/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, agosto 02, 2013

Fragmentos da História


Avião de pioneiros franceses teria caído numa  ilha remota?
Saint-Pierre, França – Aparentemente, dois aviadores conseguiram realizar o primeiro e quase impensável voo entre Paris e Nova York e, a 10 de maio de 1927, e todos jornais da França proclamavam "o triunfo das asas francesas"  numa era dourada da aviação".
O Jornal "La Presse" de maio de 1927, chegou a destacar esta manchete: 'Nungesser e Coli conseguiram' ligar a França a Nova York", inclusive detalhando o pouso no mar no porto de Nova York e os 'vivas que se ouviram dos navios a seu redor'.
Esses primeiros e empolgados relatos se mostraram falsos. Na verdade, Charles Nungesser, aristocrata aventureiro e um dos principais ases da aviação francesa, e François Coli, marinheiro caolho e ex-soldado da infantaria, não chegaram a Nova York. O bi-plano maciço de apenas um motor, chamado L'Oiseau Blanc (o Pássaro Branco), nunca foi encontrado.
Eles desapareceram 'feito fantasmas da meia-noite', escreveu Charles Lindbergh, o norte-americano que poucos dias depois chegou a Paris vindo de Nova York. Pensava-se que os franceses tivessem caído no Canal da Mancha, sobre o Atlântico ou em algum lugar entre a ilha da Terra Nova, ao largo do Canadá, e Maine, nos Estados Unidos.
Considerado um dos maiores mistérios da aviação, o desaparecimento inspirou décadas de hipóteses, histórias e um mistério que perdura até hoje, passados 86 anos.
Contudo, um conjunto de provas crescentes sugere que os aviadores caíram ao largo da minúscula Saint-Pierre (foto), num afloramento escalpado de rochas recobertas de líquenes e casas retangulares de cores vivas a aproximadamente 16 quilômetros de Terra Nova. A teoria é defendida por Bernard Decré, (foto) septuagenário francês obcecado e empolgado que dedicou os últimos cinco anos de vida a procurar o misterioso desaparecimento do L'Oiseau Blanc em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */