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quinta-feira, janeiro 29, 2015

BLOG 2000: PRESTA UMA HOMENAGEM

Por dupla coincidência, este Blog 2000, presta hoje, uma singela homenagem a  CARMINE DOMINGUES - (LECO) (foto), um primo muito querido, que hoje, estaria completando 81 anos de idade, mas que o seu recente falecimento, na cidade de  Santos, não nos permitiu que Eu, Maria Alice, sua irmã Lindalva, além parentes e amigos, pudessem cumprimenta-lo. Leco, foi um ser resignado e generoso. Um primo-irmão, que abriu  as portas para o futuro da minha vida, graças a um ato de muita importância que perenizou a nossa amizade, além de uma imorredoura gratidão!
A vida é cheia de contradições e ironias. Sempre fui uma pessoa resignada com a condição de filho de família pobre, que residia num distante subúrbio de S. Paulo. Talvez, por isso, que eu sempre aceitei com humildade e gratidão a vida que Deus me deu, ou seja sem ambição e inveja. Tenho parentes que merecidamente ocupam cargos elevados na sociedade, que lhes permitem vida confortável, mas que nunca me ofereceram, ou eu, lhes tenha pedido alguma ajuda, exceto, amizade sincera e duradoura. Meio desorientado aos 18 anos cheguei a pensar: "De onde me virá o socorro?" Que ironia: Teria de vir pelas mãos  de um primo nascido à "fórceps" que lhe deixou sequelas, mas que não alteraram o seu espírito altruístico, sincero, de vida modesta, sem lamentações. Em junho de 1958, ao saber que no mês seguinte, eu estaria em Santos, cidade que o acolheu por muitas décadas, sem que eu nada eu havia lhe pedido, ele dirigiu-se à Rádio Cultura (foto abaixo), em cujo auditório também, funcionava um cinema, e conseguiu um estágio para locutor comercial para mim. Só recentemente (por acaso),fiquei sabendo que mesmo com alguma dificuldade na fala, fez um pedido direto ao proprietário da rádio: Paulo Mansur, homem influente na sociedade santista, na área da comunicação e na vida pública, que chegou inclusive, a ser prefeito de Santos. Eu tinha 18 anos, mas não via nenhuma perspectiva para o meu futuro. A partir desse dia, graças a espontânea ajude de meu primo, as portas para o meu futuro se abriram para mim. Com o tempo, foram surgindo outras oportunidades na carreira e em outras também.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura da Fundação Padre Anchieta (SP). Além dessas emissoras de rádio e TVs, em 1966, além de radialista, iniciei  a carreira de jornalista. Inicialmente, na função de Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e correspondente de vários Jornais de São Paulo. Fui animador de cruzeiros marítimos, em navios brasileiros do Lloyd, com os quais conheci toda a Costa Brasileira e os vizinhos países do Plata. Após a venda dos nossos quatro navios, realizei a mesma função em navios da Linha “C”. Conheci vários países da Europa, Terra do Fogo, na Patagônia e várias viagens pelo rio Amazonas. Com tantas experiências, ao me aposentar, criei este blog: "Arquivos de um Repórter" que hoje homenageia uma saudosa  figura a quem devo tudo que pude alcançar... Se não fosse o seu empenho, fico pensando o que estaria fazendo hoje?. Sei que esta homenagem, é muito singela para quem abriu tantos caminhos para mim e para a minha  família.
Esta é última foto que tiramos juntos, em sua casa em Santos. A partir da esq. Leco, Lindalva sua querida irmã e mãe, que nos últimos anos lutou com tenacidade pela sua vida e eu, que abro uma exceção no meu blog para homenagear a quem eu sempre soube cultivar a gratidão, a maior riqueza de um ser humano. Se Deus não lhe deu um físico privilegiado, foi muito generoso ao conceder-lhe uma alma resignada, generosa e inteligência brilhante!!!te!!!

quarta-feira, janeiro 28, 2015

"Grandes obras da Natureza"


 SOBREVOANDO A CACHOEIRA MAIS ALTA DO MUNDO
 
Durante dois anos, meu filho  Roberto Jr e minha nora Monica, moraram em Caracas na Venezuela. Como a nossa América do Sul tem uma natureza prodigiosa. Em março de 1996, aproveitei a hospedagem e fui conhecer mais um país sul americano  que também apreciei muito. Como meu filho e nora já haviam conhecido a Angel Falls a cachoeira mais alta no nosso planeta com quase 1000 metros de queda, fui incentivado por a conhecê-la também. Parti de Caracas rumo à Canaima, onde está localizada uma das mais belas obras da natureza. Fiquei tão impressionado com toda a beleza de toda aquela região, que acabei também, fazendo um voo panorâmico inesquecível, inclusive com direito a  uma "fina" do salto do Anjo. Como era impossível fotografar o avião do lado de fora, comprei o postal (acima) com o objetivo de registrar, a façanha de um "velho amigo", o lendário avião DC-3". Tomando por base a foto anterior, aproveitei o momento, quando ele cruzou o salto bem baixinho, para tirar dezenas de fotos espetaculares, como a da foto abaixo,no exato momento em que o avião passa bem próximo sobre um salto único no Mundo! 
 
Dois anos depois desse dia, o histórico avião, sofreu um grave acidente e encerrou esse tipo de voo
 
Há apenas cinco cidades na Venezuela que têm vôos regulares para Canaima. O mais rápido e com mais opções partem de Caracas, a capital.  É importante saber  que a cachoeira está no Parque Nacional Canaima. É um local que só se pode chegar por via aérea.

terça-feira, janeiro 27, 2015

"Relíquias do Tibet"

O MAJESTOSO PALÁCIO DE POTALA
Colossal é uma boa palavra para descrever o Palácio Potala, no Tibet. Serviu de local de moradia para diversas gerações do Dalai Lama, maior representante religioso para o país, até que o 14º Dalai teve que fugir para a Índia, após a dominação chinesa. Atualmente, o local é um grande - imenso - museu.
O prédio mede 400 metros de largura e 350 de altura, e está localizado 170 m acima do chão. Suas paredes de pedra têm 3 metros de espessura na base, que recebeu um reforço utilizando o metal cobre para tornar o Palácio resistente a terremotos.
O local também é recheado de preciosidades. O Potala na verdade é formado por dois palácios menores interligados, o Branco e o Encarnado. Ele também abriga a sepultura do 13º Dalai Lama, onde só se pode entrar acompanhado por um monge. Diz-se que entre os tesouros do local está uma tonelada de ouro maciço.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

"Triste lembraça do Nazismo"

ORADOUR-SUR-GLANE, A CIDADE FANTASMA DA FRANÇA
Oradour sur Glane é uma pequena cidade da França que se encontra no departamento de Haute-Vienne, há 200 km de Bordeaux. Desde 1944 é uma cidade fantasma e acima de tudo, uma testemunha das atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo francês.
Cada estrada, cada casa conta a história de uma guerra dramática e arrasadora. No dia 10 de junho de 1944, quatro dias depois do desembarque dos aliados na Normandia, tropas alemãs decidiram tentar sufocar a resistência com um clamoroso ato de represália. Os homens do 4° Regimento Panzer Grenadier Der Führer cercaram a cidade e simplesmente exterminaram todos os habitantes: 197 homens, 204 mulheres e 205 crianças, num total de 606 habitantes. Ao final do conflito, o General De Gaulle decidiu que a cidade nunca seria reconstruída, mas que permanecesse como um símbolo do sofrimento francês durante o nazismo.
As imagens de como era Oradour sur Glane depois da destruição. Não se pode dizer que o lugar é um dos mais “alto astral” para umas férias mas, mas sempre é bom conhecer a história através do Centro da Memória, para nunca esquecermos dos efeitos devastantes de uma guerra.

quarta-feira, janeiro 21, 2015

Ano novo, destino novo...

UMA   VIAGEM NO  TREM DO PANTANAL
Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos São Paulo - Bauru - Corumbá Este serviço de trem de passageiros já funcionou fazendo os trechos São Paulo - Bauru, Bauru - Corumbá e Corumbá - Bolívia, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e o eixo viário permite o acesso a Bolívia, Peru e Chile. Essa ferrovia permite a integração socioeconômica do bloco regional do Mercosul.e Corumbá - Bolívia, conduzindo passageiros com a função de turismo ou de comércio de exportação. É considerada um dos meios de transportes menos impactantes do ponto de vista ambiental, pois se encontra totalmente construída há mais de meio século, e o eixo viário permite o acesso a Bolívia, Peru e Chile. Essa ferrovia permite a integração sócio-econômica do bloco regional do Mercosul.O projeto "Trem do pantanal" da ALL está lentamente sendo implantado e iniciou sua primeira fase em maio de 2009, embora tenha sido inicialmente prevista para estar concluída até 2005. Atualmente as composições partem da Estação Indubrasil onde foi construída uma nova esta ção para esta finalidade em substituição á antiga, localizada em frente. Foram reformadas as estações de Piraputanga, Aquidauana, Taunay e Miranda.O trem é composto por 08 vagões de passageiros distribuídos em três categorias: executiva, turística e econômica e 01 carro bagageiro. Os vagões possuem ar condicionado, poltronas e janelas panorâmicas com 64 lugares cada (400 lugares no total), um vagão-restaurante e um carro varanda (lanchonete) para contemplação do Pantanal.
Como chegar? Tomando por base a cidade de São Paulo: De avião até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, lembrando que a viagem de trem acontece uma vez por semana, sempre aos sábados, no trecho Campo Grande (Indubrasil)-Miranda. Dura cerca de 7 horas com velocidade entre 30–40 km/h, com almoço em Aquidauana, terminando em Miranda no fim da tarde. O trem corre lentamente para os passageiros curtirem a paisagem. São 220 km de pura nostalgia, emoldurados por algumas das mais belas paisagens do mundo.

domingo, janeiro 18, 2015

"Animais assustadores"


LULAS GIGANTES
Esta é a lula-gigante (Architeuthis spp.) é um cefalópode da ordem Teuthida, conhecida por ser o segundo maior invertebrado existente na Terra,  perdendo apenas para a  lula-colossal. Esta é uma das oito espécies do gênero que habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos. Esta lula-gigante  tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas, apenas ultrapassado pelo da lula-colossal. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. Já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas nas cabeças de baleias cachalotes, que são predadores das lulas-gigantes.
Veja uma raridade: ESTA É A MISTERIOSA LULA-GIGANTE, filmada pela primeira e única vez no Oceano Pacífico por ImageShark
A lula é um molusco parente da lesma e um Cefalópode porque tem “pés na cabeça”, ela tem dez tentáculos e três corações. É um animal muito antigo, apareceu na Terra há centenas de milhões de anos é um bicho inteligente, ágil e forte. As lulas podem atingir tamanhos  que vão de alguns centímetros a dezenas de metros.
A Lula-gigante (Architeuthis) (foto), é uma criatura enorme  e habita as regiões  profundas e escuras do oceano, acredita-se que ela pode atingir mais de vinte metros de comprimento, com tentáculos, igualmente, grandes. Ela tem olhos imensos, são considerados os maiores, de todos os animais, em tamanho, só perde para os olhos da Lula-colossal, outra gigantesca criatura, ainda, maior do que ela.

quinta-feira, janeiro 15, 2015

"O máximo da ousadia"

                         BEM PERTO DO CUME DO VULCÃO 
Na primeira  foto, o veterano explorador de vulcões, Frank Tessier já sente o risco da sua  aventura. Na foto acima, ele já está a 45 metros da lava, e a temperatura já atinge 1.200 graus positivos. E tem mais, ele e sua mulher Irene Margaritz,  foram mais fundo nessa cratera do que qualquer outra pessoa do planeta. 
Uma caldeira de cinzas envolta em gases venenosos de cloro e enxofre, o ar adensado pela constante presença de fina cinza vulcânica. Nenhuma vida resiste por muito tempo num ambiente como esse. Na borda da caldeira, sempre ameaçando transformar a superfície da ilha num inferno, encontram-se duas chaminés ativas – os montes Marum e Benbow – sacudindo incessantemente a terra cuspindo grandes glóbulos de rocha derretida em direção ao céu. Mesmo assim, um grupo de nove pessoas esteve no solo enegrecido da caldeira – exploradores, fotógrafos, técnicos de filmagem e um vulcanólogo. Após serem abertas machetes, trilha em meio às densas florestas da ilha de Ambrym – uma das cerca de 80 que formam o arquipélago e a nação de Vanuatu, no Pacífico Sul – surge uma paisagem inóspita onde é necessário ficar alguns dias, a fim de realizar explorações. Na subida é necessário muito equilíbrio por quilômetros para enfrentar estreitíssimas cristas, com profundas gargantas despencando centenas de metros em ambos os lados, até se chegar à beira da cratera de Benbow. A chaminé obscurecida por gases e uma saliência de rocha vulcânica recente, a apenas algumas centenas de metros abaixo.
Esse projeto foi financiado pela National Geographic. Fotógrafo: Carsten Peter; repórter: Donovan Webster; vulcanólogo Franck Tessie e Irene Margarits.

terça-feira, janeiro 13, 2015

"Saúde, nosso maior tesouro"

OTIMISMO, O ELIXIR DO CORAÇÃO
Pesquisa americana constatou que pessoas otimistas têm mais chances de serem magras e de apresentarem uma boa saúde cardíaca do que as pessimistas (Do colaborador Lincoln Kirsten (Houston-TX)
Pessoas otimistas têm uma melhor saúde cardiovascular, segundo estudo do periódica Health Behavior & Policy Review. A pesquisa constatou que os otimistas possuem duas vezes mais chances de terem uma saúde cardiovascular ideal em comparação com os pessimistas.
O estudo contou com a participação de 6 mil pessoas que foram acompanhadas durante 11 anos.
Os pesquisadores verificaram a saúde cardiovascular dos participantes por meio de medição e análise de pressão arterial, índice de de massa corpórea (IMC), glicose, colesterol, dieta, atividade física e tabagismo. A cada fator positivo, atribuíram uma pontuação para o indivíduo, que variava de 0 a 2. Os participantes também fizeram testes quem mediam saúde mental e física e nível de otimismo. 
Resultados -- De acordo com os autores da pesquisa, a pontuação da saúde aumentava conforme o grau de otimismo. As pessoas que tinham uma visão mais positiva da vida (e de suas doenças) foram até 50% mais propensas a terem as pontuações na faixa intermediária de 76%  na ideal.
Os otimistas também se mostraram mais ativos fisicamente, menos propenso ao tabagismo, mais magros e com melhores taxas de açúcar e colesterol no sangue, em contrapartida,  os pessimistas apresentaram resultados bem inferiores.   

segunda-feira, janeiro 12, 2015

"Dissipe sua dúvida e boa viagem..."

"Avião ainda é o transporte mais seguro?"                                               Diante dos trágicos  acidentes ocorridos no ano passado, este titulo se justifica. É natural que a medida em que voar vai ficando mais seguro, a demanda aumenta velozmente. Além desses aspectos, é de se  considerar que as aeronaves atuais chegam a transportar em média 300 passageiros. Quando ocorrem acidentes como em 1914, com grande número de vítimas. devemos considerar a repercussão nas mídias  com esse alinhamento, é natural que as pessoas vão ficando chocadas e alarmadas. A partir desses fatores, a dúvida inevitável: Será que o avião  é o meio de transporte mais seguro que existe? Apesar de toda comoção as estatísticas mais amplas, mostram que o avião, é realmente, o meio de transporte mais seguro que existe!  
(4) Este é Airbus A320-200 da AirÁsia, que caiu no mar no ultimo dia 28 de dezembro, quando realizava o voo entre  Surabaia na Indonésia e Singapura, causando a morte de 166  pessoas incluindo a tripulação, (3) No dia 8 de março, desapareceu o Boeing 777-200 da Malasya Airlines, que decolou de Kuala Lumpur com destino a Pequim. No avião, estavam 239 pessoas e até hoje não foram encontrados vestígios dele. Uma semana depois, foi confirmado que o último sinal recebido do avião ocorreu sete horas após a partida, quando sobrevoava o Oceano Índico. (2) Em 17 de julho, morreram os 298 ocupantes do Boeing 777, também da Malasya Airlines, entre os quais 173 holandeses. A aeronave foi abatida por um míssil no Leste da Ucrânia, zona de conflito entre forças governamentais e rebeldes pró-russos. (1) Em 24 de julho, morreram os 116 ocupantes, inclusive seis espanhóis da tripulação, do avião MD83 da companhia espanhola Swiftair, operado pela Air Algérie. A aeronave fazia o trajeto entre Uagadugu, capital de Burkina Faso, na África, e Argel, capital argelina. Somando-se os quatro graves acidentes registrados no ano passado em linhas comerciais, 653 pessoas perderam a vida, conforme balanço divulgado pela Agência Lusa. Este balanço realmente é impressionante, mas a estatística abaixo feita com muito critério mostra a verdadeira realidade. 
ESTA ESTATÍSTICA COMPROVA: O AVIÃO, É O TRANSPORTE MAIS SEGURO DO MUNDO
Qualquer abordagem que se faça sobre seguro aeronáutico tem que considerar a segurança de voo. Estatísticas, formas de prevenção e causas de acidentes, dentre outros parâmetros, são assuntos que merecem ser tratados com o mesmo nível tecnológico que caracteriza a atividade aérea.
Comprovado por estatísticas internacionais, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, apresentando apenas um óbito por cada milhão de passageiros embarcados. Número este bem abaixo dos demais meios de transporte disponíveis:

MEIO DE TRANSPORTE Óbitos Por Milhão
de Passageiros
Automóvel / Ónibus 201.3
Transporte Aquático 5.3
Ferrovia 3.0
Transporte Aéreo Regular 1.0

Esta segurança, entretanto, não é obtida gratuitamente, decorre, com certeza, da aplicação de severos requisitos, impostos ao longo do ciclo de vida da aeronave. Estes requisitos objetivam evitar falhas que possam causar danos materiais ou pessoais, mantendo a probabilidade de ocorrência das mesmas no terreno do pouco provável ou, até mesmo, do improvável. O BRASIL, por exemplo, possui a segunda frota do mundo (mais de 9000 aeronaves) e a segunda maior rede aeroportuária (mais de 2000 aeroportos), bem como um movimento anual de 18,2 milhões de passageiros e 5 bilhões de toneladas-km transportados.  A aviação civil brasileira tem um expressivo potencial a ser segurado. O mercado brasileiro é um alvo de interesses mundiais, do qual nossos empresários, começam a se dar conta.
Com média de 0,76 óbitos por cada milhão de passageiros, o transporte aéreo regular brasileiro apresenta uma segurança superior a média internacional (Tabela acima). Considerando nossos elevados índices de acidentes de trânsito e também o fato de que o percurso rodoviário entre o aeroporto e o destino do passageiro, hoje em dia, é uma verdadeira viagem em grandes centros, a estatística, ironicamente, nos indica que, no Brasil, para cada 1,32 milhão de passageiros de avião, um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 265 poderão morrer indo para ou vindo do aeroporto.

sábado, janeiro 10, 2015

---FS---"Um tesouro no Caribe":

  > CARTAGENA DE ÍNDIAS

(2) fotos do Centro histórico de Cartagena, e (1) das várias praias que a Colômbia oferece
Cartagena das Índias é o lado light do Caribe. Esqueça o agito de Cancún e das outras ilhas região, com hotéis imensos e comércio completamente direcionado para o turismo. Cartagena é o oposto disso tudo. Além da beleza natural, do clima prazeroso o ano inteiro, é motivo de...
...orgulho para os colombianos, a casa do escritor Gabriel Garcia Márquez, (Gabo para a população local). Cartagena, conta com boa infra-estrutura hoteleira, praias tranquilas para passar os feriados. É reconhecida pela qualidade das esmeraldas que vende e, o mais importante, é território neutro nas guerrilhas que podem afugentar qualquer estrangeiro.
A cidade está dividida entre o lado histórico e o moderno. Se você for a Cartagena, não pense duas vezes, fique no bairro histórico. Mesmo estando um pouco afastado da praia, o bairro ganha um charme extra por estar todo cercado por uma muralha de 8 km, construída na época da colonização para espantar inimigos interessados no rico comércio local. É possível caminhar pela muralha e, sem dúvida, obter os melhores cenários para fotos. De cima da muralha avista-se de um lado todo o mar do Caribe e a parte moderna da cidade, do outro, está o bairro histórico e suas casinhas coloridas, tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores.
Outra diversão imperdível na Colômbia são as discotecas de rumba, salsa e outros ritmos caribenhos. Depois dos cubanos, os colombianos são famosos por suas rumbas e salsas. Há bons locais para dançar em Cartagena. Gostou da matéria deste ---FS---?

sexta-feira, janeiro 09, 2015

Tubarões

   QUANDO O PAVOR SE TRANSFORMA NUM PRATO SABOROSO
 Imagens dos agressivos Tubarão Tigre
O temível Tubarão (cação), se transforma, num dos pratos mais requintados das melhores iguarias. Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico (com exceção dos quartiniformes, hexanchiformes e Orectolobiformes pertencente à super ordem Selachimorpha. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.
Atualmente os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88), variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, uma espécie que atinge no máximo 21 centímetros de comprimento, ao tubarão-baleia, o maior de todos que atinge cerca 12 metros e que se alimenta por filtragem apenas de plâncton, lulas e pequenos peixes. Os tubarões são encontrados em todos os mares e são comuns em profundidades de 2000 metros. Geralmente não vivem em água doce, com algumas exceções, como o tubarão-cabeça-chata e o tubarão de água doce que pode viver também em água salgada. Respiram através de cinco ou sete fendas branquiais e possuem uma cobertura de escamas placoides, que protegem sua pele dos danos e dos  parasitas, e melhoram a sua hidrodinâmica, permitindo que o tubarão se mova mais rápido. Eles também possuem vários conjuntos de dentes substituíveis.

As espécies mais conhecidas, como: tubarão-branco, tubarão tigre, tubarão azul,  tubarão mako e o tubarão-martelo são super predadores, no topo da cadeia alimentar subaquática. No entanto, sua sobrevivência está sob séria ameaça por causa da pesca e outras atividades humanas.
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