/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, maio 25, 2015

"NOSSOS JOVENS CIENTISTAS"

       Castanha do Pará um aliado na prevenção do mal de Alzheimer
O Prêmio Jovem Cientista foi conferido a Bárbara Rita Cardoso, doutora em nutrição experimental pela Universidade de São Paulo (USP)
A descoberta de que o consumo de castanha-do-Brasil (ou do Pará) como é popularmente é conhecida, pode trazer benefícios para as funções cognitivas (conhecimento) de idosos deu o primeiro lugar da categoria mestre e doutor do Prêmio Jovem Cientista a Bárbara Rita Cardoso, doutora em nutrição experimental pela Universidade de São Paulo (USP). A castanha-do-brasil é rica em selênio – importante agente antienvelhecimento para o cérebro. A maior parte da população não ingere quantidades desejáveis do mineral.                            
A pesquisadora testou os efeitos da castanha em idosos com comprometimento cognitivo leve. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um grupo que passou a consumir castanha-do-brasil regularmente e um grupo de controle, que não ingeria a semente. Após o período de testes, o grupo consumidor de castanha obteve resultados melhores em quesitos como fluência verbal e capacidade de reproduzir pensamentos.Cardoso ressalta que idosos com comprometimento cognitivo leve têm mais chances de desenvolver mal de Alzheimer. Por isso, a redução dos danos cognitivos nesses pacientes é uma importante aliada na prevenção da doença. Neste ano, o Prêmio Jovem Cientista recebeu 1.920 inscrições de todo o país. Os vencedores foram anunciados na 5a. feira da semana passada em Brasília.
Everton Lopes*
Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */