/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 15, 2013

Os rumos do nosso Planeta

 Polos aquecidos 
Pesquisa avalia como as cadeias alimentares dos polos Norte e Sul respondem ao aquecimento global. Apesar de semelhantes, os ecossistemas do Oceano Ártico e da Antártida exibem comportamentos diferentes diante das mudanças climáticas.            
Principal hábitat de animais como o urso polar, o gelo do Oceano Ártico tem diminuído em função do aquecimento global. Ao afetar predadores, esse dano reflete em níveis mais baixos da cadeia alimentar. (foto). Desde 1950 a temperatura anual nos polos Norte e Sul aumenta 1,5° Celsius – três vezes mais do que no resto do planeta. Tal discrepância levou uma equipe de pesquisadores a avaliar o aquecimento global que  prejudica as relações alimentares entre predadores e presas que habitam o Oceano Ártico e a Antártida.                                                                                        O periódico Marine Ecology Progress Series, destacou na sua última edição que após cruzararem  os dados de 300 estudos prévios que descrevem as cadeias alimentares das dua regiões, os pesquisadores identificaram que ambas, têm uma quantidade maior de predadores do que de presas, tornando-se vulnerável a perturbações que afetam animais em níveis mais altos da cadeia alimentar – como ursos polares e baleias. “Já a Antártida, por ter mais presas do que predadores, exibe uma rede de cadeias alimentares mais resistente à cascata trófica. No entanto, ela está suscetível a perturbações que afetam as espécies com maior número de predadores, como o crustáceo Krill.que diminuiu 30 vezes nos últimos 50 anos. “A alta radiação ultravioleta causado pelo buraco da camada de ozônio, somada ao   aumento da temperatura são responsáveis  pelo derretimento do gelo marinho produzirem situação muito preocupante que só tende a aumentar. 
"O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?"
Resposta: O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta. Pergunta do dia: “Por que dizem que os marcianos são verdes, se Marte é conhecido como o Planeta Vermelho?” Veja amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */