/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, dezembro 06, 2012

CURIOSIDADES

Asiáticos usam cobra para prever terremotoServiço sismológico de Nanning, no sul do país, monitora comportamento de répteis em criatórios usando câmeras. Serpentes são sensíveis a ondas sísmicas e fogem do ninho até cinco dias antes de um abalo acontecer, afirma pesquisador local.Criatório de cobras no Vietnã. Répteis são vendidos a restaurantes e farmácias.
Enquanto a Ásia ainda se recupera dos últimos terremotos, cientistas chineses dizem que o monitoramento do comportamento de cobras é uma maneira de prever os terremotos dias antes que eles ocorram. "De todas as criaturas, talvez as cobras sejam as mais sensíveis a terremotos", disse Jiang Weisong, diretor do serviço sismológico de Nanning, na Região Autônoma de Guangxi, no sul do país. As serpentes são capazes de pressentir um terremoto de uma distância de 120 quilômetros, até cinco dias antes de o abalo acontecer. Elas respondem às ondas sísmicas se comportando de forma errática, disseram os chineses."Quando um abalo está para acontecer, as cobras saem do ninho, mesmo durante o inverno. Se for um terremoto grande, elas podem até bater a cabeça num muro tentando escapar", afirmou Weisong. O serviço sismológico de Nanning, uma cidade na qual os terremotos são freqüentes, desenvolveu um sistema de previsão que combina observação de cobras e alta tecnologia. Seus especialistas monitoram os répteis em criatórios locais usando câmeras de vídeo ligadas à internet, que funcionam 24 horas por dia. A China sofre terremotos com freqüência. A maioria atinge áreas rurais remotas, mas cidades grandes também são atingidas. Em 2008, a algumas regiões da China foram devastadas por um forte sismo forte, que matou milhares de pessoas. Pequim também foi afetada ameaçando a realização dos últimos Jogos Olímpicos.

Um comentário:

  1. Deixando a política de lado, temos muito que aprender com a cultura oriental, onde a experiência dos mais velhos é cultivada com respeito e admiração. Aqui toda pessoa idosa é tratada com desdém ou então chamada de forma pejorativa de "tio", por jovens que só conhecem a cultura dos jogos de computadores.
    Pobre Brasil!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */