/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, julho 27, 2015

"ANIMAIS EXÓTICOS"

AS ESTRANHAS ÁGUAS VIVASA Águas Viva (foto), Medusas ou Alforrecas são animais pertencentes ao filo Cnidaria e à classe Scyphozoa, mas também se usam estes nomes vulgares para os representantes das classes Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as águas vivas ou medusas vivem nos oceanos como componentes do plâncton.
Como todos os cnidários, o corpo delas é basicamente um saco com simetria radial formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme, no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Ao redor da abertura, chamada ar-quente, as águas vivas (medusas) ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos capazes de ejetar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocítos, As águas vivas usam estes "aparelhos" não só para se defenderem dos predadores mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem. O corpo é formado por entre  95 e 99% de água.
Anatomia das águas vivas e dos demais animais pertencentes a "filo cnidaria"
Como todos os
cnidários, elas têm nos tentáculos células urticantes chamadas cnidócios que produzem os nematocitos, os túbulos urticantes. Quando uma presa entra em contato com um tentáculo, centenas ou milhares de nematocistos são ejetados sobre a presa, paralisando-a. Com os tentáculos, o animal leva a presa para a "boca" - por onde entra na cavidade central - para ser digerida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */