/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, julho 29, 2014

"Uma revelação surpreendente"

                               DO CHÃO PARA A MESA
 A história da mesa de refeições seguiu paralelamente à evolução do homem
O primeiro impulso para a criação da mesa foi o gesto de tirar a comida do chão. A partir daí, adotar um pedaço de pedra como apoio era o ensaio para o futuro móvel. Com o uso da madeira, a peça foi ganhando formas elaboradas e se tornou importante elemento da casa. Sua história segue a evolução social do homem – dos nômades, que carregavam a mobília, até a tecnologia atual. As primeiras mesas de refeição de que se tem registro eram do Egito e da Grécia antiga. Os egípcios ricos comiam em modelos circulares de três pés e os gregos em peças pequenas sobre um pedestal. Mas no resto do mundo o hábito era comum.
O quadro da Última Ceia, uma das obras que celebrizou Leonardo Da Vinci, não aconteceu diante de uma mesa como se conhece. O costume era sentar-se em almofadas e comer com os pratos no chão.
Assim foi até a Idade Média, quando se começou a colocar tábuas sobre suportes dobráveis, o que permitia fazer as refeições em qualquer cômodo. Foi na Inglaterra, no final do século XIV, que os carpinteiros criaram peças pequenas que se expandiam com tábuas embutidas e modelos com laterais dobráveis. Os tampos tornaram-se menos pesados e as pernas mais graciosas. No século XIX, a nobreza passou a reservar um ambiente para as refeições. Colocar a mesa no centro de uma sala simbolizava riqueza.
Hoje, as mesas privilegiam materiais leves e modernos, como alumínio, vidro e ferro, práticos de limpar e conservar. As formas foram simplificadas, mas sempre com estilo.

quarta-feira, julho 23, 2014

"O gigante dos Oceanos"


Veja a maior embarcação do mundo sendo lançada ao mar

O maior casco de navio já construído no mundo foi lançado recentemente para fora da doca, mas a dona da embarcação divulgou estas imagens desse grande momento. O Prelude foi lançado ao mar no estaleiro Samsung Heavy Industries (SHI) em Geoje, Coréia do Sul.  O momento ocorreu depois de 14 meses de construção. De acordo com a Royal Dutch Shell, detentora da embarcação, o navio será capaz de transportar a mesma quantidade de litros que 175 piscinas olímpicas juntas.
Com 488 metros de comprimento, esta embarcação é maior que a Casa de Ópera de Sidney, o London Eye, o Taji Mahall e a Torre Eiffel. A  empresa deve ancorar a embarcação a 200 km da costa da Austrália, com objetivo de atender o crescente mercado asiático em um projeto de referência que deverá custar cerca de US$ 10 bilhões. O projeto do campo de Prelude deve operar apenas em 2017, quando será capaz de produzir 3,6 milhões toneladas de gás liquefeito em um ano. De acordo com a Shell, 600 engenheiros trabalham no projeto de instalação do navio. A embarcação, de 93 metros de altura, utiliza 6.700 propulsores e chega a  retirar 50 milhões de litros de água do oceano por hora para ajudar a resfriar o gás natural. A expectativa é de que ficará na costa australiana entre 20 e 25 anos para desenvolver o projeto.

segunda-feira, julho 21, 2014

"Nova surpresa da natureza"

Qual é segundo bicho mais venenoso do mundo?
Na semana passada, o blog publicou um artigo que nos surpreendeu. Todos sabemos que o aparente insignificante mosquito é de todas espécies, o que mais mata em todo mundo, não porque é venenoso, mas por ser  portador de muitas doenças graves, que em alguns casos levam as pessoas a morte, como Aedes Aegypti, que produz a dengue. Infelizmente há outras doenças não menos graves que usam  o mosquito como seu portador. Mas quando se pensa em animais peçonhentos,  vem logo a nossa mente, cobras como a Taipan, Cascavel, Coral e muitas outras e os escorpiões, mas nunca pensamos que os venenos mais mortais estão em animais que vivem em nossos oceanos. No blog anterior mostramos a vespa-do-mar, o mais venenoso bicho do mundo e na matéria de hoje também, para a nossa surpresa, vamos mostrar que o segundo lugar entre os animais mais venenosos, também é uma outra criatura do mar: o chamado polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena), que  também vive no Oceano Pacífico, mas que só ataca se for provocado. Quando isso acontece, seu corpo fica coberto de anéis azuis que indicam a perigosa mudança de humor. Essa espécie de polvo é bem pequena - do tamanho de uma bola de golfe -, mas possui um veneno capaz de matar uma pessoa em 30 minutos. A sorte é que os acidentes com seres humanos são raros, pois contra a toxina desse animal não existe antídoto. Para salvar a vítima de um ataque, é preciso mantê-la sob cuidado médico intensivo, com respiração artificial, até que o veneno seja excretado pela urina. 
Beleza traiçoeira - O polvo-de-anéis-azuis usa suas toxinas tanto como predador, para caçar pequenos peixes, ou em autodefesa, quando se sente ameaçado. O veneno ultra potente é produzido por glândulas localizadas junto à boca do animal e introduzido na vítima pela mordida do bicho. A mordida em si não é muito dolorida, mas em poucos minutos a pessoa sente náuseas e começa a ficar com a visão embaçada até tudo à sua volta escurecer por completo. Depois, vem a perda do sentido do tato e a impossibilidade de falar ou engolir. Em aproximadamente meia hora, a toxina produzida pelo polvo pode deixar a vítima paralisada e matá-la por asfixia.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */