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sexta-feira, abril 20, 2018

AR>>>"PÂNICO NO AR"

    Pânico por causa de uma turbulência?
No canto direito (foto), um jato prestes a enfrentar formação bastante densa.
Se nos guiarmos pelas estatísticas diríamos que não! Elas mostram que o passageiro não deve entrar em pânico. Nos Estados Unidos, anualmente 60 pessoas são feridas durante encontros com turbulência severa, sendo que 2/3 são comissários de bordo. Isto se resume a 20 passageiros em mais de 800 milhões transportados ao ano, parece um número bom não? Na verdade a turbulência não derruba avião! A estrutura é projetada com um fator de segurança de 1.5, ou seja, pegue a maior força que um avião sofrerá em voo e acrescente 50% de margem de sobra.Sim, turbulência é desconfortável para os passageiros e também para os tripulantes, mas seguindo as recomendações de segurança, raramente alguém sai ferido. O medo é irracional, sabemos, e não há estatística ou falta de acidentes que retirem o medo. Se você realmente sofre com as primeiras chacoalhadas, procure então reservar seu assento próximo das asas. O centro de gravidade do avião fica na região das asas.
    NEM TUDO É UM MAR DE ROSAS  
                                                                             
 Neste outro caso, são as  CBs as fontes de turbulência severa, causando as CAT (Clear Air Turbulence)  por até 40 quilômetros de distância horizontal e até 1,5 quilômetro de altitude (foto acima). É você pode passar a 40 km de uma dessas e ser chacoalhado como se estivesse dentro dela. Já vimos, que nenhuma turbulência é capaz de danificar ou derrubar um avião, mas há uma exceção chamada Cúmulos Nimbus. Esta formação é carregada de gelo, e se uma aeronave penetrar o coração de uma CB sairá do outro lado com sequelas. Sabe quando a lataria do carro fica toda amassada por causa de uma chuva de granizo? Multiplique isso por 10 e veja o resultado neste Boeing-737 (foto) 

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