/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, julho 09, 2013

Fragmentoos da Historia...

O SEGREDO DO VOO 2068(Fotos: 1- Avião C-47 da FAB semelhante ao 2068 que caiu na selva. 2- A foto conhecida em todo mundo de Che Guevara e 3- O local do acidente,na a Serra do Cachimbo, no estado do Pará)
40 anos antes da queda do Boeing da Gol, na mesma região, outro desastre aéreo comovia a nação com o drama do resgate dos poucos sobreviventes - todos militares - na selva. Só há´alguns anos se soube é que eles estavam em missão secreta para capturar Guevara.Em junho de 1967, enquanto o Brasil vivia sob a ditadura militar da direita, o guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara,fomentava a revolução socialista em algum pedaço ignorado do continente. Naquele mês, a base de apoio à navegação aérea de Cachimbo, Pará, foi invadida por cerca de 100 índios. Os oficiais e os funcionários, assustados, pensaram que aquilo poderia significar um ataque. Na tentativa de explicar a visita inesperada, a Força Aérea criou uma teoria conspiratória que desencadeou equívocos rocambolescos e uma das maiores tragédias da aviação brasileira na ocasião - ocorrida numa área próxima a Cachimbo onde o voo 1907 da Gol ao colidir, matou 154 pessoas. Se a presença dos índios era um ataque, o alvo deveria ser o regime militar. Assim, a mente por trás de tudo estaria a serviço do comunismo - eis porque o Che divide a frase de abertura deste parágrafo com os militares brasileiros.
Após avistar os índios, o comandante de outro avião que sobrevoava a pista deu um rasante, obrigando todos a sair em disparada.
O acidente - Ao ser avisado do problema enfrentado por essa outra aeronave, o quartel-general da 1ª Zona Aérea, em Belém do Pará, convocou uma tropa armada de 23 militares, além de um índio aculturado. O grupo tinha a missão de chegar ao local o mais rápido possível. Embarcou no avião C-47 2068, enviado às pressas, à noite e com um instrumento de orientação quebrado. Apesar do evidente perigo, o comando ordenou que o avião 2068 prosseguisse viagem à noite, no meio do nada e com o sistema de orientação comprometido. A nave acabou se perdendo sobre a floresta e caiu (foto). O saldo da foi a morte de 20 pessoas e cinco sobreviventes.

Um comentário:

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */