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quarta-feira, janeiro 21, 2015

Ano novo, destino novo...

UMA   VIAGEM NO  TREM DO PANTANAL
Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos São Paulo - Bauru - Corumbá Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos São Paulo - Bauru, Bauru - Corumbá e Corumbá - Bolívia, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e o eixo viário permite o acesso a Bolívia, Peru e Chile. Essa ferrovia permite a integração socioeconômica do bloco regional do Mercosul.e Corumbá - Bolívia, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e o eixo viário permite o acesso a Bolívia, Peru e Chile. Essa ferrovia permite a integração sócio-econômica do bloco regional do Mercosul.O projeto "Trem do pantanal" da ALL está lentamente sendo implantado e iniciou sua primeira fase em maio de 2009, embora tenha sido inicialmente prevista para estar concluída até 2005. Atualmente as composições partem da Estação Indubrasil onde foi construída uma nova esta ção para esta finalidade em substituição á antiga, localizada em frente. Foram reformadas as estações de Piraputanga, Aquidauana, Taunay e Miranda.O trem é composto por 08 vagões de passageiros distribuídos em três categorias: executiva, turística e econômica e 01 carro bagageiro. Os vagões possuem ar condicionado, poltronas e janelas panorâmicas com 64 lugares cada (400 lugares no total), um vagão-restaurante e um carro varanda (lanchonete) para contemplação do Pantanal.
Como chegar? Tomando por base a cidade de São Paulo: De avião até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, lembrando que a viagem de trem acontece uma vez por semana, sempre aos sábados, no trecho Campo Grande (Indubrasil)-Miranda. Dura cerca de 7 horas com velocidade entre 30–40 km/h, com almoço em Aquidauana, terminando em Miranda no fim da tarde. O trem corre lentamente para os passageiros curtirem a paisagem. São 220 km de pura nostalgia, emoldurados por algumas das mais belas paisagens do mundo.

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