/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, julho 11, 2013

A troca de habitat

SERPENTES DO ASFALTO
Desmatamento e mudanças climáticas levam ao aparecimento de cobras em centros urbanos.De uns tempos a esta parte, estão aumentando gradativamente as aparições de répteis em várias cidades brasileiras, já denominadas de serpentes do asfalto. Na primeira foto, a cascavel de porte médio encontrada dentro de um carro em Belo Horizonte (MG); na foto seguinte uma sucuri de quatro metros e meio, capturada no quintal de uma casa, em Porto Velho. Segundo informações da polícia, a cobra já tinha matado três galinhas na região, em seguida na (3a.foto) outro caso raro. A Polícia de Salvador (BA) encontrou uma sucuri de cerca de 3,5 metros, próxima a um importante shopping da capital baiana; e me Vitória (ES) foi achada num quintal, uma cobra de cerca de um metro e meio. Há ainda registro de aparições de animais peçonhentos em várias cidades, inclusive S.Paulo.De acordo com o coordenador de fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), João Moreira, a principal razão é o desmatamento, que destrói o habitat natural desses animais, que partem em busca de alimentos. "Eles preferem áreas vegetais e não arriscam ir para as cidades, mas com o aumento da urbanização, começam a aparecer principalmente nas periferias, que ficam no entorno das matas", avalia o biólogo Fausto Urbano, da Universidade de São Paulo (USP). Na tese de mestrado, Urbano verificou que entre agosto de 2003 e março de 2013, apareceram cerca de 2.700 destes animais em São Paulo.
As mudanças climáticas também fazem as cobras irem para os centros urbanos. Em Belém (PA), desde o início de 2008, foram capturadas 21 sucuris e sete jiboias, em função de chuvas intensas. "Esse fator interfere, principalmente, em cidades próximas de áreas rurais e florestais", indica Isabela Deise, analista ambiental do Instituto Chico Mendes.
 As cobras também podem chegar às cidades em caminhões vindos de regiões rurais, nas ferragens ou em cestas de verduras e frutas. A cascavel (já mencionada), que foi encontrada em Belo Horizonte, por exemplo, entrou no carro de um motorista, alojou-se por dentro do painel e quando o carro já estava na cidade despencou no colo do motorista que assustado quase causou um desastre. Felizmente ele não foi picado. "Ao identificar qualquer cobra, comunique polícia ambiental para que faça o resgate" recomenda Moreira. "Se a pessoa for picada, apenas soro antiofídico, aplicado em hospitais, funciona no tratamento", acrescenta Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */