/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, março 17, 2016

AR-DIÁRIO- "UM MUNDO DE RISCOS"

O VULCÃO MAIS ALTO DO MUNDO EM ATIVIDADE
A fotografia astronáutica acima foi adquirida em 9 de dezembro de 2015, com uma câmera digital Nikon D2Xs, usando lentes de 800 mm, e foi cedida pela tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), através do Earth Observations Experiment and Image Science & Analysis Laboratory, Johnson Space Center. 
 O cume do Vulcão Llullaillaco, entre Argentina e Chile, na América do Sul, tem uma elevação de 6.739 metros (22,110 pés) acima do nível do mar, fazendo-o historicamente o mais alto vulcão ativo do Mundo. O atual estrato vulcão — um vulcão em formato de cone formado por sucessivas camadas e grossas correntes de lava e produtos da erupção, como cinzas e fragmentos de rocha – é construído em cima de um antigo vulcão. A última erupção do vulcão, com base nos registros históricos, ocorreu em 1877.

Esta detalhada fotografia astronáutica do Vulcão Llullaillaco ilustra uma característica vulcânica interessante, conhecida como coulée (alto da imagem). Coulées são formadas a partir de fluxos de lava altamente viscosos e grossos que fluem sobre uma superfície íngreme. Como elas fluem lentamente para baixo, o início do fluxo se resfria e forma uma série de sulcos paralelos orientados a 90 graus em direção do fluxo (algo similar na aparência as pregas de um acordeão). Os lados do fluxo também podem se resfriar mais rapidamente do que o centro, levando à formação de estruturas como paredes – conhecidas como diques de fluxo (centro da imagem). O Vulcão Llullaillaco também é um conhecido sítio arqueológico, onde restos mumificados de três crianças incas, sacrificaram ritualmente 500 anos atrás, foram descobertas no cume em 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */