/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, março 24, 2016

AR-ESPECIAL:"SEGREDOS DO MAR MORTO"

NASA promete revelar segredos de 2 mil anos gravados nestes Pergaminhos 
Durante mais de 2 mil anos os textos sagrados conhecidos como Manuscritos do Mar Morto ficaram escondidos em montanhas de tom avermelhado. Há 66 anos, graças a uma ovelha perdida, foram descobertos importantes documentos, que continuam sendo estudados por centenas de especialistas do mundo inteiro. Agora, uma tecnologia desenvolvida pela Nasa (agência espacial norte-americana), pode ajudar a revelar novos segredos dos documentos que são considerados a maior descoberta arqueológica do século 20. Em um laboratório no complexo do Museu de Israel, em Jerusalém, especialistas em conservação fazem um trabalho de formiga. Eles tentam juntar milhares de fragmentos de páginas, comparando, uma a uma, aos tipos de escrita e de papel. “É um imenso quebra-cabeças”, diz Pnina Shor, arqueóloga do Departamento de Antiguidades de Israel, que chefia a seção dos pergaminhos. A nova tecnologia vai acelerar o trabalho e promete revelar trechos dos manuscritos que até hoje são desconhecidos. Muitas partes estão intactas. São capítulos inteiros do Velho Testamento, dos Dez Mandamentos, do Livro de Salmos e de outras escrituras sagradas. Mas muitas partes estão despedaçadas, com o texto desaparecendo por causa da ação do tempo e de anos de má conservação. 
A pesquisadora explica que as imagens digitalizadas podem ajudar a determinar quando os pergaminhos foram escritos e até quantos escribas participaram. Também será mais fácil observar a escrita da época e explicar como foram conservados por 2 mil anos. Outra vantagem da câmera da Nasa, segundo Pnina, é o armazenamento. “Todos os documentos digitalizados estarão disponíveis para sempre para quem quiser ver na Internet”, garante. Hoje, há uma exposição em Jerusalém e uma itinerante, que roda o mundo. Os Manuscritos do Mar Morto são o registro mais antigo do Velho Testamento encontrado até hoje e um relato dos tempos de Cristo. Mas ninguém sabe dizer com certeza porque os autores esconderam os textos em cavernas. Uma teoria afirma que eles guardaram as escrituras em jarras de barro e depois nas montanhas para preservá-las para o futuro, uma vez que acreditavam na possibilidade de guerras devastadoras. O Mar Morto (foto ao lado), visto do espaço, com áreas de extração de sal no sul, está nivelado a 400 metros abaixo do nível do mar. A superfície do Mar Morto é o ponto mais abaixo a céu aberto da terra. A água é nove vezes mais salgada do que outras, não permite a existência de nenhuma forma de vida marinha. No entanto, o excesso de sal, forma nas suas margens, paisagens de cenário único e espetacular.

3 comentários:

  1. Exelente material...parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo ou anônima: Fico feliz que este artigo toocou a sua sensibilidade. Obrigado pelo prestígio

      Excluir
    2. Prezado xará
      Comentários como o seu, só valorizam o nosso blog e enaltecem quem aprecia temas atualmente em desuso. Porém, o que mais me anima é que até o final do dia deve bater o recorde dos últimos meses!

      Excluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */