/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, junho 23, 2017

AR-DIÁRIO: "O perigo pode estar dentro de casa"

 ANIMAIS PEÇONHENTOS

Os animais peçonhentos utilizam um órgão de seu corpo para inocularem o veneno em suas vítimas

São chamados de peçonhentos estes animais: Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos de animais peçonhentos, que são responsáveis por causar inúmeros acidentes, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.                

Os sintomas provocados pela picada de animais peçonhentos irão depender da espécie do animal, quantidade de veneno injetado, condições de nutrição, peso e altura da pessoa. Quando uma pessoa é picada por algum animal peçonhento, é importante que seja levada para um hospital imediatamente, mas podemos tomar algumas medidas até que a vítima seja atendida por uma pessoa especializada.

Ao sofrer picada de animais peçonhentos é importante que o acidentado seja levado o quanto antes para um hospital, pois a vida dele dependerá da rapidez com que o tratamento com o soro for feito. É importante que se identifique qual o animal causador do acidente; além de não fazer torniquete; não aplicar nenhum tipo de medicamento, como borra de café, folhas no local da picada; manter o órgão afetado erguido; não fazer sucção do veneno e não espremer o local da picada. Em casos de picadas de escorpiões e aranhas, pode-se fazer compressas no local para aliviar a dor.

A melhor forma de se tratar vítimas de animais peçonhentos é através da soro-terapia. Esse tratamento consiste na aplicação de um concentrado de anticorpos que irá combater o veneno do animal.

Para manter esses animais longe de nossas casas é preciso que tomemos algumas medidas preventivas, como:

  • Manter os quintais limpos, sem acúmulo de entulhos e lixo;
  • Não colocar as mãos em frestas ou buracos no chão, cupinzeiros etc.;
  • Evitar andar descalço em jardins;
  • Preservar os predadores naturais dos escorpiões: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos;
  • Combater a infestação de baratas e roedores, pois atraem animais peçonhentos;
  • Manter a casa sempre limpa, principalmente atrás de móveis, cortinas e quadros; examinar calçados e roupas antes de vesti-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */