/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, junho 18, 2012

FOTOS CONTAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL

MAGENS ETERNIZADAS PELOS FOTÓGRAFOS ESPORTIVOS
FOTO RARÍSSIMA
Bem antes dos recursos tecnológicos que temos hoje, devemos muito aos profissionais da fotografia, imagens que nos trazem até o presente, momentos eternizados na história do esporte das multidões. (Como a foto acima), que mostra a final do 1º Mundial, realizado no Uruguai, e o exato momento em que o Uruguai marcava o seu 4º gol, consolidando a sua grande conquista, contra a Argentina. placar final : Uruguai, 4 x Argentina, 2.
HOMENAGEM AOS VELHOS FOTOGRAFOS

Já morando na cidade de Amparo-SP, aproveitei as facilidades e fui assistir ao jogo treino do Santos. contra o Atlético local, Foi quando me lembrei das tirinhas que acompanahvam o gol desde o chute até chegada da bola ao fundo das redes. Era mais ou menos como tento mostrar nestas três fotos sequênciais. Era um tipo de "TV" utilizado pela maioria dos jornais às segundas-feiras. A gente mechia a cabeça acompanando a bola como se ela se movimentasse desde o início do chute até chegar ao fundo das redes. Veja um pequeno exemplo: (1)- Marcelinho bate a falta em favor do Santos e a bola aparece ovalada em direção ao gol... (2)- O goleiro do Amparo voa para o lado esquerdo... (3)-... e a bola caprichosamente bate no poste e já aparece no fundo do gol, do lado oposto.
O GOL QUE NÃO ACONTECEU E O QUE ENTRISTECEU A NAÇÃO!





Em 1966, eu estava estava na arquibancada do Estádio de Wembley, num local privilegiado, do outro lado desta fota, em condições de afirmar que esta bola não entrou. Mas foi validado pelo árbitro, e assim salvando a Inglaterra ao empatar o jogo e levar a decisão para a prorrogação, onde seu melhor preparo físico, a presença da Rainha na Tribuna de Honra, forças ocultas e como implementadores do "foot-ball" acabaram ganhando o seu primeiro e único titulo mundial. (Como pode ser visto nesta foto de rara precisão), a bola bateu no travessão, quicou no gramado, sem ultrapassar a linha fatal, e a zaga alemã em jogada normal afastou-a para o meio de campo.
Nas fotos (acima) duas situações curiosas: Na 1a., o "gol" que salvou a Inglaterra. Na 2a. o gol legítimo de Gigghia que deu o titulo de Campeão Mundial ao Uruguai ao derrotar o Brasil na Copa disputada no Brasil. Este gol silenciou 200 mil torcedores que estavam no Maracanã, bem como todo o povo brasileiro. num domingo fatídico: (16 de julho de 1950), e ficou conhecido como Maracanasso.
INÍCIO DE CARREIRA?
Tempos atuais: Meu neto Bruno Kirsten, de 14 anos, também colaborador do nosso blog, e fanático por fotografia, assistiu perto de sua casa, no Estádio de Dallas (TX), o Brasil perder para o México, sem ter chance de clicar um gol de Neymar. Mas acabou produzindo uma foto bem curiosa, como esta que dá a impressão de que a bola está passando acima do travessão e o goleiro Rafael como se estivesse acompanhando a sua trajetória. Ledo engano! Nesse exato momento a bola estava descaindo, depois bateu na trave direita da foto e foi morrer no fundo das redes da Seleção Brasileiura. Ainda no 1º tempo, o México marcaria mais um gol (este de penalti) e derrotou o Brasil por 2x0, na recente excursão do time de Mano.
A FOTO ESPORTIVA MAIS PREMIADA

Nenhuma fotografia até hoje exibiu com tanta dramaticidade uma tragédia futebolística como esta, que registra o momento exato em que Mirandinha, estava tendo a sua tíbia partida diante das lentes de DOMÍCIO PINHEIRO, neste choque com o zagueiro do América de São José do Rio Preto. Essa foto foi várias vezes premiada e Mirandinha infelizmente nunca mais se recuperou para a prática do futebol. Foto chocante, porém, de uma precisão incrível.

Um comentário:

  1. Vo, obrigado por mostrar a minha foto no seu blog e por dar o credito da mesma. Nao gostamos de ver o Brasil perder mas foi muito bom ver o Neymar de pertinho de onde estavamos.
    Bruno

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */