/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, fevereiro 18, 2016

AR-DIÁRIO- "ACIDENTES AÉREOS"

MAIOR MISTÉRIO DA AVIAÇÃO JÁ DURA 37 ANOS
(Uma das últimas fotos do PP-VLU, no aeroporto de Viracopos-Campinas, em 1978)
Em 1979,  o Boeing 707-323C prefixo PP-VLU, operado pela ex-companhia aérea brasileira Varig, acabou se transformado no único acidente aéreo da história da aviação, que até hoje não deixou o menor vestígio.O avião cargueiro levantou voo do Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio (Japão), às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979. O destino final era o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão, com escala nos EUA.
Vinte e dois minutos depois de decolagem, o comandante Gilberto Araújo da Silva, (foto) fez o primeiro contato com a torre de controle. Não havia qualquer problema a bordo. O segundo contato, previsto para as 21h23, não chegou a ser feito.
O avião desapareceu sobre o Oceano Pacífico, cerca de trinta minutos após a decolagem em Tóquio. Nenhum sinal da queda (destroços ou corpos) até hoje foi encontrado. O voo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão. As pinturas foram avaliadas na época em mais de US$ 1,24 milhão. Esse "acidente" é sempre relembrado, por ser considerado, o maior mistério da história da aviação mundial até o presente momento, até hoje decorridos 37 anos. No relatório final sobre o acidente, consta o seguinte: "Não foi possível encontrar nenhum indício que lançasse qualquer luz sobre as causas do desaparecimento da aeronave".
   

Teorias da Conspiração:
1a.- Teria ocorrido um sequestro promovido por colecionadores de arte, já que no porão estavam as obras do pintor Manabu Mabe. No entanto, essas pinturas jamais foram achadas em lugar nenhum; 2a.- O Boeing teria sido abatido por soviéticos, interessados em esconder segredos de um caça Mikoyan-Gurevich MiG-25 que supostamente estaria desmontado e sendo levado aos Estados Unidos. O ex-procurador-geral e ex-piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) Oswaldo Profeta chegou a escrever um romance chamado "O mistério do 707" para dizer o que houve não foi um acidente. Ele acredita que o Boeing pode ter, por algum motivo, penetrado no espaço aéreo soviético, em uma área super vigiada. Segundo Profeta, é possível que o avião tenha sido abatido; 3a. - Outra teoria conta que o Boeing 707 teria sido forçado a um pouso na costa da Rússia, onde os tripulantes teriam sido mortos; 4a.- Outra teoria afirma que um OVNI teria derrubado o avião, 5a.- A hipótese mais aceita, fala em problemas técnicos, como uma despressurização inesperada e um mergulho no mar. Ironia: Após sobreviver a um acidente ocorrido em 11 de julho de  1973, quando pilotava um outro Boeing-707 da Varig que se incendiou ao se aproximar do pouso no aeroporto de Orly (França) matando 130 passageiros. O comandante era Gilberto Araújo da Silva que sobreviveu àquele acidente, seis anos depois, quando comandava o cargueiro, um Boeing-707, da Varig, o PP-VLU, Gilberto, seria protagonista do mais enigmático acidente da história da aviação mundial. Como explicar esse mistério?    

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */