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terça-feira, outubro 15, 2013

Mobilidade

 CAOS NO TRÂNSITO DE SÃO PAULO, TEM SOLUÇÃO?

São Paulo está entupida de veículos. Mas ainda há espaço para se minorar a situação?  As estatísticas são apavorantes, e é sobre elas que vamos falar. Para isso, vamos usar a projeção da FOLHA, a partir de dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Se  todos os carros de São  Paulo fossem à rua ao mesmo tempo ocupariam o dobro das vias da maior cidade do País. Mas como podemos minorar esta situação? Para os analistas citados é possível. Mas como? Com Protestos e iniciativas do poder público podem criar instrumentos para fazer o transporte público avançar. Não é só São Paulo que convive com a explosão do número veículos, mas  a sua população é a mais sofrida. Para se ter uma ideia, para obter espaço, São Paulo precisaria mais que duplicar a área de ruas.  Se todos os veículos circulassem ao mesmo  tempo, a área ocupada por todos eles em  movimento é de 445,3 Km². A área atual das ruas de SP é de 170 Km². Atente para o número atual de todos os tipos de veículos:  Caminhões:148.297x90m² = 13 Km²; Motos: 984 milx45m² = 44 Km²; Micro-ônibus e Pick-ups: 841 mil = 63 Km²; Carros: 5.405,423x60m²= 324 km²; Ônibus: 15.000x90m² = 324 Km². Um passageiro de carro ocupa 40 vezes mais espaço do que o do ônibus. Veja o porque: Ônibus básico: (75 passageiros) e Carro 50 m² (1,2 passageiro*). IMAGINE ESTE ABSURDO:Se todos os veículos saíssem às ruas de São Paulo ao mesmo tempo, circulando a 40 km/h, a cidade precisaria mais do que duplicar os 170 mil quilômetros de ruas existentes.  Se os 5,4 milhões de carros fossem estacionados em fila indiana, ela alcançaria 27 mil quilômetros – Três vezes a extensão de todo o litoral brasileiro. HÁ SOLUÇÃO PARA ESSE CAOS? Sim! Avalie como: A pressão das ruas produziu uma cadeia de fatos novos, num ritmo inédito nas políticas públicas. Nunca se anunciou tantos investimentos em transporte público. O governo federal passou de um gasto efetivo  de R$ 2 bilhões este ano, para uma previsão de investimentos de R$ 50 bilhões nos próximos quatro anos. O governo paulista deve investir R$ 45 bilhões no período 2012-2015. Já os gastos previstos da prefeitura nessa área serão de R$ 11,6 bilhões entre 2014 e 2017. O grande dilema é como diminuir o fosso que separa o conforto do automóvel  da vida de gado do ônibus para atrair os donos de carros para o transporte público. A Prefeitura de São Paulo escolheu um tratamento de choque para tentar resolver o dilema. Criou em sete meses 224 quilômetros de faixas  exclusivas de ônibus. Só essa mudança praticamente dobrou a velocidade dos ônibus de 13 para 25 km por hora. Já é um caminho. Você observou acima nos itens Carros e ônibus, duas gritantes contradições, certamente em função de favorecimentos. Vamos citar apenas um entre tantos exemplo: Dilma acionou o besteirol palaciano depois que seu antecessor, Lula, entupiu as cidades brasileiras com milhões de carros novos, frota que chegou às ruas nas reticências da redução de IPI, estratégia palaciana para combater os efeitos colaterais da crise econômica, mas que acabou se transformando em acelerador do endividamento familiar, da inadimplência e aumento da saturação das vias públicas. Mas o sucesso só será alcançado se todos tiverem o mesmo objetivo.

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