/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, abril 14, 2021

AR:" Vulcão risco permanente"

   Erupção de Vulcão, um grave desastre natural
O Monte de Santa Helena é uma preocupação constante dos moradores daquela região e montanhas vizinhas, (foto) inserem-se na Cordilheira Vulcânica das Cascatas, situada no noroeste dos Estados Unidos. Nesta região, o contacto convergente entre a placa Juan de Fuca, progressivamente sobreposta pela placa Norte Americana, gera uma zona de subdução responsável pelo aparecimento deste grupo de vulcões.Num âmbito mais global, podemos incluir esta cadeia vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma extensa área vulcânica que circunda o limite da placa do Pacífico e que inclui mais de 75% dos vulcões existentes no planeta, incluindo o mais temido de todos o Vulcão Santa Helena, sempre pronto para entrar em ação. Sua última erupção o correu em  2004.
A palavra "Vulcão" deriva do nome  nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcan (e, em grego, Hefestos). Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. No nosso planeta os vulcões tendem a se formar junto das margens das placas continentais. No entanto existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava resfriada, tendem a ser compostos de  solos bastante férteis para a agricultura.
Os vulcanólogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme obstruindo a boca do vulcão, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos. Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar milhões de pessoas em todas áreas de risco, num período de sete dias, incluindo os residentes em Nápoles, hoje a 3a. cidade mais populosa da Italia com mão de 4.500 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */