/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, maio 26, 2016

AR-DIÁRIO- "LUGARES INCRÍVEIS"- (2º da Série)

 ATACAMA UM MUNDO  DE BELEZA EXÓTICA
(Nesta foto), estamos nos deslumbrando com o deserto do Atacama localizado na região norte do Chile quase na fronteira com o Peru e Bolívia. Com cerca de 1000 km de extensão, o Atacama é  considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo. Chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Oceano Pacífico que não conseguem  passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. (fala-se inclusive, que se  for colocado um copo para coletar água, levará anos para ele ficar cheio).  As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite, e 40 ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; A mais destacada é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e todos tipo de aventureiro, além de possuir uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, com bares e restaurantes lotados e turistas planejando passeios.
 Nesta feliz sequência de fotos de Lincoln Kirsten,uma noção do que podem ver visitantes oriundos de
várias partes do Mundo, como o mais exótico deserto da Terra. Alguns, como nós, foram contemplados das "arquibancadas" do deserto, com o surgimento de uma romântica lua cheia, por trás traz  de um voraz vulcão! Nesse momento, muitos choram, mas todos aplaudem!    

Meu grande sonho era conhecer o Atacama no norte do Chile. Até o dia em que meu filho Lincoln foi trabalhar em Santiago. Por conta disso transformei meu sonho em realidade. Viajamos de carro (6 mil km no total): meu filho, Camila, eu e Maria Alice, para chegarmos a região mais árida do Planeta e o lugar mais alto que visitamos, cerca 4.200m. Na cidade não chovia  há 400 anos. Toda região é cercada por vulcões e encantadoras lagunas. No Vale da Lua, todos enfrentam um caminho íngreme e arenoso para ter o privilégio de assistir a um espetáculo único propiciado pela natureza, o surgimento da lua por trás de um vulcão como mostra a sequência de fotos (ao lado). Quando é lua cheia, uma grande plateia aplaude freneticamente a sua aparição. Devido à rarefação e pureza do ar, a lua "parece" maior do que em qualquer lugar do planeta.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */