/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 22, 2013

Astronomia

 
Água encontrada na Lua veio da Terra, revela a última pesquisa da Science. Saiba  como...
     Acesse: www.arquivosreporter.blogspot.com
Uma nova pesquisa realizada neste mês de maio indica que a água presente na Lua veio do impacto de um meteorito com a Terra, há 4,5 bilhões de anos. Ao analisar o hidrogênio de magma vulcânico encontrado no satélite, Alberto Saal e seus colegas descobriram que os isótopos são iguais aos encontrados na Terra, em condritos carbonáceos dos meteoritos mais antigos já registrados. Isto indica que o hidrogênio teria saído do nosso planeta, que, ao ser chocado por um meteorito, formou a Lua. O meteorito teria trazido a água para o Sistema Solar.
A teoria mais aceita para formação da Lua é que, enquanto a Terra ainda estava em formação, um grande objeto (aproximadamente do tamanho de Marte) atingiu o planeta, e o impacto lançou fragmentos de rocha no espaço -- o objeto se derreteu e se fundiu ao núcleo da Terra, já os fragmentos de rocha quentes se juntaram para formar a Lua. Agora, a água da Terra também parece ter ido para o satélite no passado, ao contrário do que se achava antes, que a água teria evaporado depois de tamanho impacto.
"A explicação mais simples para o que nós descobrimos é que havia água sobre a proto-Terra no momento do impacto gigante", disse Alberto Saal, geoquímico da Universidade de Brown e autor principal do estudo. "Alguma água sobreviveu ao impacto, e é isso que vemos na Lua."
Resposta da pergunta de ontem: "Como as ostras fabricam as pérolas?"
Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pérola do mundo, encontrada em abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas. Pergunta do dia: "Como funciona a "lanterna" do vaga-lume?" Resp.aman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */