/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, agosto 12, 2013

Avanços aeronáuticos

 NASA anuncia testes com asa voadora X-48C
Avião-asa, ou asa voadora, decolando para seu 1º  voo de testes. (imagem NASA)          O AVIÃO SILENCIOSO 
A NASA  anunciou  ter realizado com sucesso o primeiro voo da asa voadora X-48C.

O novo modelo é uma versão modificada do X-48B, compondo a família das aeronaves conhecidas como Blended Wing Body, em que asa e fuselagem são integradas - daí o nome asa voadora, ou avião asa. O X-48C foi projetado pela Boeing e fabricado pela Cranfield Aerospace, no Reino Unido. O voo, com o avião pilotado por controle remoto, ocorreu na Base Edwards, no deserto de Monjave, na Califórnia.

"Estamos entusiasmados em voltar para o ar para começar a coletar dados nesta configuração de baixo ruído," disse Heather Maliska, gerente do projeto.

As principais mudanças do modelo C em relação ao modelo B, que realizou 92 voos entre 2007 e 2010, tiveram como objetivo inserir modificações no corpo do avião para torná-lo menos barulhento, tanto interna, quanto externamente.

Turbinas móveis. As modificações externas incluíram a realocação das winglets internas para junto dos motores, efetivamente transformando-as em caudas gêmeas, e a extensão do corpo da aeronave em cerca de 60 centímetros.

Mas a modificação mais marcante foi substituição das três turbinas por duas individualmente maiores e mais potentes, e com uma configuração inédita: ambas são móveis, podendo ter sua posição alterada em tempo de voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */