/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, janeiro 28, 2016

AR-DIÁRIO: "A Fúria da Natureza"


Tornados e até Furacões: o Brasil está na rota
 
(Esta foto rara do furacão Catarina que atingiu o litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 2004)
O homem é o único ser do planeta capaz de mudar de maneira drástica o ambiente onde vive, seja construindo cidades,estradas ou desmatando florestas para o cultivo de grãos ou pastagens para criação de gado. O aquecimento global é um dos principais assuntos do mundo, mas é claro que ainda é prematuro afirmar que o homem é o principal ou único responsável por um suposto aquecimento do planeta, devemos lembrar que, ao longo da história o planeta passou por várias eras de gelo e degelo antes mesmo da existência do ser humano, e eventos naturais também colaboram para um aquecimento ou resfriamento global. Esse é um assunto que ainda gerará muitas discussões, mas o fato é que podemos fazer alguma coisa para amenizar o impacto que causamos ao mundo, preservando a fauna a flora e todos os nossos recursos hídricos.  
Países e regiões onde pode acontecer: tornado, furacão e ciclone
Algo que poucos sabem é que tornado não é exclusividade do Meio-oeste Americano.
O sul do Brasil está localizado no corredor dos tornados da América do Sul, uma região que abrange O norte e centro da Argentina, sul do Paraguai, Uruguai, uma parte do sudeste brasileiro a região de São Paulo e Minas Gerais, no entanto, os três estados do sul do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão mais propícios a formação do fenômeno, inclusive de furacões com o da foto ocorrido em 2004, tendo o meio-oeste catarinense e o oeste e norte do Rio Grande do Sul como a região brasileira mais castigada pelos tornados e até furacões como o da 1a. foto. O choque de massas de ar frio que sobem da Patagônia com massas de ar quente e úmido que descem da Amazônia, criam as condições ideais para a formação de super células que podem dar origem a tornados.
Não se tem uma estimativa precisa de quantos tornados atingem o corredor sul-americano, mas estima-se que ao menos 40 tornados atinjam apenas o sul do Brasil todos os anos, poucos são devidamente documentados, pois, muitos formam-se a noite ou em áreas afastadas e pouco povoadas. A falta de equipamentos apropriados para a detecção de tornados como a utilização de radares Doppler e de caçadores de tempestades experientes são outro problema, contamos na maioria das vezes com observadores voluntários que a medida do possível registram em fotos e alguns raros vídeos a passagem dos tornados e que também trocam informações através de sites, blogs. e-mail e paginas de relacionamento na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */