/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, janeiro 22, 2015

"Triste lembraça do Nazismo"

ORADOUR-SUR-GLANE, A CIDADE FANTASMA DA FRANÇA
Oradour sur Glane é uma pequena cidade da França que se encontra no departamento de Haute-Vienne, há 200 km de Bordeaux. Desde 1944 é uma cidade fantasma e acima de tudo, uma testemunha das atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo francês.
Cada estrada, cada casa conta a história de uma guerra dramática e arrasadora. No dia 10 de junho de 1944, quatro dias depois do desembarque dos aliados na Normandia, tropas alemãs decidiram tentar sufocar a resistência com um clamoroso ato de represália. Os homens do 4° Regimento Panzer Grenadier Der Führer cercaram a cidade e simplesmente exterminaram todos os habitantes: 197 homens, 204 mulheres e 205 crianças, num total de 606 habitantes. Ao final do conflito, o General De Gaulle decidiu que a cidade nunca seria reconstruída, mas que permanecesse como um símbolo do sofrimento francês durante o nazismo.
As imagens de como era Oradour sur Glane depois da destruição. Não se pode dizer que o lugar é um dos mais “alto astral” para umas férias mas, mas sempre é bom conhecer a história através do Centro da Memória, para nunca esquecermos dos efeitos devastantes de uma guerra.

2 comentários:

  1. Tenho o projeto de viajar pela Europa de carro e este é certamente um dos lugares que visitarei.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Roberto.
    Nesse link abaixo tem mais informações
    e fotos em que um amigo me passou (Edson Gomes - Arqueólogo) sobre êste artigo !!

    Oradour-sur-Glane
    http://www.mediafire.com/view/?52rzyyzv6xjzkya

    Forte Abraço Sr. Roberto

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */