/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, setembro 30, 2016

AR-DIÁRIO: "O FIM DE UMA ERA GLAMUROSA"

CONCORDE: O RESUMO DE UMA GRANDE HISTÓRIA
   Em 2 de março de 1969, comandado por André Turcat, o Concorde levanta vôo pela primeira vez.
A idéia de se construir uma aeronave comercial com velocidade superior à do som, à semelhança de alguns aviões militares, começou a brotar no final da década de 50. Era um sonho, caríssimo, que envolvia europeus, americanos e soviéticos. O sonho começou a se concretizar do lado de cá da Cortina de Ferro em 1962, como a assinatura de um acordo entre os ingleses da Bac e os franceses da Aerospatiale, já que a empreitada envolveria uma enormidade de dinheiro.
Dois protótipos começaram a ser construídos a partir de 1965 por ingleses e franceses, quatro anos depois   em 2 de março 1969  Contudo, o Concorde só foi estrear comercialmente em 1976- com os seguintes vôos: Paris -- Rio de Janeiro e Londres --- Bahrein . Nesse meio tempo, imperaram intermináveis testes e demonstrações para as companhias aéreas e as crises de alta do petróleo da década de 70, e má vontades dos americanos fizeram que grandes empresas aéreas desistissem de adquiri-lo.O Concorde, um quadrijato, era um avião para ricos. Seu perfil afilado, necessário para que atingisse as altas velocidades, significava capacidade de transportar poucos passageiros: apenas 100. Computando junto com esse número os gastos com o caro combustível (o Concorde consumia 20 mil quilos de querosene por hora), e exigia manutenção e operação constantes, Por tudo isso, passou a ser um transporte extremamente caro para os passageiros, com a passagem valendo algo em torno dos US$ 9mil. Ainda assim, a aeronave era o orgulho da indústria aeroespacial européia, posto que durou até o acidente de 25 de julho de 2000.
O Desastre
Depois do ano fatídico que envolveu um Concorde da Air France, os aviões passaram por modificações e voltaram à ativa 15 meses depois. No entanto, as duas empresas que operavam a aeronave, a Air France – que possuía 6 Concordes - e a Britsh Airways – que possuía sete aviões do tipo - encerraram a carreira do supersônico em 2003.
Durante os 27 anos em que voou, o Concorde transportou cerca de 4 milhões de passageiros. O único acidente fatal envolvendo a aeronave supersônica foi o de julho de 2000, no qual morreram 113 pessoas. O vôo 4905 caiu logo depois de decolar, quando uma das turbinas se incendiou. As investigações concluíram que um pequeno pedaço de uma outra aeronave, a United Airlines dos EUA, caído sobre a pista, provocou o estouro de um dos pneus enquanto o jato alçava vôo. A borracha do pneu foi sugada e penetrou numa das turbinas, dando início às chamas. (foto) - Somente 16 Concordes foram construídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */