A sonda "Mars Reconnaissance Orbiter" da Nasa proporcionou novas provas da existência de água no remoto passado de Marte, revelou um estudo divulgado pela revista "Science". A existência pregressa de água em Marte foi constatada pelos veículos exploradores "Spirit" e "Opportunity" em 2.003 pouco após sua descida no planeta. Segundo o estudo, as novas provas são constituídas por fotografias coloridas tiradas pela câmara de alta resolução da "Mars Reconnaissance Orbiter" que mostram dezenas de camadas rochosas de diferentes tons e cortadas por dunas escuras. As imagens indicam nessas camadas uma série de fraturas rodeadas pelo que a Nasa qualifica como "halos" de rocha de tons claros. Segundo os pesquisadores da agência espacial, os "halos" constituem a mais clara evidência do fluxo de líquidos na camada rochosa. Os minerais nesse fluido atuaram como cimento que resistiu a erosão do vento e a rocha é agora um registro de atividade hidrológica, onde poderia ser investigado se houve algum lugar "habitável" no passado marciano, assinalam. Segundo Chris Okubo, autor principal do estudo e investigador do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, as imagens sugerem que os fluidos subterrâneos (provavelmente água, dióxido de carbono líquido ou uma combinação de ambos) fluíram de maneira abundante no canal "Candor Chasma" da região ocidental de Marte. Esse canal faz parte do vale chamado "Vales Marineris" e é o maior acidente geológico no sistema solar, incluindo o canal do Colorado, nos Estados Unidos. Uma vez formados, esses acidentes passaram a ser a bacia pela qual fluíram líquidos provenientes de um reservatório subterrâneo, manifestou. Segundo Alfred McEwen, professor de ciências planetárias da Universidade da Califórnia, é provável que o fluido tenha sido água, um ingrediente principal de qualquer cenário de vida, passada ou presente, em Marte. A análise direta da composição química da rocha mediante as operações de futuros veículos exploradores em Marte ajudará a confirmar isso, assinalou.
quinta-feira, abril 12, 2007
ASTRONOMIA (Marte)
A sonda "Mars Reconnaissance Orbiter" da Nasa proporcionou novas provas da existência de água no remoto passado de Marte, revelou um estudo divulgado pela revista "Science". A existência pregressa de água em Marte foi constatada pelos veículos exploradores "Spirit" e "Opportunity" em 2.003 pouco após sua descida no planeta. Segundo o estudo, as novas provas são constituídas por fotografias coloridas tiradas pela câmara de alta resolução da "Mars Reconnaissance Orbiter" que mostram dezenas de camadas rochosas de diferentes tons e cortadas por dunas escuras. As imagens indicam nessas camadas uma série de fraturas rodeadas pelo que a Nasa qualifica como "halos" de rocha de tons claros. Segundo os pesquisadores da agência espacial, os "halos" constituem a mais clara evidência do fluxo de líquidos na camada rochosa. Os minerais nesse fluido atuaram como cimento que resistiu a erosão do vento e a rocha é agora um registro de atividade hidrológica, onde poderia ser investigado se houve algum lugar "habitável" no passado marciano, assinalam. Segundo Chris Okubo, autor principal do estudo e investigador do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, as imagens sugerem que os fluidos subterrâneos (provavelmente água, dióxido de carbono líquido ou uma combinação de ambos) fluíram de maneira abundante no canal "Candor Chasma" da região ocidental de Marte. Esse canal faz parte do vale chamado "Vales Marineris" e é o maior acidente geológico no sistema solar, incluindo o canal do Colorado, nos Estados Unidos. Uma vez formados, esses acidentes passaram a ser a bacia pela qual fluíram líquidos provenientes de um reservatório subterrâneo, manifestou. Segundo Alfred McEwen, professor de ciências planetárias da Universidade da Califórnia, é provável que o fluido tenha sido água, um ingrediente principal de qualquer cenário de vida, passada ou presente, em Marte. A análise direta da composição química da rocha mediante as operações de futuros veículos exploradores em Marte ajudará a confirmar isso, assinalou.
segunda-feira, abril 09, 2007
SINAIS DOS TEMPOS...
Cada vez que se fala em aquecimento global, a situação vai ficando mais desesperadora para a humanidade. Um recente pronunciamento feito pelo presidente do "Painel Intergovernamental" - (IPCC orgão ligado à ONU - sobre as mudanças climáticas (IPCC, vai deixando o mundo ainda mais apreensivo.
De acordo com o cientista Rajendra Pachauri, a União Européia (UE) não conseguirá atingir o objetivo de controlar o aumento da temperatura até o limite de 2° C. Este, segundo o relatório do IPCC, é o máximo para evitar que o clima se torne uma gravíssima ameaça à vida do planeta. O documento divulgado em fevereiro último pelo Painel, baseado em estudo realizado por 2.500 cientistas, previu, que as temperaturas a terra aumentarão até 4° C, até o final deste século. Pachauri disse que, desde a Revolução Industrial, no século 19, já houve uma subida de 0,7°C e continuará aumentando 0,1°C (por década) se forem mantidos os níveis de emissões de gases do efeito estufa.
sábado, abril 07, 2007
FIM DE SEMANA
Março-- (dias 14/15): "Thundebirds"; (21/22): "Asas de Portugal";
quarta-feira, abril 04, 2007
REPÓRTER ESPECIAL (Londres)
segunda-feira, abril 02, 2007
PELOS CAMINHOS DA AVENTURA (Everest)
O projeto K2, é a segunda maior montanha do mundo e está situado no norte do Paquistão, num maciço de montanhas que se chama Karakorum, a porção ocidental e mais selvagem do Himalaia. Até hoje, apenas 185 homens conseguiram chegar no alto dos seus 8.611 metros de altitude e 54 morreram durante as tentativas, o que o leva a ter o apelido nada agradável de "Montanha da Morte" e também a ser considerado a montanha mais perigosa e difícil de ser escalada do mundo. Fica mais fácil entender o perigo e a dificuldade de uma escalada ao K2 ao compará-lo com o próprio Everest, apenas 237 metros mais alto. No topo da maior montanha do mundo já estiveram mais de mil pessoas, sendo a média de uma morte para cada oito êxitos. E enquanto a cada ano pelo menos 400 pessoas tentam escalar o Everest, apenas cerca de 20 ou 30 alpinistas desafiam o K-2."Eu fiquei sabendo da existência do K2 em 1989, (disse Waldemar) pouco antes da minha segunda escalada do Aconcágua. Ao passar por Buenos Aires, encontrei uma livraria repleta de livros de alpinismo e comprei vários deles. Em um deles eu leria: "O K2 é um lugar esquecido e amaldiçoado por Deus". Após a tentativa frustrada de 1991, felizmente consegui escalar o Everest em 1995. Como já havia o desejo de escalar o Mc Kinley no Alasca, o Vinson na Antártida e o Kilimanjaro na África, decidi então completar os Sete Cumes do Mundo, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, colocando também como objetivos do mesmo projeto a escalada do Elbrus na Rússia e do Carstensz na Ilha de Nova Guiné. Foi justamente com a escalada do Cartensz que finalizei os Sete Cumes, em setembro de 1997, e quando também resolvi revelar o meu desejo de escalar o K2, desejo que já estava amadurecendo desde 1995, quando eu e meu amigo italiano Abele Blanc decidimos que um dia iríamos juntos enfrentar esta grande montanha. Naquela época, mesmo havendo acabado de escalar o Everest, eu jamais poderia enfrentar o K2, eu sabia que para escalar a montanha mais difícil e perigosa do mundo eu não tinha ainda experiência suficiente. Foi assim que surgiu o "Projeto K2", ou seja, como Abele queria escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, e como fatalmente eu precisava adquirir mais experiência em montanhas com mais de 8 mil metros, resolvemos escalar algumas dessas montanhas juntos antes de enfrentar o K2. .
sexta-feira, março 30, 2007
Série: ACIDENTES COM CLUBES (final)
Amanhã, os Red Arrows, estarão voando aqui no "BloG+G" comemorando a nova série: "Os maiores ases da acrobacia mundial"
sexta-feira, março 23, 2007
Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (4a.)
A esperança de renovação e de dias melhores para o futebol peruano, porém, se encerrou de forma rápida, breve e trágica. No dia 8 de dezembro de 1987, o Alianza estava na cidade de Pucallpa, onde disputava mais uma partida pelo Campeonato Peruano, competição que liderava naquele momento. Seguindo a regularidade da temporada, o time saiu de campo vencedor, 1 x 0. A última vitória da precoce carreira daqueles atletas.
No retorno à capital, poucos minutos antes de aterrizar no Aeroporto Internacional Jorge Chavez, o avião Fokker da Marinha de Guerra do Peru, apresentou problemas e caiu no Mar de Ventanilla. Apenas o piloto sobreviveu. Perderam a vida todos os jogadores, comissão técnica, alguns torcedores, árbitros e a tripulação. A tragédia comoveu o país. E também os sobreviventes. Escaparam da morte Juan Reynoso, Richard Garrido, Javier Castillo, Benjamin "Colibri" Rodriguez e César Espino, todos integrantes do time titular, mas que, por motivo de contusão ou suspensão, não participaram da partida.
No ano seguinte, o público pernambucano pôde conhecer de perto o que sobrou do Alianza Lima. A equipe estava no mesmo grupo que o Sport, na Copa Libertadores da América. Ex-sensação do futebol peruano, o time azul e branco estava desmantelado. Primeiro, o Leão venceu no Peru, 1 x 0, gol de falta de Betão; depois, goleou o adversário, na Ilha do Retiro, por 5 x 0. Esperança do país, o Alianza encerrou sua participação na competição continental em último lugar eu sua chave, apesar da animação dos jogadores atuais
O acidente causou uma reviravolta no futebol peruano. Em termos práticos, o futebol do país ainda não se recuperou da tragédia. Jamais as equipes peruanas conseguiram maior destaque nas competições sul-americanas. O Alianza é um nome quase desconhecido para as novas gerações - que viram o Sporting Cristal se tornar o principal representante do futebol peruano.
Na próxima 6a.feira (30) encerrando a série: "Acidentes com grandes clubes de futebol", o focalizado será o Corinthians, que quase perdeu todos seus craques em acidente aéreo na cidade de Quito-Equador, em 1996.
sexta-feira, março 16, 2007
Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (3a.)
Naquele tempo, a VASP pertencia ao Governo de São Paulo e, para a imprensa, o acidente, só teria repercussão mundial, se acontecesse com o pessoal do Santos a bordo. Esse “quase” é um pequeno detalhe que só poderia interessar à curiosos jornalistas como eu. Para que alardear um fato que apenas, poderia ter sido mais grave? E que só não aconteceu porque uma das turbinas deixou para explodir três minutos mais tarde, quando Pelé e seus companheiros, e os demais passageiros já haviam desembarcado no Aeroporto de Congonhas. Como o nome do clube é Santos, certamente, contou com a ajuda de todos os Santos, e acabou se safando dessa. Um sargento da FAB, me deu essas informações no local da queda, mas pediu para eu não revelar o nome dele. Dois dias depois, encontrei na pensão no bairro do Aeroporto o amigo Cintra, também piloto de Viscount, na VASP, confirmou todos os pormenores que estão sendo narrados nesta 3a. matéria da série que faz ressurgir os acidentes e quase acidentes, que envolveram grandes clubes do futebol mundial.
sábado, março 10, 2007
FIM DE SEMANA: -O mundo das Artes-- (S e D)
Estará em AMPARO nos dias 23 A 26 de março
Os artistas devem ser inspirados por Deus. Desde quando Deus criou o mundo, passaria muito tempo até que fosse inventada a primeira máquina fotográfica, e assim mesmo em branco e preto. Com certeza foi nesse momento, que Deus criou o artista plástico para registrar a beleza e as cores da natureza. E mesmo quando o artista retrata a pobresa, ele consegue transformar o feio numa bela obra, que passa a ornamentar muitos locais requintados! Quando se pensa em quadros de flores como os que estão emoldurando o nosso blog, é como se a artista as tirasse do vaso ou da terra e as colocasse diretamente na própria tela. Por isso, sou obrigado a acreditar que todo artista é um ser especial. Alguns são mais sensíveis e talentosos, como a artista plástica Maria Gilka que emoldura pela segunda vez o espaço deste blog. Pena que ele seja tão pequeno, a ponto de nos impedir de mostrar todo o grandioso talento desta artista renomada, que já exibiu suas obras em importantes salões do Brasil e do Exterior, nos quais, ganhou impotantes medalhas e homenagens que sempre fieram justiça a sua imensurável criatividade! A artista plástica Maria Gilka mais uma homenagem do Blog: "Arquivos de um Repórter".
sexta-feira, março 09, 2007
Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (2a.)
Até hoje a tragédia não foi esquecida. No aeroporto de Riem foi construído um grande memorial e várias homenagens ocorreram no aniversário de 40 anos do acidente, em 1998. A mais bonita aconteceu no estádio Old Trafford, no dia 7 de fevereiro, antes do jogo entre Manchester United e Bolton. Mais de 50 mil pessoas fizeram um minutos de silêncio. Bobby Charlton, um dos sobreviventes que depois se tornaria um dos maiores jogadores da história da Inglaterra, não conseguiu segurar a emoção. No mesmo ano, o destino pregou uma peça nos ingleses. O Manchester foi à cidade de Munique enfrentar, pela Copa dos Campeões, o Bayern Munich, no dia 30 de setembro. O jogo terminou empatado por 2 a 2 e a dor voltou ao coração dos ingleses.
sexta-feira, março 02, 2007
GRANDES EVENTOS: -- O aniversário do Rio --
E olha que o Rio de Janeiro está ficando cada vez mais importante. O Rio está sendo cotado para ser uma das sete maravilhas do mundo, em uma disputa acirrada que será desvendada no dia 7 de julho em Portugal. Isso sem falar no título de cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos 2007.
Freqüentada por pessoas de todas as partes do mundo, a cidade reserva para seus visitantes, uma série de atrações que agrada a gregos e troianos. O vasto roteiro de atividades e estabelecimentos ainda é o chamariz do local como ponto de referência de turismo. Participe durante esta semana de um roteiro completo para conhecer mais um pouco a Cidade Maravilhosa!
segunda-feira, fevereiro 26, 2007
MUNDO ANIMAL (Maior Lula)
Esta Lula adulta colossal foi encontrada por pescador neo-zelandês na região da Antártida. Com aproximadamente 450kg e 10 m de comprimento, ela é 150kg mais pesada que a maior encontrada anteriormente
Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus.
O molusco adulto, da espécie "Mesonychoteuthis hamiltoni" ("lula colossal" é o nome popular) foi apanhado em águas profundas, já na região da Antártida, disse na última quinta-feira o ministro neozelandês da Pesca, Jim Anderton.
A lula permanecia viva ao ser capturada, devorando um peixe que havia sido fisgado pela tripulação, disse o ministro em nota.
"A lula estava quase morta ao chegar à superfície, e o cuidadoso trabalho da tripulação foi essencial para colocar esse espécime a bordo em boas condições," afirmou o ministro.
"A tripulação parou de içar a linha durante duas horas, enquanto a lula era conduzida até uma rede de carga e puxada para bordo", acrescentou.
A lula foi congelada no navio e levada à Nova Zelândia para investigações científicas.
A "lula colossal" é uma das criaturas mais misteriosas das profundezas oceânicas, atingindo até 14 metros de comprimento. Segundo Anderton, o animal será fotografado, medido, registrado e preservado intacto, depois de ter amostras de tecido retiradas.
Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus.
sábado, fevereiro 24, 2007
ARQUIVO ESPECIAL -- Fim de Semana --
Este Concorde da British Airways deixa nos céus um rastro de adeus, compartilhado pela fumaça do esquadrão "Red Arrows" (as Setas Vermelhas), da Real Força Aérea Inglesa.
As duas empresas, que operavam o Concorde, British Airways e Air France, justificaram a medida alegando a baixa demanda de passageiros e os altos custos de manutenção.
“Nunca um objeto tão bonito foi desenhado e construído pelo homem”, disse o presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta. “Este avião vai continuar vivendo na nossa imaginação.”
Quando o Concorde (foto) aterrissou pela última vez em 2003, além de ter deixado um rastro de saudade, também deixou um retrocesso na história da aviação mundial! O menor tempo de vôo que ele registrou entre Nova York e Londres, foi de 2h e 52m, e entre Paris e Rio de Janeiro, em 5h e 50m, enquanto que um Boeing leva atualmente 12h.
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (1a.)
O TORINO é um time com um passado que mistura glória e tragédia. Um passado que remete à temporada de de 1948/49, da Série A do Campeonato Italiano. A rodada era a de número 34. O Torino liderava a competição com quatro pontos de vantagem sobre a Internazionale de Milão, faltando quatro jogos para o término do Campeonato. Como na época a vitória valia dois pontos, oito ainda estavam em jogo. O DIA DA GRANDE TRAGÉDIA: Em 4 de maio de 1949, há lagumas milhas de Turim, sob forte nevoeiro, aconteceu a tragédia que marcaria para sempre a história do futebol italiano e mundial, o avião que transportava a delegação do Torino de volta à Italia, após um amistoso contra o Benfica em Portugal chocou-se contra uma das torres da basílica de Turim de Superga, a 600 metros de altura. Não houve sobreviventes. No mesmo dia a Liga declarou a equipe grená campeã nacional. Seria, então, o quinto scudetto (título de campeão italiano) consecutivo do time. UM POUCO DA GLORIOSA HISTÓRIA DO TORINO: Considerado a melhor equipe da Europa durante uma década e a base da Azurra, os dirigentes não aceitaram tal proposta: queriam conquistar o título em campo, jogando. Para honrar aos 18 jogadores mortos na tragédia, o Torino disputou as quatro partidas restantes com a equipe juvenil. Em 15 de maio, a primeira, 4x0 em cima do Genova. Em 22 de maio, a segunda: 3x0 no Palermo. Em 29 de maio, a terceira, 3x2 contra a Sampdoria. Por fim, 12 de junho, 2x0 na Fiorentina. Os quatro rivais demonstrando profundo respeito, também escalaram suas equipes juvenis. Assim, o Torino atingira o seu principal objetivo e sagrou-se campeão dentro de campo. Um dos maiores responsáveis pelo sucesso daquela histórica equipe do Torino, sem dúvidas, foi o atacante Valentino Mazzola (agachado no centro da foto). Mas é impossível não citar por completo a maravilhosa formação de um dos melhores times que a Itália já viu em ação. Bacigalupo; Castigliano, Ballarin, Rigamonti e Loik; Menti e Ossola; Martelli, Gabeto, Moroso e Mazzola (todos na foto). Mazzola iniciou sua carreira no Torino em 1943, ano de pouca paz na Itália. Em meio à Segunda Guerra Mundial, logo em seu primeiro ano atuando pela equipe de Turim, Mazzola levou o scudetto. Na temporada 1946/47, além do título, faturou também a artilharia do campeonato, com 27 gols. Seu filho, Alessandro Mazzola, que sempre acompanhava o pai, deu continuidade ao legado da família sendo artilheiro do Campeonato Italiano de 1965. Foi mais longe, ganhou a Eurocopa de 1968 e foi vice-campeão Mundial em 1970, pela seleção italiana. Após dois anos amargando a Série B do Campeonato Italiano, o Torino retornou à Série A, marcando o retorno da tradição a disputa. A equipe em que já jogaram brasileiros como Muller, Júnior, Casagrande e André Cruz. Foram oito titulos italianos:1927/28, 42/43, 45/46, 46/47,. 47/48,.48/49.e.75/76. E cinco Copa da Itália: 1935/36, 42/43, 47/48, 67/68, 70/71, 92/93..REGISTRO: Vestindo camisas grenás, o alvi-negro Corinthians, prestou no mesmo dia do acidente esta comovente homenagem aos jogadores do Torino, num jogo contra a Portuguesa, no estádio do Pacaembu. 6a. feira próxima a 2a. matéria desta série: "A tragédia que envolveu o time do Manchester United".
quinta-feira, fevereiro 22, 2007
BLOGTUR
Destino certo para quem busca: diversão e cultura.
(Praça Tiradentes: ponto de encontro cultural em Ouro Preto)
É na região central de Minas Gerais que está localizada Ouro Preto, a cidade brasileira com um dos maiores e mais importantes acervos da arquitetura e da arte colonial do país. Tombada em 1980, pelo Patrimônio Histórico Mundial, a antiga capital da Província de Minas foi um dos primeiros lugares do mundo a receber o título concedido pela Unesco. Um passeio pelas suas íngremes e estreitas ladeiras - que ainda mantêm o calçamento original de pedras - fazem qualquer um entender o porquê da escolha. Ouro Preto é uma cidade de espírito jovem, com grande potencial turístico, históricoFestival de Inverno movimentam a cidade o ano inteiro, atraindo visitantes dos quatro cantos do mundo.
Conhecer Ouro Preto exige fôlego. A melhor maneira de passear pela cidade é a pé, apesar de sua localização ser em uma região montanhosa e acidentada, com grandes subidas e descidas no caminho. Os pontos turísticos ficam espalhados pelos diversos distritos e são uma verdadeira aula de história. Percorrendo as ruas, pode-se visitar os casarões em que moraram o escultor Aleijadinho e os poetas inconfidentes Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Os museus de Ouro Preto merecem a atenção dos visitantes. A Casa dos Contos, por exemplo, que no passado chegou a servir de cárcere para os inconfidentes, abriga hoje o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, além de exposição didática sobre a mineração no Brasil colonial, entre outros temas. Já o Museu da Inconfidência foi criado com o intuito de preservar a memória da Inconfidência Mineira, principal frente de oposição e contestação às autoridades portuguesas no período do Brasil colonial. Em seus dois andares, reúne um acervo de peças que mostra a evolução social provocada pelo movimento.
Em Ouro Preto, as igrejas são atrações imperdíveis, mesmo para os turistas menos religiosos. Com altares banhados a ouro e esculturas trabalhadas por importantes artistas brasileiros, são verdadeiros templos da arte barroca. Muitas carregam obras de Aleijadinho, principal escultor, arquiteto e entalhador da época colonial do país, como a Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa de Ouro Preto. Ela é considerada a obra-prima do mineiro, que foi responsável pelo desenho geral do prédio, sua fachada, altares laterais e capela principal. Porém, não são só as igrejas e os museus que atraem e cultural. A arte sacra de Aleijadinho, o artesanato local, a típica comida mineira, festas tradicionais como o Carnaval e o turistas a Ouro Preto.
Todos os anos, o carnaval da cidade é um dos mais disputados do país. Jovens de todos os estados brasileiros lotam a Praça Tiradentes e as ladeiras em blocos e escolas de samba. Amanhã, e em todas as 6as.feiras, acompanhe a nova série: "Acidentes aéreos com grandes clubes mundiais".
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
ASTRONOMIA
O cronograma de viagem é longo. Quatorze meses após a partida (ocorida neste início de 2007), a sonda estará se encontrando com Júpiter. Usando a atração gravitacional do planeta gigante como um estilingue, ela ganhará novo impulso em direção a Plutão. A previsão é chegar lá em 2017 ou, na pior das hipóteses, em 2018. Durante todo o caminho, o maquinário da nave deve permanecer em estado de hibernação. Só será ligado durante a passagem por Júpiter, quando coletará dados e fotos do planeta e de suas luas, e alguns dias a cada ano, quando será feita a verificação periódica de todos os sistemas.
Amanhã no Blogtur, tudo sobre a histórica cidade de Ouro Preto, e na 6a. feira, a primeira reportagem da série "As tragédias aéreas que vitimaram famosos clubes do futebol mundial".