREZA

IMAGENS QUE FALAM POR SI

Não é exagero atribuir-se às Torres del Paine (Chile) a qualificação de Esculturas da Natureza. Na hora do crepúsculo (fotos), não há como não se emocionar diante de verdadeiros altares.

No fim dos Andes fica um paraíso de montanhas, lagos e glaciares, povoado de criaturas extraordinárias. Uma espécie de Arca de Noé, encalhada nas águas frias do extremo sul do Chile. A última fronteira, para quem procura a natureza no seu estado mais puro. Uma Viagem ao Parque Nacional Torres del Paine, na Patagónia chilena. Que lugar lindo !

Na pontinha de baixo da Cordilheira dos Andes, no Chile, a natureza construiu torres de pedra ponti-aguadas, que brotam do chão e parecem querer alcançar o céu. As Torres del Paine chegam a 3 mil metros de altura, tão altas quanto um prédio de mil andares. Elas ficam numa região quase desertas, onde o frio é tanto que cobre de neve as montanhas e o lago. Tribos de índios Mapuche ali e deram nome às tores: Paine, que quer dizer: "azul-claro" INFORMAÇÕES ÚTEIS: No Parque Nacional Torres del Paine, fica na 12a. região do Chile, entre o maciço da Cordilheira dos Andes e a planície da Patagônia, na província de Ultima Esperança. O parque Nacional Torres del Paine, fica aberto durante todo o ano e é administrado pelo CONAF: www.conaf.cl. As portarias de acesso distam 115 kms de Porto Natales. As portarias de Sarmiento e Laguna Amarga ficam abertas das 8h30 às 20h30 durnate todo o ano

quarta-feira, abril 06, 2011

A TERRA PEDE SOCORRO!


DEGELO NA ANTÁRTIDA AUMENTOU 75% EM UMA DÉCADA Quatro fotos comparativas falam mais que mil palavras (Dos nossos colaboradores: Roberto Jr e Bruno Kirsten, nos EUA) (Washington) - O degelo na Antártida aumentou 75% nos últimos 10 anos e é quase tão grande como o observado na Groenlândia, reitera um estudo recente, realizado por cientistas da Nasa. Também, os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) e da Universidade da Califórnia detectaram um aumento da perda de gelo cuja magnitude foi suficiente para aumentar o nível dos oceanos em 0,3 milímetro por ano, em 1996, para 0,5 milímetro atual. Segundo Eric Rignot, cientista do JPL, a perda de gelo se concentrou na região de Pine Sland, na Antártida Ociental, e no extremo norte da Península Antártica. Esses degelos foram causados por uma acefluxo das geleiras em direção ao mar. cujo avanço mais rápido das massas de gelo se deve ao aumento das temperaturas marinhas. As mudanças no fluxo das geleiras está provocando um grande impacto, embora não dominante no equilíbrio da massa de gelo antártico. As conclusões do estudo foram extraídas de dados fornecidos durante 15 anos pelos satélites da Nasa, da Europa, do Canadá e do Japão. Segundo Rignot, a maior contribuição da Antártida ao aumento do nível do mar indica a necessidade de uma observação mais próxima do fenômeno. "Estes novos resultados ilustram a vital importância de continuar observando a Antártida para determinar a forma como esta tendência seguirá", assinalou. O cientista indicou que ainda se sabe muito pouco sobre a futura contribuição da Antártida a esses níveis. "As plataformas de gelo estão respondendo mais rápido ao aquecimento climático do que o esperado", indicou. Além do JPL e da Universidade da Califórnia, participaram da pesquisa o Centro de Estudos Científicos de Valdivia (Chile), a Universidade de Bristol (Reino Unido), o Instituto de Pesquisa Marítima e Atmosférica da Universidade de Utrecht, o Instituto Meteorológico Real (Países Baixos) e a Universidade do Missouri (Estados Unidos).

sábado, abril 02, 2011

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"


Llanfairpwllgyllgogerychwyrndrobwllllantysilio gogogochi

Esperando o trem na estação de...(É facil é so olhar na parede)

Você pode pensanr que o teclado do meu computador disparou, mas não foi! Esta palavra ou (palavrão) que você acabou de ler é o nome mais comprido de uma cidade em todo o mundo. Ela pertence ao Reino Unido e conta com 58 letras em seu nome (51 no alfabeto galês, em que -LL- e -CH- contam como letras únicas). Esta cidade está localizada na Ilha Anglesey, no País de Galles. Se você um dia desejar conhecê-la é bom começar a decorar seu nome para facilitar na hora de comprar a passagem. Esse nome (ou palavrão), é de origem galesa, mas que em inglês o seu significado fica mais fácil de se decorar: St Mary´s church in the hollow of the white hazel near a rapid whiripool and the church of St St Tysillio of the red cave. Vamos facilitar mais um pouco traduzindo o significado do nome DELA o português: Igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da igreja de São Tsílio da gruta vermelha. Não ficou mais fácil? Mas se você quer simplicar mais ainda o nome vai anotando ai: Nos mapas, ela é citada como Llanfair Pwliwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Lianfairpwligwynggyll, ou tão somente Llanfair. Pronto está é uma das poucas curiosidades deste MUNDO INSÓLITO que você não vai poder contar inteiramente aos seus amigos, a menos que consiga gurdar esse nominhoDestaque de LlanfairPwllgwyngyll : o centro comercial da cidade
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */