/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 18, 2016

AR DIÁRIO: "A INTRIGANTE ATRAÇÃO TURÍSTICA"

A insólita Rua do Amendoim em BH
Uma das atrações turísticas de Belo Horizonte é esta rua Professor Otávio Magalhães (foto). Esta é a denominação da rua, de acordo com as placas de trânsito. Mas na prática os moradores a conhecem como a Rua do Amendoim. Localizada próxima à Praça do Papa, a e que chama a atenção de muita gente. Não se sabe quando o fenômeno foi descoberto, mas o fato é que a via contesta as leis da física. Em alguns trechos, quando os carros são desligados, eles sobem ao invés de descerem a suave ladeira. O mesmo ocorre com água e outros líquidos. Além de rua do Amendoim, ela também conhecida como: A rua do sobe e desce. Ela parece subida, mas na verdade é uma descida.
Quem já a visitou como eu  estranha. Na Rua Professor Otávio Coelho Magalhães - na capital mineira, um carro desligado parece subir a ladeira. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte não sabe exatamente quantos, mas estima em milhares os turistas estacionam o automóvel junto à calçada para vê-lo escorregar rampa acima.
Explicação ninguém jamais deu. O folclore local fala em depósitos subterrâneos de minérios imantados. Eles atrairiam o veículo, movendo-o. Mas na opinião de técnicos o mistério é só aparente. Basta atentar para a topografia da região. "O que parece subida na verdade é uma descida", diz o engenheiro cartógrafo Plínio Temba, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que verificou o nível da Rua do Amendoim e constatou que ela não é um aclive, mas um declive. É lógico que os carros deslizem.
O que causa a impressão errada? Pura ilusão de ótica. Em geral, olha-se a Rua do Amendoim a partir da sua transversal, a Juventino Dias. Tem-se a impressão de que ela é inclinada porque a Juventino, essa, sim, é uma rampa acentuada. "O engano é só de perspectiva", diz Temba. Agora que você sabe como o "truque" funciona, vá lá conferir. É uma ilusão e tanto, mas todo mundo prefere manter a ilusão, não resta a menor dúvida.
 
O que acontece? No diagrama (ao lado), é possível entender o que ocorre. (1) A força gravidade age por igual na superfície terra e faz com que os elementos sigam essa força e sejam empurrados para o chão (2)- A cidade de Belo Horizonte se encontra em um plano levemente inclinado em relação a superfície da terra (3)A Rua do Amendoim se encontra num plano levemente inclinado em relação a superfície de Belo Horizonte. (4)Para quem está na superfície de BH e olha para a Rua do Amendoim acredita que esta seja uma subida, mas se comparada a superfície terrestre, ela é uma descida. Compreendeu?

4 comentários:

  1. Conheça o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
    Excelente site, prático, fácil e com ótimos preços!!! Vai viajar? É so clicar e reservar o seu hotel!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa muito chique esse segredo da rua do amendoim quem já viu fica arrasado quem não viu não acredita mas podem acreditar porque eu estive nessa rua dia 19 de setembro de 2010 e o carro que eu estava andou para tras sozinho muito chique

    ResponderExcluir
  3. Para mim este diagrama se parece mais com uma subida.
    Eu estive la no dia 21/01/11, e realmente o carro andou sozinho, e não vi nada de decida!
    Você tem que ver para crer!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um assunto, digo um fenômeno difícil de ser explicado.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */