/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, março 28, 2017

AR-DIÁRIO:"Tirando dúvidas"

COMO ROMPER A BARREIRA DO SOM                             ASSIM ?...
É quando o som se propaga no ar em ondas concêntricas, como faz uma pedra ao cair em um lago. A barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem atropelar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo. A velocidade de som no ar é de 340 metros por segundo (1.200 km/h), aproximadamente. À medida que o avião acelera, essas ondas vão se juntando e ficando como empilhadas à sua frente, como uma série de barbantes entrelaçados. Quando o avião finalmente consegue superar a velocidade das ondas, rompe esse cordão imaginário
...ou ASSIM?
 
Félix Baumgartner quebra a barreira do som durante salto livre
No último fim de semana, o paraquedista Felix Baumgartner foi bem-sucedido em chegar em segurança ao solo depois de pular de uma altura de mais de 34 quilômetros. Durante o salto, Baungarten quebrou diversos recordes, tanto no que diz respeito à altura do pulo quanto à velocidade alcançada por ele durante o período que passou em queda livre.
Félix Baumgartner salta da estratosfera para entrar na história
Em uma entrevista concedida após o feito, a equipe do paraquedista divulgou os resultados preliminares do salto. A expectativa é que ele tenha alcançado uma  velocidade de Mach 1,24 durante a queda livre (1.200 km/h), o que o tornou o primeiro humano a quebrar a barreira do som sem o auxílio de qualquer espécie de veículo.
<Este balão aerostático levou a cápsula de Baumgartner, a 39 mil mil metros de altitude, sobre o Novo México (Estados Unidos. A subida  levou cerca de duas horas   Os dados oficiais apontam que Felix chegou a velocidade em queda-livre 1.342 km/h quebrando, portanto, a barreira do som. Perguntado o que ele sentiu? A sua resposta foi "Nada" e depois explicou com detalhes: “Você não sente o ar — é como nadar sem tocar a água. (…) É difícil descrever [a sensação de quebrar a barreira do som] porque eu não sentia nada, pois estava em um traje pressurizado. Se você quiser julgar velocidade, precisa de pontos de referência, ou da sua roupa se mexendo com o vento, e eu não tinha nenhum desses pontos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */