/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, março 27, 2013

TUCANO...

 ...O BRASILEIRO QUE É SUCESSO NO MUNDO
É, parece que o A-29 Super Tucano vai mesmo repetir o caminho do seu irmão mais velho, ou “pai”, o T-27 Tucano, que durante anos serviu a Esquadrilha da Fumaça, e já está incorporado a sua moderna frota, e, demonstrações aéreas no Brasil e em vários países. 
A Embraer já está pronta para iniciar a produção do avião de ataque leve Super Tucano nos Estados Unidos para atender a contrato concedido pela Força Aérea norte-americana e demonstrou confiança na resolução dos questionamentos sobre a licitação.Por sua vez, a Indonésia anunciou que quer comprar 16 aeronaves, para substituir seus velhos OV-10 Bronco. Do outro lado do mundo, na Inglaterra, o general General Richards, Chief of the General Staff, defendeu a compra do Super Tucano, como uma solução de melhor custo/benefício em comparação com os jatos projetados na Guerra Fria.
Segundo o general, a RAF está sob pressão para reduzir custos e o Super Tucano seria ótimo para operações de contra-insurgência no Afeganistão.
Com comparação, foram divulgados os preços dos aviões: o Super Tucano custaria em torno de £5 milhões, uma fração dos £60 milhões de um F-35 e £67 milhões de um Typhoon.
O Super Tucano começou a ser visto com mais atenção quando das apresentações da Fumaça e das ações bem sucedidas nas mãos dos pilotos colombianos contra as FARC. O avião também já foi avaliado pela US Navy e adquirido pela empresa de segurança Blackwater.

terça-feira, março 26, 2013

MULHER: MENO$ PELO MESMO TRABALHO

     HOMENS GANHAM ATÉ 66% MAIS DO QUE AS MULHERES
Nos últimos anos, o mercado de trabalho no Brasil evoluiu para uma situação próxima do pleno emprego, ao mesmo tempo em que o rendimento dos ocupados deu um salto. Mas uma desigualdade a economia brasileira ainda não conseguiu derrubar: a disparidade de salários entre trabalhadores do sexo masculino e feminino. Homens chegam a ganhar, na média, até 66% mais do que mulheres com o mesmo grau de escolaridade - no caso, superior completo. A informação é de um levantamento do Estadão Dados, feito com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, referente a 2011, dado mais recente disponível.                                                                                                                   No geral, o salário médio dos homens era de R$ 1.965,07, ante R$ 1.636,60 das mulheres, o que representa uma diferença de 20% a favor dos trabalhadores do sexo masculino. Essa diferença se mantém praticamente inalterada pelo menos desde 2006.
Por nível de ensino, a desvantagem do chamado sexo frágil é crescente, com exceção da faixa de trabalhadores com ensino superior completo. Em 2007, homens nessa condição ganhavam, em média, 78% mais que mulheres. A diferença caiu nos anos seguintes e atingiu 66% em 2011. A diferença fica menor nas pontas: entre analfabetos e com doutorado, faixas em que o salário médio dos homens é 20% maior que o das mulheres.
Para se ter ideia da disparidade, o salário médio de homem que ocupa cargo de diretor é quase duas vezes (185%) maior do que o da mulher na mesma condição. Não para por aí. Um físico ou químico do sexo masculino, por exemplo, ganha, em média, 46% mais que uma profissional do sexo oposto. Outro estudo, feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostra que os salários das mulheres metalúrgicas da região de Sorocaba (SP) são, em média, 36,9% menos do que o dos homens.
Dos 43 mil trabalhadores metalúrgicos da região, 8,3 mil (ou 19,3%) são mulheres. A faixa etária de mulheres predominante na categoria é de jovens de até 29 anos (45,9% do total). Para o economista Fernando Lima, coordenador do estudo, o salário mais baixo das mulheres se deve ao fato de ainda ser reduzido o número de trabalhadoras que ocupam cargos de comando ou melhor remunerados na categoria. "Embora tenhamos observado avanços para as trabalhadoras nos últimos anos, como o maior acesso ao ensino e uma legislação mais avançada, ainda temos muito que conquistar para falarmos em igualdade", diz Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. 

domingo, março 24, 2013

NOSSO MUNDO VIRTUAL

 Tela Retina é a diferença do novo iPad
 A atual geração do mais famoso tablet do mundo chega com processador mais rápido que seu antecessor e novo conector digital
O novo iPad com tela Retina acaba de chegar. A velocidade dele está agora duas vezes mais incrível. O iPad vem com a incrível tela Retina, câmeras iSight e FaceTime, o novo chip A6X e conexão wireless ultrarrápida. Com ele, você tem acesso aos mais de 275 mil apps da App Store para que você possa fazer ainda mais com ele.

O elemento mais importante em qualquer iPad é a sua tela, e o novo iPad com tela Retina torna tudo mais claro e bonito. É a melhor tela já criada presente em um dispositivo móvel. Ela possui mais de três milhões de pixels e a câmera do novo iPad é capaz de tirar fotos tão fantásticas quanto ela. Com o potente chip a6X, os apps abrem rapidamente e rodam tranquilamente, até mesmo os jogos mais exigentes em termos gráficos, ficando ainda mais realistas. Além disso, o processamento de sinais do chip A6X aprimorado faz com que as fotos que você tira, e os vídeos que faz com a câmera iSight de 5 megapixels fiquem mais nítidos e dignos de uma tela retina.

Aproveite para passar em uma loja iPlace e testar o novo iPad com tela Retina com as suas próprias mãos. Você não irá se arrepender.

sábado, março 23, 2013

---FS---RODOVIAS PAULISTAS

                 Bandeirantes será ampliada até Jundiaí
As rodovias entre as trêsregiões metropolitanas do Estado de São Paulo estão ganhando cada vez mais caracteristicas de "avenidas" de ligação entre a megalópole. Com tráfego intenso e uso nas viagens de casa para o trabalho, o que signifíca saturação nos horários de pico, a maioria delas, passa por obras de ampliação. Esta semana o governo anunciou mais um pacote, com ampliações nas Rodovias Anhangüera e Bandeirantes, que se somam a obras de outras já em andamento.  
Na Bandeirantes (foto), as obras vão começar em maio, segundo a Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes de São Paulo (Artesp). Será uma faixa adicional, em cada lado da via, no trecho entre Jundiaí e a capital (uma distância de 31 quilômetros). A expectativa é que a faixa extra tenha capacidade para aumentar em até 25% a capacidade da via, que hoje é usada por cerca de 126 mil veículos por dia.
Morador de Jundiaí que trabalha na capital, o economista Erik Carlos de Jesus, de 32 anos, diz ter sentido o esgotamento da Bandeirantes. "Há três anos, eu gastava meia hora a menos na viagem. Saia um pouco depois das 6h e chegava às 9h, com tempo de sobra. Agora, ou acordo mais cedo ou me atraso", conta. "O problema é na chegada à São Paulo, quando para tudo", diz.
A outra obra anunciada nesta segunda-feira é na Rodovia Anhanguera. Haverá construção de faixa extra em dois trechos: uma entre o quilômetro 71 e o quilômetro 76 em ambos os sentidos (entre Vinhedo e Louveira), e outra entre o quilômetro 120 e o quilômetro 128, na região da cidade Americana.

sexta-feira, março 22, 2013

 SÃO PAULO TERÁ TRENS REGIONAIS, MESMO SEM PARCERIAS
As obras em rodovias não são a única aposta do governo para desafogar o trânsito nas estradas. Mesmo em fase de elaboração de uma parceria público-privada (PPP) de R$ 18,5 bilhões para uma rede de trens regionais ligando São Paulo a diversas cidades do Estado, o governo já definiu quais os ramais são prioridade: os trechos São Paulo-Jundiaí e ABC-Santos.
De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, a previsão é que o contrato da PPP seja assinado no ano que vem, mas, caso haja algum atraso, o governador Geraldo Alckmin quer "de qualquer jeito" que esses dois trechos saiam - mesmo que precisem de mais dinheiro público. "Se demorar muito para ter a PPP o governador quer que tenha o Jundiaí e o ABC-Santos, de qualquer jeito. disse Semeghini. 
Os trens regionais terão dois eixos principais. O primeiro sai de Americana, passa por Campinas, vai até Jundiaí e chega à capital, de onde segue pelo ABC até Santos. O segundo sai de Sorocaba, passa pela capital e vai até São José dos Campos, de onde poderá seguir até a cidade de Campos do Jordão.
Mas o trecho São Paulo - Jundiaí é um dos mais simples de fazer, uma vez que as duas cidades já são ligadas pelos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O governo também já definiu que a Estação Água Branca da CPTM será o ponto de partida do trem para Jundiaí, que hoje para na Luz e chega a levar duas horas entre as cidades. A ideia é que a viagem seja feita em 25 minutos.
Já o trecho do ABC Paulista até Santos deve durar 30 minutos e a passagem cobrada será de R$ 11, estima-se. As estações ficarão em Mauá, São Caetano e Santo André, no ABC, e no Valongo, em Santos.
Ainda há o projeto do governo federal do trem de alta velocidade (TAV) ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: O Estado de S. Paulo. 
































































































































































































































































































quinta-feira, março 21, 2013

A GUERRA DO COTIDIANO

  
Gatos são vilões de aves e mamíferos

 
















Uma pesquisa norte-americana apontou que, apenas nos Estados Unidos, os felinos são responsáveis pela morte de 1,4 a 3,7 bilhões de pássaros todos os anos, razão pela qual os estudiosos pedem que sejam criadas no país políticas públicas para a conservação da população selvagem de aves.
Ainda segundo os pesquisadores do Centro de Aves Migratórias do Instituto Smithsonian, em Washington, os gatos que vivem nas ruas são responsáveis por 70% das mortes das aves. Além da carnificina contra pássaros, os felinos também são responsáveis pelas mortes de 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos, dentre os quais os maiores alvos são ratos, camundongos, esquilos e coelhos. Os autores do estudo acreditam que a ação dos gatos deve se repetir em outras regiões do planeta.

quarta-feira, março 20, 2013

Obsidade o grande mal do século

Guerra ao refrigerante
Médicos britânicos querem bebida mais cara para combater obesidade. Será que resolve?
O avanço da obesidade levou a Real Academia de Médicos da Grã-Bretanha a propor um aumento de 20% no preço dos refrigerantes. Cerca de 25% dos britânicos estão acima do peso, e a expectativa é de que esse número dobre até 2050. A associação avalia que a obesidade é responsável por uma “grande crise” de saúde no país. Além da taxação dos refrigerantes, o grupo defende o fim da publicidade de produtos com alta concentração de gordura saturada, sal e açúcar até as 21 horas e a redução de pontos de venda de fast-food próximo às escolas. Um aviso específico para crianças com a quantidade de calorias deve estar no rótulodos alimentos, segundo o relatório.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, João Eduardo Salles, as medidas são insuficientes para acabar com o problema. “Controlar preço e publicidade não tem muito impacto. Os governos devem pressionar a indústria a reduzir o teor de sódio, açúcar e gordura. A redução nos preços de produtos diet e light também deve ser feita”, diz.
“A obesidade é uma grave situação de saúde pública que precisa ser combatida no mundo e no Brasil também”, avalia Walmir Coutinho, chefe do grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE/PUC-Rio). Para ele, as medidas são positivas. “O sedentarismo e os erros no consumo de alimentos com excesso de gordura, sódio e açúcar são os principais fatores que levam à obesidade.”No Brasil, o excesso de peso atinge 15,8% da população, segundo o Ministério da Saúde. Entre a faixa de 5 a 9 anos de idade, mais de 2 milhões de crianças estão obesas. “É importante estimular a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas adoçadas”, completa Coutinho.
Nos Estados Unidos, autoridades de saúde pública estão pedindo que se passe a limitar a quantidade de adoçantes em refrigerantes e outras bebidas. O argumento é que o nível de açúcares acrescentados nos produtos não é seguro. A obesidade atinge 35,7% dos adultos americanos. O grupo, coordenado pelo Centro de Ciência para Interesse Público, pede que existam limites voluntários para adoçantes em alimentos como cereais e snacks, e que se faça uma campanha educacional. No ano passado, a prefeitura de Nova York proibiu a venda de refrigerantes em copos com mais de 473 mililitros em lanchonetes, restaurantes, estádios e salas de cinema. A medida vale para todas as bebidas ricas em açúcar, em todos os estabelecimentos que servem comida pronta para o consumo.

segunda-feira, março 18, 2013

Números Reais, porém Desastrosos

 Saúde e educação fazem Brasil estacionar no Indice de  Desenvolvimento Humano
Houve muita contestação no governo brsileiro o resultado do ultimo IDH - Indice de Desenvolviemnto Humano, que coloca o Brasil na 75a. posição em um ranking que inclui 182 nações. É desabonador para um pais que vai sediar  Mundial de Futebol e uma Olimpiada em 2016. Nada resolve o governo querer contestar os números, quando a realidade indica que o nosso maior desafio para o Brasil é conseguir  elevar sua posição no ranking é aumentar a expectativa de vida da sua população.
O documento foi divulgado no final da semana passada, e mostra que o País ocupa a 75ª posição em um ranking que inclui 182 nações. Segundo o relatório, o Brasil não tem conseguido avançar na lista. De 1980 a 2007, o IDH brasileiro aumentou apenas 0,63%.
No ano passado, o País ocupava o 70º lugar, mas uma revisão de dados fez com que Dominica, Rússia e Granada, subissem no ranking, ultrapassando a posição brasileira. “Dominica e Granada foram beneficiadas pelo aumento da expectativa de vida quando houve a revisão dos dados. No caso da Rússia, foi o aumento da renda que pesou”, explicou o coordenador.
Além disso, a entrada de Andorra e Liestenstein no ranking divulgado este ano (referente a 2007), também em posições acima da brasileira, fez com que o País caísse cinco posições, apesar de seu valor bruto no índice ter subido de 0,808, em 2006, para 0,813, em 2007.
De acordo com Comim, isso significa que o Brasil permanece na mesma posição. “Se um país cresce pouco, ele acaba ficando para trás no ranking”, explicou. Na análise dele, o maior desafio para que o Brasil consiga elevar consideravelmente sua posição no ranking é aumentar a expectativa de vida da população, que atualmente é de 72 anos em média – dez a menos do que a japonesa, por exemplo.
Nesse ponto, o maior entrave, segundo Comim, tem sido a alta taxa de mortalidade infantil brasileira. “Isso está ligado não só à saúde, mas também à educação. Por exemplo, entre as crianças filhas de mães sem nenhum acesso à educação, as taxas de mortalidade infantil chegam a 119 por mil nascidos vivos. É um número maior do que os de muitos países africanos”, afirmou o coordenador.
Para ele, aplicar 7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na saúde é pouco. “Faz 30 anos que o Brasil está atrás da Argentina, do Uruguai e do Chile no índice. O que puxa o IDH brasileiro para baixo é a saúde, a expectativa de vida”, destacou. Além disso, ele disse que a taxa média de matrícula de 87,2% nos níveis fundamental, médio e superior acaba sendo prejudicada pelo alto índice de analfabetismo.
Fonte: Agência Brasil

domingo, março 17, 2013

Acredite. Vem ai....

 ...NOVIDADES NO FUTEBOL
Depois de tecnologia para confirmar o gol, Fifa está discutindo mais mudanças, entre elas, o uso de um chip para monitorar o estado de saúde dos atletas
Historicamente os senhores da International Football Association Board (Ifab), órgão da Fifa responsável por analisar as regras do futebol, têm fama de apenas discutir propostas de mudanças no esporte em nível mundial e nunca alterar nada. Mas recentemente essa situação tem mudado e quatro alterações foram aprovadas: o chip para confirmar se a bola entrou ou não no gol, o aumento no número de árbitros auxiliares, o uso do véu no futebol feminino e aumento de sete para 12 atletas no banco de reservas. E deve vir mais novidade por aí!
A última reunião foi realizada no último dia 2 de março, na Escócia, quando novas medidas foram debatidas, dentre as quais o uso de um chip na camisa para monitorar as condições clínicas dos atletas e evitar casos como o do ex-jogador Fabrice Muamba, do Bolton, que sofreu um ataque cardíaco no gramado, em março de 2012, em partida da Copa da Inglaterra (foto).
Ainda dentro das quatro linhas, a Ifab debateu mais três mudanças: criar mecanismo para facilitar a compreensão da regra do impedimento; não considerar gol em caso de chute direto na “bola ao chão”, quando será marcado tiro de meta; além de rever o conceito atual da punição do jogador que comete pênalti, pois atualmente ele deve receber cartão vermelho, o que acaba sendo uma tripla pena (expulsão, pênalti e suspensão no jogo seguinte). Com a mudança, ele receberia cartão amarelo e o vermelho só em caso de falta violenta. Também estaria na pauta a questão do racismo.  Já fora das quatro linhas, a Fifa quer criar o “passaporte biológico” para evitar o doping dos atletas, no qual vai constar o perfil hematológico do jogador e tornará possível a percepção de alterações no organismo de cada um.
Já para evitar manipulação de partidas, a entidade quer adotar um mecanismo on-line para que o presidente da Câmara de Investigação do Comitê de Ética da entidade receba denúncias diretamente, e há até a previsão de uma mudança na estrutura da Ifab, hoje composta por membros da Fifa e das quatro federações do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

quinta-feira, março 14, 2013

SEU BOLSO...

DIREITOS E DEVERES NA TELECOMUNICAÇÃO
Regras para cancelamento, dicas para evitar cobranças indevidas e outras orientações para o usuário de telefonia fixa, móvel, de tevê a cabo e internet banda larga podem ser conferidas na nova cartilha divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento traz informações sobre as obrigações das prestadoras de serviços e os principais direitos dos consumidores. Entre eles o de não receber mensagens de operadoras de telefonia móvel com propaganda. Nesse caso, o cliente que se sentir incomodado deve entrar em contato com a central de atendimento da empresa e pedir o cancelamento do conteúdo publicitário enviado por meio de torpedos e sms. A operadora terá prazo de 30 a 60 dias para suspender o envio. Confira mais sobre esta e outras dicas na cartilha, disponível no portal:   www.anatel.gov.br.

quarta-feira, março 13, 2013

A PROPINA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS...

CASAS NOTURNAS: DIVERSÃO SEM SEGURANÇA
A tragédia ocorrida em janeiro, na boate Kiss, em santa Maria, Rio Grande do Sul,com a morte recente da jovem Driele Pedroso Lucas de (23 anos) elevou para 241, o número de vítimas fatais. Esse grande tragédia, colocou holofotes na questão da segurança das casas noturnas no Brasil. Este tema que já foi objeto de um estudo da Revista PROTESTE, realizado no final de 2011. À época, uma equipe da revista visitou cinco casas noturnas de São Paulo e 12 do Rio de Janeiro, onde verificou que a maioria não respeitava as normas de segurança. Nenhuma das 17 casas noturnas indicava a sua lotação máxima na entrada. Além disso, foi observado que importantes normas de segurança, como barras antipãnico nas saídas de emergência e extintores de incêndio  no ambiente, também foram ignoradas. Esses resultados preocuparam a Revista, que demonstra a necessidade de efetiva e contínuas ações de fiscalização. Por isso, na ocasião desse estudo, a revista encaminhou os resultados aos Procons e às prefeituras das duas capitais, para adequação e aprimoramento dos padrões de segurança.
No Rio, entre as casas noturnas que tiveram péssimo desempenho, a pior foi a boate 021, que não cumpriu nenhum dos requisitos de segurança. A violação mais grave foi a sua porta, o único meio de se passar de um ambiente ao outro, com apenas 80 cm de largurqa, que pode resultar em uma tragédia caso ocorra um imprevisto e os frequentadores tenham que deixar o local rapidamente. Tanto é que, em janeiro (após o acidente em Santa Maria), vistorias do Corpo de Bombeiros fizeram com que a 021 fosse interditada. E o mesmo aconteceu com várias outras em que essa valiosa equipe de jornalistas encontrou problemas. 
Vale destacar que, na época em que foi feito o estudo, apesar do envio dos resultados às autoridades, nada foi feito. Foi preciso que uma tragédia acontecesse para que fossem tomadas providências. 
Comentário da Redação - O descaso dos políticos com povo o brasileiro, que sempre  vota mal, pode ser facimente aferido neste depoimento do preito Mario Schimer (PMDB), de Santa Maria  sobre a tragédia na boate Kiss, em depoimento à polícia durou mais de quatro horas pode ser resumido neste trecho: "Desconheço os motivos pelos quais a boate funcionou sem alvará sanitário e nunca foi fechada". Se o prefeito não sabe nada das arapucas existentes na cidade que governa, quem poderá saber?    . 

terça-feira, março 12, 2013

Uma boa noticia para os motoristas


Obra complementar do Rodoanel (trecho Norte) começa hoje
                                                      Vista de um trecho Leste do Rodoanel
A construção do trecho mais polêmico do Rodoanel Mário Covas, iniciado em 1998, deve começar nesta terça-feira (12). O anúncio dos trabalhos preliminares no Trecho Norte foi feito na última quinta-feira (07) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que prevê que a obra completa permitirá retirar 17 mil caminhões da cidade de São Paulo. As obras vão começar pela Rodovia Presidente Dutra (traço vermelho no mapa) Quando o traçado estiver concluído, daqui a três anos, o Rodoanel terá os 180 quilômetros prometidos há duas décadas. Ao citar a retirada dos caminhões da capital, Alckmin ainda frisou por diversas vezes o aumento da frota de veículos no Estado como fator que compromete o trânsito. “Em 2001, a frota do Estado era de 11 milhões de veículos. Agora, são 22 milhões.disse.                                                                Especialistas, no entanto, se dizem céticos quanto à eficácia do Rodoanel como solução para o trânsito paralisado da Grande São Paulo. Apesar de classificar a obra como “necessária”, o professor de Engenharia de Tráfego da Universidade de São Paulo (USP) Claudio Barbieri da Cunha disse que o anel precisa de obras complementares, de transporte público, para que os congestionamentos diminuam. “Com a conclusão do Rodoanel, e novas medidas restritivas ao tráfego de caminhões, haverá melhora. Mas o efeito deve perder-se em cinco anos.”
Trecho leste                                                                                                                A obra deve ficar pronta em março do próximo ano. Dos dez lotes que dividem o serviço, as obras estão em andamento em sete - os demais ainda aguardam licença ambiental de instalação. Não é muito para quem já esperou há quase duas décadas...

sexta-feira, março 08, 2013

---FS---ATÉ NO BRASIL ELE GERA POLÊMICA...

O OURO NEGRO QUE MOVE O MUNDO, GERA  AGUERRAS. (O petróleo mais difícil e dispendioso de ser extraído, é obtido através de plataformas marinhas.) O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio (N), oxigênio (O), compostos de enxofre (S) e íons metálicos, principalmente de níquel (Ni) e vanádio (V). Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha não se incluem nessa.definição. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também, atualmente, a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, como benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. O ouro negro já provocou muitas guerras, por ser a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. Até no Brasil, antes mesmo de se explorar toda a potencialidade do pré-sal, todos os estados já brigam pela divisão que seus recursos gerarão. Depois de a presidente Dilma fazer a partilha dos recursos entre todos eles, na madrugada desta 6a. feira, o Congresso Nacional derrubou o veto. Agora os estados produtores de petróleo como Rio de Janeiro, Espirito Santo  e São Paulo vão recorrer ao STF (Superior Tribunal Federal) contra a derrubada dos vetos à lei dos royalties que acaba de ser aprovada, como era prevista.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Como udemos acompanhar neste texto, são multiplas as suas utilidades, por isso, não seria exagero se dissessemos: O Petróleo é o sangue do mundo. Eis o quadro geral da que coloca o petróleo em várias comparações mundiais: A maior exportadora de petóleo é Arábia Saudita: com 8,6 bilhões de barrís/dia. O maior importador do mundo: EUA, 20,5 bilhões de barris/dia.

quinta-feira, março 07, 2013

Os poucos bons exemplos

                           Labradores visitavam diariamente lago onde dono morreu
Durante uma semana, a vida de Max e Lua foi esperar. O cheiro, a voz, os afagos, tudo faltava, alguma coisa estava fora de lugar. Afoito, o casal de cães labradores passou os dias às margens de uma lagoa em Araçatuba (a 527 km de São Paulo).


Os dois correram em círculos, farejaram a grama. Estavam, na verdade, aguardando que o dono, o vigilante Luís Almeida, 46, voltasse logo.

A espera começou em 18 de fevereiro, um dia depois de Luís morrer afogado naquela lagoa, próxima à chácara de sua família.Max, 2, e Lua, de sete meses, que nunca haviam colocado as patas ali, passaram a se arriscar naquelas águas.

"Eles andavam de um lado para o outro e, bem no local onde o Luís afundou, ficavam nadando em círculos", conta a cabeleireira Analiete Almeida, 43, viúva do vigilante.

"Na margem, bem onde ele foi socorrido, eles ficaram cheirando por muito tempo."

Cansados, tristes e se alimentando pouco, Max e Lua continuavam irredutíveis até serem retirados da chácara no início desta semana.
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