/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, fevereiro 19, 2016

AR"-DIÁRIO: "NASA X AQUECIMENTO"

Novo estudo da Nasa propõe combate as emissões de gás metano e fuligem no ambiente
Um novo estudo produzido pela Nasa, revela que a adoção de medidas para combater a emissão do gás metano e a poluição por fuligem pode reduzir de forma mais eficiente a temperatura global. Segundo os cálculos da agência espacial norte-americana, tais ações poderiam reduzir o aquecimento global de 2,2ºC para 1,7ºC em 2050.
O pesquisador Hilton Silveira Pinto, professor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que são três os principais gases do efeito estufa: dióxido de carbono, óxido nitroso e o metano. “O CO2 (gás carbônico) é o menos agressivo, mas é o que mais existe. O metano polui 30 vezes mais que o CO2 e o óxido nitroso polui 300 vezes mais que o dióxido de carbono”, acrescenta.
Silveira Pinto conta que o dióxido de carbono é o gás que mais aumenta em função das queimadas e da queima de combustível fóssil. “O metano também é gerado de uma maneira bastante comum, nas pastagens. O estômago do gado gera metano, a cultura de arroz irrigável também”, diz. Segundo eles, os gases emitidos pelo gado contribuem para agravar o problema. No caso das culturas inundadas, a fermentação produz o metano.
Os cientistas sugeriram a adoção de 14 medidas que não só combateriam a mudança climática como evitariam a ocorrência de doenças respiratórias e aumentariam a produtividade agrícola.
Um dos autores do estudo, Drew Shindell, do Instituto Goddard da Nasa, disse que a maior parte dos países que tendem a se beneficiar com as medidas são também grandes emissores de fuligem e metano. Segundo ele, a política não requer um acordo internacional e o combate se daria por meio de ações locais. “No caso do combate a essas outras substâncias, temos mais chance de progresso se ele for implementado por ações locais”, afirmou o cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */