/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, outubro 30, 2013

Raio num cai duas vezes no mesmo lugar?...

Saiba que raios mudam vidas e até a história                                           Recorde brasileiro de incidência de descargas elétricas é mote para documentário do Inpe                   (Giovana Girardi - O Estado de S.Paulo)
Tudo sobre o tema será relatado no documentário Fragmentos da Paixão, que estreia no próxima dia 11 - tomando apenas fatos reais, com este: No feriado dos mortos de 1959, no meio de um temporal, um grupo de 15 pessoas se abrigou debaixo de uma árvore que foi atingida por um raio. A descarga, que partiu a árvore ao meio, matou Eva Bierling, de 20 anos, na hora e feriu outras 11 pessoas. 

O pesquisador Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e a filha, Iara Cardoso, para a composição do filme, escrito e dirigido por ela.A pesquisa, que durou três anos, levou o geofísico a uma dramática conclusão: 85% das mortes por raio no País poderiam ser evitadas. "O problema é que as pessoas se colocam em risco por falta de informação. A probabilidade média de acidentes do País faz as pessoas subestimarem o risco de serem atingidas. Mas a chance passa a ser muito maior num lugar descampado. Sobe para 1 em cem", alerta o pesquisador. Novembro é um período de muita tempestade, a zona leste da cidade de São Paulo, é a região com maior incidência de raio, Num lugar muito aberto, as pessoas habitualmente correm para debaixo de árvore quando começa a chuva.
O Brasil é recordista mundial em queda de raios, com 50 milhões por ano e 130 mortes. Para Pinto Jr., esse número só vai diminuir com mais conscientização - e talvez com um pouquinho de medo. "O filme não é dramático, mas serve para alertar. “Eu mesmo, que nunca tive medo de raio, fiquei com um pouquinho depois de conversar com tanta gente", conta. O filme mostra a jornada do pesquisador em busca de responder a uma pergunta: os raios podem mudar a vida de uma pessoa? Para isso, ele viajou por São Paulo, Rio, Bahia e Rio Grande do Sul atrás de casos pessoais e fatos históricos do País ligados às descargas elétricas e recomenda:                                                                                                    "A melhor maneira de se proteger é ficar num carro fechado",  fugir das árvores. Lição que a duras penas aprendeu Mario Vechio, último sobrevivente do incidente de 1959. Então com 23 anos, diante da chuva, fez o que todo mundo estava fazendo, e foi para debaixo da árvore. "Um clarão, um estrondo, e de repente todo mundo estava no chão, alguns se debatendo. Tentei levantar, mas não tinha força e caía de novo. Mas dei sorte, nada aconteceu. Hoje não tenho medo, mas não corro mais para debaixo de árvore."
                             

                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */