/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 18, 2013

AINDA HÁ QUEM DUVIDE...E VOCÊ?

 CÉU ESCURO: Para alguns a ausência de estrelas sugere que a cena é de TV    túdio
O fim das viagens lunares trouxe um dilúvio de teorias conspiratorias para todos os gostos. Há os que afirmam que todo projeto Apollo foi uma conspiração urdida por maçons, que seriam os verdadeiros "cérebros no comando da Nasa" e estariam "ligados à vinda do anticristo". Já os ufologistas citam uma entrevista apócrifa supostamente dada por Neil Armstrong (na foto em solo lunar). Nela o astronauta afirmaria ter contatado alienígenas em sua viagem, e que esses teriam proibido a humanidade de colonizar a lua. A versão mias difundida diz que as transmisões das caminhadas na Lua foram na verdade um tipo  de "especial de TV", gravado para enganar a humanidade deliberadamente. 
A polêmica cresceu durante alguns anos. Em 2001, o canal Fox exibiu o documentário "Nós Realmente Fomos à Lua ?" O programa causou enorme polêmica. Em 2004 a Nasa anunciou a publicação de um livro para encerrar o assunto, James Olberg, veteranao consultor para assuntos espaciais, foi convidado para escrever a obra, mas o projeto foi cancelado. Mesmo assim é importante lembrar que qualquer tentativa de fraude teria que ser boa suficiente para convencer os russos em plena Guerra Fria. Um outro dado importante que 100 kg de pedras lunares foram trazidos pelos astronautas. E que há quase 40 anos são estudados por mais de 25 países. Detalhe: Até hoje nenhum deles contestou a auteticidade do material.
Quando eu estive na Nasa em 1996, vi de perto, parte desse material trazido do solo lunar.
E você de que lado fica?   
Por um problema técnico, a resposta  deste  QUIZ, deixou de ser apresentada ontem
QUIZ (Resp.) O céu é visto do mesmo jeito, com as mesmas constelações no mundo inteiro?
A posição das estrelas e constelações mudam de acordo com a hora e o local de observação. Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, o céu fica diferente conforme a distância de um lugar a outro. Na mesma data e no mesmo horário, por exemplo, o céu de São Paulo não é o mesmo visto em Brasília. Também existem constelações no hemisfério norte que nunca veremos no hemisfério sul, como a Ursa Menor e a estrela Polaris. Já as pessoas que estão no hemisfério norte não vêem o Cruzeiro do Sul.

(Perg. Resposta amanhã: “O que é a aurora boreal, onde e quando ela acontece?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */