/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, maio 30, 2017

AR-DIÁRIO - "A LUTA PELA VIDA"

 MALDIVAS SOB A AMEAÇA DO MAR
A elevação do nível do mar ameaça está ameaçando zonas costeiras em todo o mundo. Para as ilhas, o perigo ainda é maior. Nações inteiras estão ameaçadas de imergir literalmente.
Ilhas como a capital das Maldivas-Malé (foto), foi circundada por um muro de 3 m.   
O ALERTA atinge especialmente as chamadas ilhas baixas – ilhas planas, onde quase não há elevações. Nas Ilhas Maldivas, localizadas no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka, o ponto mais alto das quase 2.000 ilhas que compõem o arquipélago fica a apenas 2,4 metros acima do nível do mar. E se esse nível continuar subindo, como mostram as previsões, muitas ilhas vão se tornar inabitáveis.  
"As Ilhas Fiji [Pacífico Sul] têm terras altas para onde podem ser levados seus habitantes, caso a situação se torne crítica. Mas as Maldivas, ainda precisa encontrar uma solução", explica Ali Rilwan, cofundador da organização não governamental Bluepeace. Prognósticos das Nações Unidas e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) dão ao país de Rilwan cem anos até que todo o território seja submerso no Oceano Índico. SOLUÇÕES DE LONGO PRAZO SÃO CARAS - Os países atingidos reagem de forma diferente à ameaça crescente. Em Tuvalu, no Oceano Pacífico, muitos habitantes já emigraram para a Nova Zelândia. Os maldivos construíram um muro de três metros de altura (foto) ao redor de sua capital, Malé. O dinheiro para o projeto veio do Japão, o que torna mais caro mais esse problema: falta dinheiro para a maior parte das nações em ilhas baixas se protegerem contra o aumento do nível dos oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */