/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, fevereiro 25, 2016

AR-DIÁRIO: "FENÔMENOS DA NATUREZA"

Na ÍNDIA, duas ilhas desaparecem e outra aparece na GROENLÂNDIA
      Fonte: "Ciência Hoje"
Cientistas da Universidade Jadavpur, localizada em Calcutá, na Índia, anunciaram o desaparecimento de duas ilhas situadas em seu país. Uma delas, Lohachara (foto), foi lar de mais de 10.000 pessoas no passado. Hoje, está submersa, assim como Suparibhanga, uma ilha próxima, que era desabitada. A descoberta, feita por meio de imagens de satélite, ganhou as páginas dos principais jornais brasileiros. Embora a maior parte da imprensa tenha atribuído o sumiço dessas porções de terra à elevação do nível dos oceanos, é mais provável que o seu desaparecimento esteja relacionado a alterações no clima do planeta, que têm ocorrido nas últimas décadas e contribuem, por exemplo, para um aquecimento anormal dos oceanos. Isso afeta a atmosfera, permitindo a formação de ciclones e ventos fortes que, por sua vez, propiciam a formação de grandes ondas de tempestades, que são capazes de provocar a erosão de praias e até de ilhas – processo que pode causar o seu desaparecimento em longo prazo. Porém, se as mudanças climáticas globais contribuíram para o desaparecimento das duas ilhas indianas.
O mundo ganhou uma nova ilha, que atende pelo nome de Uunartoq Qeqertaq (fotos). O nome significa “Ilha do Aquecimento” em inuíte, a língua dos esquimós, e pela primeira vez foi mapeada e catalogada em um atlas, o The Times Comprehensive Atlas of the World, que teve nova edição lançada nesta quinta-feira (15). que elas também estão ligadas ao surgimento de uma nova ilha no planeta. Em abril de 2007, um centro de pesquisas dos (EUA) confirmou, por meio de imagens de satélites, essa descoberta, feita por um explorador americano. Localizada na costa leste da Groenlândia, a nova ilha era considerada a ponta de uma península.  
Uma grande geleira que a ligava ao continente derreteu deixando essa porção de terra (fotos), cercada apenas pelas águas do oceano Ártico, sem conexão com o continente. Por isso, a ilha acabou sendo batizada como Ilha do Aquecimento. Embora seja sempre um fato curioso, é comum ilhas surgirem e  desaparecerem.
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */