/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, outubro 31, 2012

Rocha da minha rocha                                                                             Artigos publicados pela revista ‘Science’ reforçam a hipótese de que a Lua se originou de um grande impacto da Terra com planeta primitivo.
Rocha da minha rocha
Resultados obtidos por equipes dos Estados Unidos parecem superar limitações e reforçar hipótese de que a Lua teria surgido após um choque entre a Terra e outro planeta primitivo, bilhões de anos atrás. (foto: Nasa)
Se hoje as esbeltas noites de luar inspiram artistas, poetas e enamorados, o surgimento de nosso satélite natural teve uma origem mais desengonçada: no balé dos astros de um sistema solar ainda em formação, a Lua teria nascido de uma enorme trombada cósmica de dois protoplanetas localizados na órbita, hoje ocupada pela Terra. Dois estudos publicados esta semana no site da Science reforçam essa teoria ao propor alterações importantes à limitada ‘hipótese do grande impacto’ e apresentam novos cenários para esse encontro astronômico.  Apesar de ser a mais aceita teoria sobre a origem de nosso satélite natural, a ‘hipótese do grande impacto’ sempre apresentou limitações importantes.
Há 4,5 bilhões de anos, nosso então jovem planeta era uma bola de rochas e lava incandescente em formação, em meio ao instável sistema solar daqueles tempos – onde certa confusão e choques entre planetas eram relativamente comuns-- Segundo a hipótese mais usual, um desses protoplanetas, com cerca de metade do tamanho da Terra, ocupava a mesma órbita terrestre em torno do Sol e acabou chocando-se contra a Terra. O impacto formou uma enorme nuvem de poeira e destroços ao seu redor, formada por pedaços arrancados do nosso próprio planeta e pelos restos do astro que colidiu com ele. Em cerca de apenas um ano, esse material teria se aglutinado para formar a Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */