/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, janeiro 29, 2015

BLOG 2000: PRESTA UMA HOMENAGEM

Por dupla coincidência, este Blog 2000, presta hoje, uma singela homenagem a  CARMINE DOMINGUES - (LECO) (foto), um primo muito querido, que hoje, estaria completando 81 anos de idade, mas que o seu recente falecimento, na cidade de  Santos, não nos permitiu que Eu, Maria Alice, sua irmã Lindalva, além parentes e amigos, pudessem cumprimenta-lo. Leco, foi um ser resignado e generoso. Um primo-irmão, que abriu  as portas para o futuro da minha vida, graças a um ato de muita importância que perenizou a nossa amizade, além de uma imorredoura gratidão!
A vida é cheia de contradições e ironias. Sempre fui uma pessoa resignada com a condição de filho de família pobre, que residia num distante subúrbio de S. Paulo. Talvez, por isso, que eu sempre aceitei com humildade e gratidão a vida que Deus me deu, ou seja sem ambição e inveja. Tenho parentes que merecidamente ocupam cargos elevados na sociedade, que lhes permitem vida confortável, mas que nunca me ofereceram, ou eu, lhes tenha pedido alguma ajuda, exceto, amizade sincera e duradoura. Meio desorientado aos 18 anos cheguei a pensar: "De onde me virá o socorro?" Que ironia: Teria de vir pelas mãos  de um primo nascido à "fórceps" que lhe deixou sequelas, mas que não alteraram o seu espírito altruístico, sincero, de vida modesta, sem lamentações. Em junho de 1958, ao saber que no mês seguinte, eu estaria em Santos, cidade que o acolheu por muitas décadas, sem que eu nada eu havia lhe pedido, ele dirigiu-se à Rádio Cultura (foto abaixo), em cujo auditório também, funcionava um cinema, e conseguiu um estágio para locutor comercial para mim. Só recentemente (por acaso),fiquei sabendo que mesmo com alguma dificuldade na fala, fez um pedido direto ao proprietário da rádio: Paulo Mansur, homem influente na sociedade santista, na área da comunicação e na vida pública, que chegou inclusive, a ser prefeito de Santos. Eu tinha 18 anos, mas não via nenhuma perspectiva para o meu futuro. A partir desse dia, graças a espontânea ajude de meu primo, as portas para o meu futuro se abriram para mim. Com o tempo, foram surgindo outras oportunidades na carreira e em outras também.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura da Fundação Padre Anchieta (SP). Além dessas emissoras de rádio e TVs, em 1966, além de radialista, iniciei  a carreira de jornalista. Inicialmente, na função de Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e correspondente de vários Jornais de São Paulo. Fui animador de cruzeiros marítimos, em navios brasileiros do Lloyd, com os quais conheci toda a Costa Brasileira e os vizinhos países do Plata. Após a venda dos nossos quatro navios, realizei a mesma função em navios da Linha “C”. Conheci vários países da Europa, Terra do Fogo, na Patagônia e várias viagens pelo rio Amazonas. Com tantas experiências, ao me aposentar, criei este blog: "Arquivos de um Repórter" que hoje homenageia uma saudosa  figura a quem devo tudo que pude alcançar... Se não fosse o seu empenho, fico pensando o que estaria fazendo hoje?. Sei que esta homenagem, é muito singela para quem abriu tantos caminhos para mim e para a minha  família.
Esta é última foto que tiramos juntos, em sua casa em Santos. A partir da esq. Leco, Lindalva sua querida irmã e mãe, que nos últimos anos lutou com tenacidade pela sua vida e eu, que abro uma exceção no meu blog para homenagear a quem eu sempre soube cultivar a gratidão, a maior riqueza de um ser humano. Se Deus não lhe deu um físico privilegiado, foi muito generoso ao conceder-lhe uma alma resignada, generosa e inteligência brilhante!!!te!!!

Um comentário:

  1. O homenagiado realmente foi um exemplp de humildade, generosidade e resiguinaçao!Pena que essas pessoas vao deixando o mundo para pessoas egoístas.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */