/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 12, 2007

ASTRONOMIA (Marte)

JÀ HOUVE VIDA EM MARTE?Esta foto divulgada recentemente pela Nasa mostra evidência de fluxo de líquidos na camada rechosa de Marte no passado, o que reforçou suspeitas de que houve vida no planeta.
A sonda "Mars Reconnaissance Orbiter" da Nasa proporcionou novas provas da existência de água no remoto passado de Marte, revelou um estudo divulgado pela revista "Science". A existência pregressa de água em Marte foi constatada pelos veículos exploradores "Spirit" e "Opportunity" em 2.003 pouco após sua descida no planeta. Segundo o estudo, as novas provas são constituídas por fotografias coloridas tiradas pela câmara de alta resolução da "Mars Reconnaissance Orbiter" que mostram dezenas de camadas rochosas de diferentes tons e cortadas por dunas escuras. As imagens indicam nessas camadas uma série de fraturas rodeadas pelo que a Nasa qualifica como "halos" de rocha de tons claros. Segundo os pesquisadores da agência espacial, os "halos" constituem a mais clara evidência do fluxo de líquidos na camada rochosa. Os minerais nesse fluido atuaram como cimento que resistiu a erosão do vento e a rocha é agora um registro de atividade hidrológica, onde poderia ser investigado se houve algum lugar "habitável" no passado marciano, assinalam. Segundo Chris Okubo, autor principal do estudo e investigador do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, as imagens sugerem que os fluidos subterrâneos (provavelmente água, dióxido de carbono líquido ou uma combinação de ambos) fluíram de maneira abundante no canal "Candor Chasma" da região ocidental de Marte. Esse canal faz parte do vale chamado "Vales Marineris" e é o maior acidente geológico no sistema solar, incluindo o canal do Colorado, nos Estados Unidos. Uma vez formados, esses acidentes passaram a ser a bacia pela qual fluíram líquidos provenientes de um reservatório subterrâneo, manifestou. Segundo Alfred McEwen, professor de ciências planetárias da Universidade da Califórnia, é provável que o fluido tenha sido água, um ingrediente principal de qualquer cenário de vida, passada ou presente, em Marte. A análise direta da composição química da rocha mediante as operações de futuros veículos exploradores em Marte ajudará a confirmar isso, assinalou.
FIM DE SEMANA – Após o término da série “BloG+G”, que homenageia os 10 maiores esquadrões de acrobacias aéreas do mundo, iniciaremos outra série fascinante para enriquecer ainda mais a sua coleção: “BloG+Gol” apresentando ilustrações e história das 18 Copas Mundiais até hoje disputadas!!!

segunda-feira, abril 09, 2007

SINAIS DOS TEMPOS...

CATÁSTROFES INEVITÁVEIS! Fotos: Segundo previsões, a subida do nível do mar vai enoglir Copacabana e cidades litorâneas como Amsterdan, capital da Holanda, que está entre os países baixos, pelo fato de quase todo o seu território estar a apenas um metro acima do nível do mar, além de canais iguais a da foto abaixo que que totalizam 165, só em Amesterdan.
Cada vez que se fala em aquecimento global, a situação vai ficando mais desesperadora para a humanidade. Um recente pronunciamento feito pelo presidente do "Painel Intergovernamental" - (IPCC orgão ligado à ONU - sobre as mudanças climáticas (IPCC, vai deixando o mundo ainda mais apreensivo.
De acordo com o cientista Rajendra Pachauri, a União Européia (UE) não conseguirá atingir o objetivo de controlar o aumento da temperatura até o limite de 2° C. Este, segundo o relatório do IPCC, é o máximo para evitar que o clima se torne uma gravíssima ameaça à vida do planeta. O documento divulgado em fevereiro último pelo Painel, baseado em estudo realizado por 2.500 cientistas, previu, que as temperaturas a terra aumentarão até 4° C, até o final deste século. Pachauri disse que, desde a Revolução Industrial, no século 19, já houve uma subida de 0,7°C e continuará aumentando 0,1°C (por década) se forem mantidos os níveis de emissões de gases do efeito estufa.
Uma proposta da Comissão Européia intitulada ´limitando a mudança no Clima Global a 2º C, apresentado em janeiro último, sugeriu o corte de 10% das emissões de gases da ´(UE) até 2020 ou até 30%, se outros países industrializados se propuserem a adotá-lo. Para o economista-chefe do Banco Mundial, Nicholas Stern, trata-se de uma meta "quase fora do alcance".
O jornal norte-americano "The New York Times" publicou recentemente uma declaração do governo dos Estados Unidos, dizendo que a emissão do gás que contribui para o efeito estufa, vai continuar crescendo muito rapidamente na próxima década, como está ocorrendo agora. Resta saber se depois da recente reunião de Bruxelas, declarações como as de Bush, e dos demais países que lideram a econômia mundial poderão nos oferecer sua cota de contribuição, ou se vão continuar atirando contra seus próprios pés, atingindo os nossos também . Se não houver essa boa vontade, de diminuirem os danos que estão que estão causando ao planeta, está será uma batalha que está sendo travada com os olhos vendados pelas nações que lideram, em pouco tempo, saberemos que não haverá mais volta!!!
Se isso realmente acontecer a situação será catastrófica, inclusive para o Brasil. Estudo revelou que o País pode tranformar o Nordeste em deserto, e no Sul e Sudeste , haverá furacões com tempestades violentas. Este quadro caótico apresentará mais casos de doenças respiratórias, além de dengue, febre amarela e encefalite. Além disso, algumas de suas principais cidades costeiras, como o Rio de Janeiro serão "engolidas" inevitavelmente pela elevação do nível do mar.

sábado, abril 07, 2007

FIM DE SEMANA

"BloG+G" Especial

Em virtude dos feriados prolongados da Semana Santa, acolhemos algumas sugestões de bloguistas (que só dispõem dos finais de semana para acessarem o nosso blog), para que fizessemos uma pausa neste fim de semana, e voltassemos com a série: "Acrobacias Aéreas", na próxima, reiniciando-a com os "Thunderbirds" da Força Aérea dos EUA, apresentando sua história e fotos espetaculares. Abrimos este espaço, para mostrar a história e fotos de alguns dos 10 principais esquadrões do mundo. Aproveitamos a oportunidade, para fornecer toda a programação dos nove esquadrões restantes, mas como foi bem acolhido pelos nossos amigos bloguistas na abertura desta série, os "Red Arrows" estão juntos com este especial, neste sábado e domingo.
Março-- (dias 14/15): "Thundebirds"; (21/22): "Asas de Portugal";
(28/29: "Cruz del Sur". Maio-- (5/6): "Patrouille de France"; (12/13): "Blue Angels"; (19/20): "Frecce Tricolori"; 26/27: "Halcones". Junho-- (2/3): -"Snowbirds" e 9/10: Final- "Esquadrilha da Fumaça", e a Academia da FAB, em Pirassununga-SP.
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Continue acompanhando e gravando esta série especial. Agradecemos a atenção de todos!

quarta-feira, abril 04, 2007

REPÓRTER ESPECIAL (Londres)

SUJEIRA NA BELA IMAGEM DE LONDRES Cabine telefônica, Big Ben e caos nas horas de "rush", são alguns eternos símbolos britânicos .












A sujeira ameaça a imagem e o atrativo turístico da capital britânica, tal é a quantidade de lixo de todo tipo acumulada continuamente em suas ruas e em seus transportes públicos. O problema alcançou tal magnitude que o famoso jornalista Jeremy Paxman tem publicado artigos muito críticos no jornal "The Guardian" sobre o assunto, com o título "Filthy Britain" (Suja Grã-Bretanha). As regiões de Londres mais freqüentadas pelos turistas, como Piccadilly, o West End, onde estão os principais teatros e cinemas, e o Soho, no qual proliferam os restaurantes, bares e boates, aparecem continuamente tomadas de copos e papéis de hambúrgueres. Milhares de londrinos cospem seus chicletes onde querem, ao ponto de formarem um tapete de manchas brancas nas ruas. Nos ônibus, há sacos de plástico, garrafas vazias, e é preciso ter um cuidado enorme para não se sentar em cima de um pacote com restos de batatas fritas cheias de ketchup. Parte do problema se deve a que, na pressa cotidiana, as pessoas não param mais nas cafeterias para tomar o café da manhã em uma xícara, nem comem depois em um restaurante, e sim levam o café ou a comida em vasilhas de plástico. Seja como for, desde a campanha de bombas do grupo terrorista Exército Republicano Irlandês (IRA), muitas lixeiras foram retiradas das ruas e dos transportes públicos. A reação instintiva, assim, é a de jogar os restos em qualquer lugar. Os jornais de distribuição gratuita só fazem agravar o problema, já que as pessoas os pegam para se distrair enquanto viajam no metrô ou no ônibus e os jogam nas ruas após uma rápida olhada. Em muitos bairros da cidade, inclusive os mais elegantes como o de Chelsea, conta-se nos dedos o número de donos de cachorros que recolhem os excremementos que estes vão
deixando pelas esquinas. Nos fins-de-semana o problema da sujeira se agrava por causa das bebedeiras individuais e coletivas, que vão deixando um rastro de vômitos pelas proximidades dos pubs. Só a Prefeitura de Westminster, no centro de Londres, gasta 32 milhões de libras esterlinas, equivalentes a 48 milhões de reais na coleta de lixo, na limpeza das ruas e em tentar modificar o comportamento de milhares de pessoas.O Governo lançou uma campanha contra a sujeira pública e algumas cidades como Manchester e Nottingham começaram a impor fortes multas aos responsáveis. Nada disso parece ter tido efeito em Londres, onde, ao contrário da capital escocesa, Edimburgo, que surpreende o visitante pela limpeza de seu centro histórico, ninguém parece prestar muita atenção ao estado das ruas. Paxman escreveu hoje que a Grã-Bretanha deixou de ser "um país verde e agradável" para se transformar em "uma ilha suja". Analisando mais em profundidade o fenômeno, Paxman afirma que o que ocorre no país "diz muito do tipo de nação" em que os britânicos se transformaram, uma nação, segundo ele, de indivíduos egoístas que só se preocupam com suas vidas e não se sentem responsáveis por conservar o bem comum.
Neste fim de semana: no "BloG+G"- Os Thundebirds, na série: "Os maiores esquadrões aéreos do mundo!

segunda-feira, abril 02, 2007

PELOS CAMINHOS DA AVENTURA (Everest)

BRASILEIRO ESCALOU O EVEREST E O K-2 !Em 2.000 a tão esperada conquista do K2
O projeto K2, é a segunda maior montanha do mundo e está situado no norte do Paquistão, num maciço de montanhas que se chama Karakorum, a porção ocidental e mais selvagem do Himalaia. Até hoje, apenas 185 homens conseguiram chegar no alto dos seus 8.611 metros de altitude e 54 morreram durante as tentativas, o que o leva a ter o apelido nada agradável de "Montanha da Morte" e também a ser considerado a montanha mais perigosa e difícil de ser escalada do mundo. Fica mais fácil entender o perigo e a dificuldade de uma escalada ao K2 ao compará-lo com o próprio Everest, apenas 237 metros mais alto. No topo da maior montanha do mundo já estiveram mais de mil pessoas, sendo a média de uma morte para cada oito êxitos. E enquanto a cada ano pelo menos 400 pessoas tentam escalar o Everest, apenas cerca de 20 ou 30 alpinistas desafiam o K-2."Eu fiquei sabendo da existência do K2 em 1989, (disse Waldemar) pouco antes da minha segunda escalada do Aconcágua. Ao passar por Buenos Aires, encontrei uma livraria repleta de livros de alpinismo e comprei vários deles. Em um deles eu leria: "O K2 é um lugar esquecido e amaldiçoado por Deus". Após a tentativa frustrada de 1991, felizmente consegui escalar o Everest em 1995. Como já havia o desejo de escalar o Mc Kinley no Alasca, o Vinson na Antártida e o Kilimanjaro na África, decidi então completar os Sete Cumes do Mundo, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, colocando também como objetivos do mesmo projeto a escalada do Elbrus na Rússia e do Carstensz na Ilha de Nova Guiné. Foi justamente com a escalada do Cartensz que finalizei os Sete Cumes, em setembro de 1997, e quando também resolvi revelar o meu desejo de escalar o K2, desejo que já estava amadurecendo desde 1995, quando eu e meu amigo italiano Abele Blanc decidimos que um dia iríamos juntos enfrentar esta grande montanha. Naquela época, mesmo havendo acabado de escalar o Everest, eu jamais poderia enfrentar o K2, eu sabia que para escalar a montanha mais difícil e perigosa do mundo eu não tinha ainda experiência suficiente. Foi assim que surgiu o "Projeto K2", ou seja, como Abele queria escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, e como fatalmente eu precisava adquirir mais experiência em montanhas com mais de 8 mil metros, resolvemos escalar algumas dessas montanhas juntos antes de enfrentar o K2. .
"O brasileiro Waldemar Niclevicz (foto escalando o K2), nasceu em Foz do Iguaçu (PR), e após a sua primeira grande escalada, a do Aconcágua (Argentina - fevereiro de 1988), outras montanhas foram marcando a sua vida, entre elas o Ojos del Salado (Chile), o Illimani (Bolívia), o Huascaran (Peru), o Chimborazo (Equador), o Matterhorn (Suíça/Itália), o Mont Blanc (França/Itália), o Elbrus (Rússia), o Kilimanjaro (Tanzânia), o Vinson (Antártida), o Mc Kinley (Alasca), o Carstensz (Nova Guiné); o Shisha Pangma (Tibete), o Cho Oyo (Tibete) o Gasherbrum (Paquistão), o Lhotse (Nepal), o El Capitan (USA), a Trango Tower (Paquistão), o Mont Cook (Nova Zelândia), o Totem Pole (Tasmânia), o Gunnbjørns Fjeld (Groenlândia). Para ele nenhuma dessas montanhas foi tão importante quanto escalar o Everest ou o K2.

sexta-feira, março 30, 2007

Série: ACIDENTES COM CLUBES (final)

VÔO DO CORINTHIANS QUASE UMA TRAGÉDIA!

Na foto o Boeing-727 da FLY, prefixo PP-LBY, após o acidente que poderia ter consequências imprevisíveis. No dia 1º de maio de 1996, um sério acidente numa tentativa frustrada de decolagem no avião que traria de volta a delegação do Corinthians para o Brasil após um jogo em Quito no Equador quase acaba em tragédia. Chovia forte no momento da tentativa de decolagem efetuada pelo comandante Cledir da Silva, nos controles do Boeing 727-2B6 prefixo PP-LBY da companhia aérea FLY, às 17 horas locais (19 horas de Brasília). Na aeronave 72 pessoas à bordo. A pista do aeroporto Mariscal de Sucre, é considerada uma das mais perigosas do mundo. 46 segundos após o início da corrida, quando o avião deveria estar levantando vôo, os passageiros descobriram o que o comandante já sabia: o 727 não iria decolar. Na realidade ele já havia iniciado os procedimentos para abortar a decolagem, a mais de 200 quilômetros por hora. Nesse momento a aeronave patinou, saiu da pista, deslizou pela grama e destruiu tudo pela frente, incluindo cercas e o muro onde finalmente parou, quase nas ruas da capital do Equador. O tanque de combustível da asa direita rompeu-se e derramou combustível sobre o trem de pouso que se partia e as faíscas deflagraram um incêndio que continuou até o momento em que o avião, já na avenida, com a cabine destruída e a fuselagem partida ao meio. O pronto atendimento dos bombeiros evitou o incêndio total da aeronave e o fogo foi logo apagado. Segundo o comandante, no momento em que o avião taxiava, chovia pouco, mas aumentou ao tentar arremeter. "Infelizmente, a pista não foi suficiente para que a aeronave parasse a tempo", garantiu Cledir: "Tivemos muita sorte porque poderíamos ter morrido todos", disse. "Evitei uma tragédia." - "É difícil falar o que houve", afirmou o goleiro Ronaldo. "Mas vou lembrar disso por muito tempo ainda." O goleiro ainda afirmou: "O piloto foi sensacional." Conforme um porta-voz do DAC equatoriano, o avião, ao atingir o muro no final da pista, teve um princípio de incêndio na turbina direita, logo controlado pelos bombeiros. O fogo começou quando o comandante reverteu bruscamente os motores para diminuir a velocidade. "Tinha a sensação de que todos íamos morrer", contou o diretor de Futebol Jorge Neme. "Na hora do impacto, as pessoas foram arremessadas para a frente e houve pânico". A direção do Aeroporto Mariscal Sucre informou que houve apenas feridos leves. O DAC do Equador admite três hipóteses: a ruptura do trem de aterrisagem dianteiro, uma falha nos motores ou mesmo o avião ter patinado na pista devido à chuva. A comissária Carmem declarou que o avião não estava em perfeitas condições desde que saiu de São Paulo. Mas não entrou em detalhes. A tripulação do avião permaneceu na capital equatoriana durante o período de inspeção e a FLY informou que "Desde que a aeronave foi adquirida pela empresa, há quarenta dias, não havia nenhum sinal de problemas em nenhum de seus vôos." O avião foi adquirido da Royal Air Maroc, companhia aérea marroquina. O comandante Cledir, que já havia pilotado o avião antes dessa viagem, disse à empresa que também não sabia o motivo do acidente. "Segundo ele, no momento em que decidiu abortar a decolagem, o avião deveria frear normalmente, até o final da pista", relatou Mello. "Mas a aeronave não parou, não se sabe se pelo fato de a pista estar molhada ou por influência dos ventos."
Amanhã, os Red Arrows, estarão voando aqui no "BloG+G" comemorando a nova série: "Os maiores ases da acrobacia mundial"

sexta-feira, março 23, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (4a.)

TRAGÉDIA MATA JOGADORES DO ALIANZA/LIMA...









...GRANDES PROMESSAS DO FUTEBOL PERUANO
Ao longo dos anos 1970 até 1982, a seleção peruana de futebol conseguiu se manter como uma das mais destacadas do futebol sul-americano, atrás apenas de Brasil, Uruguai e Argentina. A partir daí, entrou numa espécie de entressafra, que culminou com a não-classificação para a Copa do México, em 1986. No entanto, não havia desespero entre os dirigentes do país. Uma nova geração bastante talentosa estava surgindo e seria usada como base para a renovação do selecionado nacional. Os atletas, em sua maioria, eram jogadores do Alianza Lima, a grande sensação do momento.
A esperança de renovação e de dias melhores para o futebol peruano, porém, se encerrou de forma rápida, breve e trágica. No dia 8 de dezembro de 1987, o Alianza estava na cidade de Pucallpa, onde disputava mais uma partida pelo Campeonato Peruano, competição que liderava naquele momento. Seguindo a regularidade da temporada, o time saiu de campo vencedor, 1 x 0. A última vitória da precoce carreira daqueles atletas.
No retorno à capital, poucos minutos antes de aterrizar no Aeroporto Internacional Jorge Chavez, o avião Fokker da Marinha de Guerra do Peru, apresentou problemas e caiu no Mar de Ventanilla. Apenas o piloto sobreviveu. Perderam a vida todos os jogadores, comissão técnica, alguns torcedores, árbitr
os e a tripulação. A tragédia comoveu o país. E também os sobreviventes. Escaparam da morte Juan Reynoso, Richard Garrido, Javier Castillo, Benjamin "Colibri" Rodriguez e César Espino, todos integrantes do time titular, mas que, por motivo de contusão ou suspensão, não participaram da partida.
No ano seguinte, o público pernambucano pôde conhecer de perto o que sobrou do Alianza Lima. A equipe estava no mesmo grupo que o Sport, na Copa Libertadores da América. Ex-sensação do futebol peruano, o time azul e branco estava desmantelado. Primeiro, o Leão venceu no Peru, 1 x 0, gol de falta de Betão; depois, goleou o adversário, na Ilha do Retiro, por 5 x 0. Esperança do país, o Alianza encerrou sua participação na competição continental em último lugar eu sua chave, apesar da animação dos jogadores atuais
O acidente causou uma reviravolta no futebol peruano. Em termos práticos, o futebol do país ainda não se recuperou da tragédia. Jamais as equipes peruanas conseguiram maior destaque nas competições sul-americanas. O Alianza é um nome quase desconhecido para as novas gerações - que viram o Sporting Cristal se tornar o principal representante do futebol peruano.

Na próxima 6a.feira (30) encerrando a série: "Acidentes com grandes clubes de futebol", o focalizado será o Corinthians, que quase perdeu todos seus craques em acidente aéreo na cidade de Quito-Equador, em 1996.

sexta-feira, março 16, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (3a.)

3 MINUTOS SEPARARAM O SANTOS DE UMA GRANDE TRAGÉDIA!


Depois de sagrar-se bi campeão sulamericano e mundial em 62 e 63, o ano de 1968 foi muito pródigo e generoso para o Santos F.C. Venceu as Recopas: Sulamericana e Mundial interclubes. É por isso que a FIFA reconhece o Santos também como tricampeão. Ainda em 68 foi bicampeão paulista, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (a 1ª taça de de prata), onde no dia 15 de setembro de 1968, (um domingo) enfrentou o Flamento no Maracanã vencendo por 3 a 2. Após a partida, Pelé & Cia. retornaram a S. Paulo viajando nesse mesmo aparelho (da foto), o Viscount PP-SRE da Vasp, que pousou no aeroporto de Congonhas às 21h15.
Após desembarcar 52 passageiros e comissários, incluindo a delegação do Santos. Permaneceram a bordo o comandante Neutel e co-piloto Freire. Cerca de três minutos após, o avião decolou para um vôo de treinamento dos tripulantes. Ao sobrevoar a Cidade Universitária, houve falha numa das turbinas e o avião ficou reduzido a escombros, como demonstra esta foto.Vitimas do acidente, os dois tripulantes e uma senhora que residia numa das casas atingidas pelo impacto e pelas labaredas.
Apenas um jornal de São Paulo publicou, mas sem alarde que o Santos havia desembarcando a poucos instantes daquele aparelho que acabou se precipitando na região da Cidade Universitária.
Naquele tempo, a VASP pertencia ao Governo de São Paulo e, para a imprensa, o acidente, só teria repercussão mundial, se acontecesse com o pessoal do Santos a bordo. Esse “quase” é um pequeno detalhe que só poderia interessar à curiosos jornalistas como eu. Para que alardear um fato que apenas, poderia ter sido mais grave? E que só não aconteceu porque uma das turbinas deixou para explodir três minutos mais tarde, quando Pelé e seus companheiros, e os demais passageiros já haviam desembarcado no Aeroporto de Congonhas. Como o nome do clube é Santos, certamente, contou com a ajuda de todos os Santos, e acabou se safando dessa. Um sargento da FAB, me deu essas informações no local da queda, mas pediu para eu não revelar o nome dele. Dois dias depois, encontrei na pensão no bairro do Aeroporto o amigo Cintra, também piloto de Viscount, na VASP, confirmou todos os pormenores que estão sendo narrados nesta 3a. matéria da série que faz ressurgir os acidentes e quase acidentes, que envolveram grandes clubes do futebol mundial.
Na próxima 6a.feira, o acidente que matou toda a delegação do Alianza de Lima, e encerrando a série, depoimentos de jogadores do Corinthians sobre um acidente que poderia ter consequências trágicas.

sábado, março 10, 2007

FIM DE SEMANA: -O mundo das Artes-- (S e D)

O MUNDO CROMÁTICO DE MARIA GILKA,
Estará em AMPARO nos dias 23 A 26 de março



No próximo dia 23 do corrente, Amparo terá o privilégio de rever, o "Mundo Cromático" da artista plástica Maria Gilka, no Espaço Cultural da sua Câmara Municipal. A exposição ficará aberta até o dia 26, das 8 às 11 e das 13 às 17h. Dê esse presente aos seus olhos.
Os artistas devem ser inspirados por Deus. Desde quando Deus criou o mundo, passaria muito tempo até que fosse inventada a primeira máquina fotográfica, e assim mesmo em branco e preto. Com certeza foi nesse momento, que Deus criou o artista plástico para registrar a beleza e as cores da natureza. E mesmo quando o artista retrata a pobresa, ele consegue transformar o feio numa bela obra, que passa a ornamentar muitos locais requintados! Quando se pensa em quadros de flores como os que estão emoldurando o nosso blog, é como se a artista as tirasse do vaso ou da terra e as colocasse diretamente na própria tela. Por isso, sou obrigado a acreditar que todo artista é um ser especial. Alguns são mais sensíveis e talentosos, como a artista plástica Maria Gilka que emoldura pela segunda vez o espaço deste blog. Pena que ele seja tão pequeno, a ponto de nos impedir de mostrar todo o grandioso talento desta artista renomada, que já exibiu suas obras em importantes salões do Brasil e do Exterior, nos quais, ganhou impotantes medalhas e homenagens que sempre fieram justiça a sua imensurável criatividade! A artista plástica Maria Gilka mais uma homenagem do Blog: "Arquivos de um Repórter".

sexta-feira, março 09, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (2a.)

A TRAGÈDIA QUE ABALOU O MUNDO ESPORTTIVO MEIO TIME DO MACHESTER PERDE A VIDA NESTE ACIDENTE





Fotos: 1- Gol do Manchesterer no atual campeonato inglês, 2- Emblema do clube mais rico do mundo, 3- Modelo de uma aeronave "Airspeed Ambassador" semelhante a da foto 4 após o acidente. Esta catástrofe aconteceu após a partida contra o Estrela Vermelha quando o Manchester fazia o retorno à Inglaterra, no dia 6 de fevereiro de 1958. A equipe havia conquistado um empate por 3 a 3 contra o time iugoslavo, que lhe rendeu a classificação para as semifinais da Taça dos Campeões. Mas não houve tempo para comemoração. Segundo testemunhas, durante a viagem estava nevando muito. O piloto do bimotor da British European Airways, construído pela “De Havilland”, que fazia serviços entre a Alemanha e a Inglaterra, estava com pouca visibilidade. E, para piorar, um dos motores estava com defeito. A torre chegou a ser informada sobre o problema, mas nada adiantou. Logo depois, o motor pegou fogo e o avião caiu nas proximidades da cidade de Munique, na região da Baveira, por volta das 18 horas. No acidente morreram 28 pessoas entre passageiros e moradores do local da queda do avião. A comitiva do Manchester era formada pelo diretor esportivo, o secretário da equipe, 11 jornalistas e 17 jogadores. Logo após o acidente, o zagueiro Billy Foulker afirmou: “Tudo se passou terrivelmente depressa. Uma explosão formidável que sacudiu oaparelho, e tínhamos a impressão que nossos tímpanos explodiam”. A equipe perdeu oito jogadores: Roger Byrne, Eddie Colman, Duncan Edwards, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor,Liam Welan e Greoffrey Bent. Entre os sobreviventes Bobbby Chalton, que em 1966 voltou a sorrir (na foto erguendo a taça), quando no estádio de Wembley, foi o grande destaque no Mundial vencido pela Inglaterra.
Até hoje a tragédia não foi esquecida. No aeroporto de Riem foi construído um grande memorial e várias homenagens ocorreram no aniversário de 40 anos do acidente, em 1998. A mais bonita aconteceu no estádio Old Trafford, no dia 7 de fevereiro, antes do jogo entre Manchester United e Bolton. Mais de 50 mil pessoas fizeram um minutos de silêncio. Bobby Charlton, um dos sobreviventes que depois se tornaria um dos maiores jogadores da história da Inglaterra, não conseguiu segurar a emoção. No mesmo ano, o destino pregou uma peça nos ingleses. O Manchester foi à cidade de Munique enfrentar, pela Copa dos Campeões, o Bayern Munich, no dia 30 de setembro. O jogo terminou empatado por 2 a 2 e a dor voltou ao coração dos ingleses.

sexta-feira, março 02, 2007

GRANDES EVENTOS: -- O aniversário do Rio --

RIO DE JANEIRO ESTÁ COMEMORANDO 442 ANOS
Você sabia? O termo carioca vem do tupi-guarani -"Kari-oca", que significa casa de branco. Há quem diga que a origem está na palavra "Acari-oca", ou seja, toca de acará, um tipo de peixe que era muito comum na região.
Um dos símbolos máximos das belezas brasileiras, a cidade do Rio de Janeiro continua soberana como cartão postal do país. Embora a repercussão negativa da atuação das facções criminosas no local, os turistas continuam visitando a capital e levando boas lembranças dela para seus destinos de origem. Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundava a cidade que chegou a ser a capital do Brasil. Tudo começou no dia 1º de janeiro de 1502, quando André Gonçalves, comandante de uma expedição, avistou um lugar lindo que pensou ser a foz de um enorme rio. Sem ter dúvida, batizou o local de Rio de Janeiro.
E olha que o Rio de Janeiro está ficando cada vez mais importante. O Rio está sendo cotado para ser uma das sete maravilhas do mundo, em uma disputa acirrada que será desvendada no dia 7 de julho em Portugal. Isso sem falar no título de cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos 2007.
Freqüentada por pessoas de todas as partes do mundo, a cidade reserva para seus visitantes, uma série de atrações que agrada a gregos e troianos. O vasto roteiro de atividades e estabelecimentos ainda é o chamariz do local como ponto de referência de turismo. Participe durante esta semana de um roteiro completo para conhecer mais um pouco a Cidade Maravilhosa!
L.L.I.K.
Em virtude da homenagem que estamos prestando ao Rio de Janeiro, a 2a. reportagem da série: "Tragédias áreas que vitimaram famosas equipes do futebol mundial", volta na póxima 6a.feira, focalizando o acidente que vitimou metade do time do Manchester United.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

MUNDO ANIMAL (Maior Lula)

PESCADORES NEOZELANDESES CAPTURAM LULA DE 450 QUILOS

Esta Lula adulta colossal foi encontrada por pescador neo-zelandês na região da Antártida. Com aproximadamente 450kg e 10 m de comprimento, ela é 150kg mais pesada que a maior encontrada anteriormente
Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus.
O molusco adulto, da espécie "Mesonychoteuthis hamiltoni" ("lula colossal" é o nome popular) foi apanhado em águas profundas, já na região da Antártida, disse na última quinta-feira o ministro neozelandês da Pesca, Jim Anderton.
A lula permanecia viva ao ser capturada, devorando um peixe que havia sido fisgado pela tripulação, disse o ministro em nota.
"A lula estava quase morta ao chegar à superfície, e o cuidadoso trabalho da tripulação foi essencial para colocar esse espécime a bordo em boas condições," afirmou o ministro.
"A tripulação parou de içar a linha durante duas horas, enquanto a lula era conduzida até uma rede de carga e puxada para bordo", acrescentou.
A lula foi congelada no navio e levada à Nova Zelândia para investigações científicas.
A "lula colossal" é uma das criaturas mais misteriosas das profundezas oceânicas, atingindo até 14 metros de comprimento. Segundo Anderton, o animal será fotografado, medido, registrado e preservado intacto, depois de ter amostras de tecido retiradas.
Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus.

sábado, fevereiro 24, 2007

ARQUIVO ESPECIAL -- Fim de Semana --

O ADEUS AO CONCORDE:
O MAIS BELO E VELOZ AVIÃO DO MUNDO!

Este Concorde da British Airways deixa nos céus um rastro de adeus, compartilhado pela fumaça do esquadrão "Red Arrows" (as Setas Vermelhas), da Real Força Aérea Inglesa.
As duas empresas, que operavam o Concorde, British Airways e Air France, justificaram a medida alegando a baixa demanda de passageiros e os altos custos de manutenção.
“Nunca um objeto tão bonito foi desenhado e construído pelo homem”, disse o presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta. “Este avião vai continuar vivendo na nossa imaginação.”
Quando o Concorde (foto) aterrissou pela última vez em 2003, além de ter deixado um rastro de saudade, também deixou um retrocesso na história da aviação mundial! O menor tempo de vôo que ele registrou entre Nova York e Londres, foi de 2h e 52m, e entre Paris e Rio de Janeiro, em 5h e 50m, enquanto que um Boeing leva atualmente 12h.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (1a.)

O TORINO ERA A PRÓPRIA SELEÇÃO ITALIANA!

O TORINO é um time com um passado que mistura glória e tragédia. Um passado que remete à temporada de de 1948/49, da Série A do Campeonato Italiano. A rodada era a de número 34. O Torino liderava a competição com quatro pontos de vantagem sobre a Internazionale de Milão, faltando quatro jogos para o término do Campeonato. Como na época a vitória valia dois pontos, oito ainda estavam em jogo. O DIA DA GRANDE TRAGÉDIA: Em 4 de maio de 1949, há lagumas milhas de Turim, sob forte nevoeiro, aconteceu a tragédia que marcaria para sempre a história do futebol italiano e mundial, o avião que transportava a delegação do Torino de volta à Italia, após um amistoso contra o Benfica em Portugal chocou-se contra uma das torres da basílica de Turim de Superga, a 600 metros de altura. Não houve sobreviventes. No mesmo dia a Liga declarou a equipe grená campeã nacional. Seria, então, o quinto scudetto (título de campeão italiano) consecutivo do time. UM POUCO DA GLORIOSA HISTÓRIA DO TORINO: Considerado a melhor equipe da Europa durante uma década e a base da Azurra, os dirigentes não aceitaram tal proposta: queriam conquistar o título em campo, jogando. Para honrar aos 18 jogadores mortos na tragédia, o Torino disputou as quatro partidas restantes com a equipe juvenil. Em 15 de maio, a primeira, 4x0 em cima do Genova. Em 22 de maio, a segunda: 3x0 no Palermo. Em 29 de maio, a terceira, 3x2 contra a Sampdoria. Por fim, 12 de junho, 2x0 na Fiorentina. Os quatro rivais demonstrando profundo respeito, também escalaram suas equipes juvenis. Assim, o Torino atingira o seu principal objetivo e sagrou-se campeão dentro de campo. Um dos maiores responsáveis pelo sucesso daquela histórica equipe do Torino, sem dúvidas, foi o atacante Valentino Mazzola (agachado no centro da foto). Mas é impossível não citar por completo a maravilhosa formação de um dos melhores times que a Itália já viu em ação. Bacigalupo; Castigliano, Ballarin, Rigamonti e Loik; Menti e Ossola; Martelli, Gabeto, Moroso e Mazzola (todos na foto). Mazzola iniciou sua carreira no Torino em 1943, ano de pouca paz na Itália. Em meio à Segunda Guerra Mundial, logo em seu primeiro ano atuando pela equipe de Turim, Mazzola levou o scudetto. Na temporada 1946/47, além do título, faturou também a artilharia do campeonato, com 27 gols. Seu filho, Alessandro Mazzola, que sempre acompanhava o pai, deu continuidade ao legado da família sendo artilheiro do Campeonato Italiano de 1965. Foi mais longe, ganhou a Eurocopa de 1968 e foi vice-campeão Mundial em 1970, pela seleção italiana. Após dois anos amargando a Série B do Campeonato Italiano, o Torino retornou à Série A, marcando o retorno da tradição a disputa. A equipe em que já jogaram brasileiros como Muller, Júnior, Casagrande e André Cruz. Foram oito titulos italianos:1927/28, 42/43, 45/46, 46/47,. 47/48,.48/49.e.75/76. E cinco Copa da Itália: 1935/36, 42/43, 47/48, 67/68, 70/71, 92/93..REGISTRO: Vestindo camisas grenás, o alvi-negro Corinthians, prestou no mesmo dia do acidente esta comovente homenagem aos jogadores do Torino, num jogo contra a Portuguesa, no estádio do Pacaembu. 6a. feira próxima a 2a. matéria desta série: "A tragédia que envolveu o time do Manchester United".

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

BLOGTUR

OURO.PRETO:
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE
Destino certo para quem busca: diversão e cultura.

(Praça Tiradentes: ponto de encontro cultural em Ouro Preto)
É na região central de Minas Gerais que está localizada Ouro Preto, a cidade brasileira com um dos maiores e mais importantes acervos da arquitetura e da arte colonial do país. Tombada em 1980, pelo Patrimônio Histórico Mundial, a antiga capital da Província de Minas foi um dos primeiros lugares do mundo a receber o título concedido pela Unesco. Um passeio pelas suas íngremes e estreitas ladeiras - que ainda mantêm o calçamento original de pedras - fazem qualquer um entender o porquê da escolha. Ouro Preto é uma cidade de espírito jovem, com grande potencial turístico, históricoFestival de Inverno movimentam a cidade o ano inteiro, at
raindo visitantes dos quatro cantos do mundo.
Conhecer Ouro Preto exige fôlego. A melhor maneira de passear pela cidade é a pé, apesar de sua localização ser em uma região montanhosa e acidentada, com grandes subidas e descidas no caminho. Os pontos turísticos ficam espalhados pelos diversos distritos e são uma verdadeira aula de história. Percorrendo as ruas, pode-se visitar os casarões em que moraram o escultor Aleijadinho e os poetas inconfidentes Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Os museus de Ouro Preto merecem a atenção dos visitantes. A Casa dos Contos, por exemplo, que no passado chegou a servir de cárcere para os inconfidentes, abriga hoje o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, além de exposição didática sobre a mineração no Brasil colonial, entre outros temas. Já o Museu da Inconfidência foi criado com o intuito de preservar a memória da Inconfidência Mineira, principal frente de oposição e contestação às autoridades portuguesas no período do Brasil colonial. Em seus dois andares, reúne u
m acervo de peças que mostra a evolução social provocada pelo movimento.
Em Ouro Preto, as igrejas são atrações imperdíveis, mesmo para os turistas menos religiosos. Com altares banhados a ouro e esculturas trabalhadas por importantes artistas brasileiros, são verdadeiros templos da arte barroca. Muitas carregam obras de Aleijadinho, principal escultor, arquiteto e entalhador da época colonial do país, como a Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa de Ouro Preto. Ela é considerada a obra-prima do mineiro, que foi responsável pelo desenho geral do prédio, sua fachada, altares laterais e capela principal. Porém, não são só as igrejas e os museus que atraem e cultural. A arte sacra de Aleijadinho, o artesanato local, a típica comida mineira, festas tradicionais como o Carnaval e o turistas a Ouro Preto.

Todos os anos, o carnaval da cidade é um dos mais disputados do país. Jovens de todos os estados brasileiros lotam a Praça Tiradentes e as ladeiras em blocos e escolas de samba. Amanhã, e em todas as 6as.feiras, acompanhe a nova série: "Acidentes aéreos com grandes clubes mundiais".

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

ASTRONOMIA

PLUTÃO DEIXA DE SER O NOSSO NONO PLANETAPlutão continua despertando enorme interesse junto aos cientistas, tanto que uma Sonda não-tripulada, que já vinha sendo construida desde 2002, partiu no início deste ano, com o objetivo chegar a Plutão sómente em 2017. Os próximos anos prometem a um grupo de cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins uma aventura épica. Eles projetaram , construiram e operam a primeira sonda com destino a Plutão, o único integrante do Sistema Solar ainda não visitado por um artefato humano. A nave está carregando não só 416 quilos de equipamentos e combustível, mas a esperança de que muitas questões sejam afinal respondidas. A começar pela própria identidade de Plutão: planeta, asteróide, cometa? Quando encontrado em fevereiro de 1930 pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh (1906-1997), com base em cálculos astronômicos feitos por seu conterrâneo Percival Lowell (mais famoso por descobrir supostos canais artificiais na superfície de Marte, que hoje se sabe serem apenas ilusões de ótica), Plutão foi classificado como o nono planeta do Sistema Solar, até o ano passado quando junto com outros, foi incluido pela (IAU) no grupo dos planetas anões . Em fins de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) reduziu de nove para oito o número de planetas do nosso Sistema Solar. Plutão foi recusado como planeta devido à sua dimensão e órbita - muito diferente da dos demais astros do sistema. Os astrônomos decidiram que, a partir de agora, Xena, Ceres (candidatos a planetas) e Plutão fazem parte de um conjunto de astros batizados de "planetas-anões". Caronte continua com satélite de Plutão.

O cronograma de viagem é longo. Quatorze meses após a partida (ocorida neste início de 2007), a sonda estará se encontrando com Júpiter. Usando a atração gravitacional do planeta gigante como um estilingue, ela ganhará novo impulso em direção a Plutão. A previsão é chegar lá em 2017 ou, na pior das hipóteses, em 2018. Durante todo o caminho, o maquinário da nave deve permanecer em estado de hibernação. Só será ligado durante a passagem por Júpiter, quando coletará dados e fotos do planeta e de suas luas, e alguns dias a cada ano, quando será feita a verificação periódica de todos os sistemas.

Amanhã no Blogtur, tudo sobre a histórica cidade de Ouro Preto, e na 6a. feira, a primeira reportagem da série "As tragédias aéreas que vitimaram famosos clubes do futebol mundial".

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

TERRA LANÇA S.O.S - (Reportagem final)

ANÁLISE GERAL DOS AGENTES DA POLUIÇÃO
A camada de ozonio é uma região existente na atmosfera que filtra a radiação ultravioleta provinda do Sol. Devido processo de filtragem, os organismos da superfície terrestre ficam protegidos das radiações. A ozonosfera é formada pelo gás ozônio, que é constituído de moléculas de oxigênio que sofrem um rearranjo a partir da radiação ultravioleta que penetra na atmosfera. A exposição à radiação ultravioleta afeta o sistema imunológico, causa cataratas e aumenta a incidência de câncer de pele nos seres humanos, além de atingir outras espécies. A diminuição da camada de ozônio está ocorrendo devido ao aumento da concentração dos gases CFC (cloro-flúor-carbono) presentes no aerossol, em fluidos de refrigeração que poluem as camadas superiores da atmosfera atingindo a estratosfera. O cloro liberado pela radiação ultravioleta forma o cloro atômico, que reage ao entrar em contato com o ozônio, transformando-se em monóxido de cloro. A reação reduz o ozônio atmosférico aumentando a penetração das radiações ultra-violetas. As conseqüências econômicas e ecológicas da diminuição da camada de ozônio, além de causar o aumento da incidência do câncer de pele, podem gerar o desaparecimento de espécies animais e vegetais e causar mutações genéticas. Mesmo havendo incertezas sobre a magnitude desse fenômeno, em 1984 foi assinado um acordo internacional para diminuir as fontes geradoras do problema. As chuvas ácidas são precipitações na forma de água e neblina que contêm ácido nítrico e sulfúrico. Elas decorrem da queima de enormes quantidades de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, utilizados para a produção de energia nas refinarias e usinas termoelétricas, e também pelos veículos. Durante o processo de queima, milhares de toneladas de compostos de enxofre e óxido de nitrogênio são lançados na atmosfera, onde sofrem reações químicas e se transformam em ácido nítrico e sulfúrico.O dióxido de carbono reage reversivelmente com a água para formar um ácido fraco o ácido carbônico. No equilíbrio o pH desta solução é 5,6, assim a água é naturalmente ácida pelo dióxido de carbono. Qualquer chuva com pH abaixo de 5,6 é considerado excessivamente ácido. Dióxido de nitrogênio NO2 e dióxido de enxofre SO2 podem reagir com substâncias da atmosfera produzindo ácidos, estes gases podem se dissolver em gotas de chuva e em partículas de aerossóis e em condições favoráveis precipitarem-se em chuva ou neve. Dióxido de nitrogênio pode se transformar em ácido nítrico e em ácido nitroso e dióxido de enxofre pode se transformar em ácido sulfúrico e ácido sulfuroso. Amostras de gelo da Groelândia datadas de 1900 mostram a presença de sulfatos e nitratos , o que indica que já em 1900 tínhamos a chuva ácida. O pior de tudo é que a chuva ácida pode se formar em locais distantes da produção de óxidos de enxofre e nitrogênio A chuva ácida é um grande problema da atualidade porque anualmente grandes quantidades de óxidos ácidos são formados pela atividade humana e colocados na atmosfera. Quando uma precipitação (chuva) ácida cai em um local que não pode tolerar a acidez anormal, sérios problemas ambientais podem ocorrer. Em algumas áreas dos Estados Unidos o pH da chuva já chegou a 1,5 em (West Virginia). Como já percebemos chuva e neve ácidas não conhecem fronteiras, poluição de um país pode causar chuva ácida em outro , como o Canadá que sofre com a poluição dos EUA. A extensão dos problemas da chuva ácida pode ser visto pelos lagos sem peixes, árvores mortas , construções e obras de arte feitas a partir de rochas destruídas irreversivelmente A chuva ácida pode causar perturbações nos estômatos das folhas das árvores causando um aumento de transpiração e deixando a árvore deficiente de água , a chuva ácida pode acidificar o solo, danificar raízes aéreas e assim diminuir a quantidade de nutrientes transportada, a chuva ácida pode carregar minerais importantes do solo, como fazer o solo guardar minerais de efeito tóxico, como íons de metais. Estes íons tóxicos não causavam problemas, pois são naturalmente insolúveis em água no pH normal da chuva, com o aumento de pH pode-se aumentar a solubilidade de muitos minerais . Por exemplo, os prótons da chuva ácida podem reagir com o insolúvel hidróxido de alumínio encontrado no solo, gerando íons alumínio que podem ser capturados pelas raízes das plantas. A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo. Este problema tem se acentuado nos países industrializados, principalmente nos que estão em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rússia, China, México e Índia. A setor industrial destes países tem crescido muito, porém de forma desregulada, agredindo o meio ambiente. Nas décadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubatão, litoral de São Paulo, a chuva ácida provocou muitos danos ao meio ambiente e ao ser humano. Os ácidos poluentes jogados no ar pelas indústrias, estavam gerando muitos problemas de saúde na população da cidade. Foram relatados casos de crianças que nasciam sem cérebro ou com outros defeitos físicos. A chuva ácida também provocou desmatamentos significativos na Mata Atlântica da Serra do Mar. As conseqüências da chuva ácida para a população humana, podem ser econômicas, sociais ou ambientais. Tais consequencias são observáveis principalmente em grandes áreas urbanas, onde ocorrem patologias que afetam o sistema respiratório e sistema cardiovascular, e além disso, causam destruição de edificações e monumentos, através da corrosão pela reãção com ácidos. Porém, nada impede que as conseguencias de tais chuvas cheguem a locais muito distantes do foco gerador, devido ao movimento das massas de ar, que são capazes de levar os poluentes para muito longe. Estima-se que as chuvas ácidas contribuam para a devastação de florestas e lagos, sobretudo aqueles situados nas zonas temperadas acídas. A perda da biodiversidade está intimamente ligada ao intenso desmatamento de florestas e à poluição ocasionada pelas queimadas. As madeireiras, que retiram de forma predatória, sem promover programas de reflorestamento, principalmente nos países do hemisfério sul, onde se situam as florestas tropicais e os grandes projetos agropecuários baseados na monocultura e na criação de gado são os principais causadores do desmatamento. Segundo dados de órgãos ligados às Nações Unidas, aproximadamente 50% das florestas tropicais do planeta já foram perdidos. A redução dessas áreas, nas mais diversas regiões, apresenta riscos significativos para o principal banco genético da Terra. As formas inadequadas de aproveitamento econômico das florestas têm levado à esterilização dos solos, alterações climáticas, tal como o aparecimento de secas prolongadas, e ao aumento de catástrofes naturais, como furacões e enchentes. No Protocolo de Montreal, 27 países signatários se comprometeram a reduzir ou eliminar o consumo de CFC até ao ano 2000, o que, até hoje, ainda não aconteceu na proporção desejada, apesar de já haver tecnologia disponível para substituir os gases presentes nos aerossóis, em fluidos de refrigeração e nos solventes.
A partir da próxima 5a.feira, acompanhe a nova série: "Acidentes aéreos que vitimaram grandes clubes do futebol mundial".
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */