/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, janeiro 15, 2015

"O máximo da ousadia"

                         BEM PERTO DO CUME DO VULCÃO 
Na primeira  foto, o veterano explorador de vulcões, Frank Tessier já sente o risco da sua  aventura. Na foto acima, ele já está a 45 metros da lava, e a temperatura já atinge 1.200 graus positivos. E tem mais, ele e sua mulher Irene Margaritz,  foram mais fundo nessa cratera do que qualquer outra pessoa do planeta. 
Uma caldeira de cinzas envolta em gases venenosos de cloro e enxofre, o ar adensado pela constante presença de fina cinza vulcânica. Nenhuma vida resiste por muito tempo num ambiente como esse. Na borda da caldeira, sempre ameaçando transformar a superfície da ilha num inferno, encontram-se duas chaminés ativas – os montes Marum e Benbow – sacudindo incessantemente a terra cuspindo grandes glóbulos de rocha derretida em direção ao céu. Mesmo assim, um grupo de nove pessoas esteve no solo enegrecido da caldeira – exploradores, fotógrafos, técnicos de filmagem e um vulcanólogo. Após serem abertas machetes, trilha em meio às densas florestas da ilha de Ambrym – uma das cerca de 80 que formam o arquipélago e a nação de Vanuatu, no Pacífico Sul – surge uma paisagem inóspita onde é necessário ficar alguns dias, a fim de realizar explorações. Na subida é necessário muito equilíbrio por quilômetros para enfrentar estreitíssimas cristas, com profundas gargantas despencando centenas de metros em ambos os lados, até se chegar à beira da cratera de Benbow. A chaminé obscurecida por gases e uma saliência de rocha vulcânica recente, a apenas algumas centenas de metros abaixo.
Esse projeto foi financiado pela National Geographic. Fotógrafo: Carsten Peter; repórter: Donovan Webster; vulcanólogo Franck Tessie e Irene Margarits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */