/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 19, 2007

MARAVILHAS DA NATUREZA - (Chapada Diamantina)

CHAPADA DIAMANTINA
Vista do moro Pai Inácio, Chapada Diamantina (BA), a Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do Estado brasileiro de Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a
Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1.958 metros.
Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam, a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em
Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas.
Parque Nacional da Chapada Diamantina
Vale do Paty: O Parque Nacional foi criado em 1985 por decreto federal, abrangendo uma área de 152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê. Localiza-se entre as coordenadas geográficas 41º35’-41º15’ de Longitude Oeste e 12º25’-13º20’ de Latitude Sul. O turismo ecológico consciente dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer que preserva a natureza.
Características: As rochas da Chapada Diamantina fazem parte da unidade geológica conhecida como Supergrupo Espinhaço, que tomou este nome por ocorrer na
serra do Espinhaço, no estado de Minas Gerais. Apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1.200m acima do nível do mar. As serras que compõem a Chapada Diamantina abrangem uma área aproximada de 38.000 km² e são as divisoras de águas entre a bacia do rio São Francisco (rios S. Onofre, Paramirim) e os rios que deságuam diretamente no oceano Atlântico, como os rios de Contas e Paraguaçu. Nesta cadeia de serras são encontrados os picos mais altos da Bahia, sendo o pico do Barbado com 2.033m, o ponto culminante de todo o nordeste.
O surgimento: A Chapada Diamantina nem sempre foi uma imponente cadeia de serras. Há cerca de um bilhão e setecentos milhões de anos atrás, iniciou-se a formação da bacia sedimentar do Espinhaço, a partir de uma série de extensas depressões que foram preenchidas com materiais expelidos de vulcões, areias sopradas pelo vento e cascalhos caídos de suas bordas. Sobre essas depressões depositaram-se sedimentos em uma região em forma de bacia, sob a influencia de rios, ventos e mares. Posteriormente, rios, ventos e chuvas desempenharam o papel de agentes modificadores daqueles sedimentos já então transformados em rocha e dobrados ou fraturados, formando a paisagem atual. As inúmeras camadas de arenitos, conglomerados, e calcários, hoje expostas na Chapada Diamantina, representam os depósitos sedimentares primitivos; a paisagem atual é o produto das atividades daqueles agentes ao longo do tempo geológico. Nas ruas e calçadas das cidades da Chapada Diamantina, lajes de superfícies onduladas revelam a ação dos ventos e das águas que passavam sobre areais antigos.

sexta-feira, abril 13, 2007

PELOS CAMINHOS DA AVENTURA

DE MOTO UMA AVENTURA DE POLO A POLO
Mostrando muito espirito de aventura Carlos Martins, Amorim, Casimiro e Rodrigues, filiados ao Clube Bigtrails de motociclismo de Lisboa realizaram com sucesso esta aventura que os levou a visitar um grande número países de quatro Continentes, cujo roteiro foi elaborado e cumprido em quatro etapas distintas. No dia 1º de abril teve início a aventura quando quatro poderosas motocicletas partiram de Lisboa com destino ao Cabo Norte na Noruega em pleno circulo polar Ártico. Depois a expedição seguiu pela costa do Atlântico Norte recortando o fiordes característicos desta região, seguindo depois pelo norte da Finlândia e pelas intermináveis florestas de cedros do Interior da Suécia até ao mar Báltico. As auto-estradas da Europa central rapidamente levaram a expedição pela Dinamarca, Alemanha, Holanda, França e Espanha até ao Mediterrâneo. A entrada na Africa se deu pelo Marrocos, depois da travessia do estreito de Gibraltar, onde uma drástica mudança de ambiente e cultura marcaram a segunda parte da expedição. Com a travessia da cordilheira do Atlas chegaram ao Sahara e as suas famosas dunas. Esta foi uma das etapas mais difíceis da expedição, sem estradas e por zonas onde o GPS era a única referência, além da necessidade de ultrapassar as dunas do maior deserto do planeta para chegar às savanas da Africa Central. Seguindo pelo Sahara Ocidental cruzando o trópico de câncer e pela Mauritânia (uma rota já realizada de moto pelo autor) chegarám ao rio Senegal que marca a fronteira entre a Africa Islâmica e a Africa Negra. O deserto dá lugar à savana, às pistas de pó vermelho e a aldeias paradas no tempo. O desafio seguinte chamava-se Gambia onde as florestas tropicais úmidas acrescentaram algumas dificuldades. Guiné-Bissau foi o ponto final desta etapa da expedição, com direito a uma visita ao arquipélago dos Bijagós e para retemperar forças para a segunda metade da expedição na América do Sul. O Mar das Caraíbas marcou o início da etapa que atravessou toda a América do Sul. Partindo de Caracas e seguindo sempre pelo interior da Venezuela a expedição avançou pela floresta Amazônica cruzando várias reservas indígenas que naquela região estão distribuídas pela Venezuela, Guiana e Brasil. Um dos pontos altos desta etapa foi a travessia da Trans-amazônica, uma estrada permanentemente em construção e invadida pela floresta. Já no coração da Amazónia, em Manaus, onde o rio Amazonas é a única via de circulação a expedição embarcou num navio para uma viagem de quatro dias para chegar à foz do maior rio do planeta,à cidade de Belém do Pará. Já na costa do Brasil a expedição seguiu para o sul cruzando todo o nordeste e sudeste passando por locais tão emblemáticos como Salvador, Porto Seguro, Ouro Preto e Petrópolis até chegar à cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Retemperando as forças no Rio de Janeiro, a ordem foi rumar para o Oeste na direcção do Oceano Pacifico e do Chile. Mas para chegar lá foi indispensável atravessar todo o continente. Primeiro o Sul do Brasil, o Pantanal e a famosa Transpantaneira, onde o tempo necessário para atravessar as 248 pontes de madeira precárias permitiu desfrutar a vida selvagem desse local exuberante. Depois as cataratas do Iguaçu, as florestas do Paraguai, a Argentina e finalmente o ponto mais altos da expedição, a Cordilheira dos Andes. Esta Cordilheira se estende por milhares de quilómetros tem algumas das estradas mais perigosas do mundo e a sua elevada altitude chega a criar problemas respiratórios a quem ousa atravessá-la. Um desafio que foi necessário superar e ser premiado pela chegada ao Chile e ao Pacifico. A famosa estrada Pan-Americana orientou a expedição de novo para Sul e de novo para a Argentina onde as vastas planícies desérticas da Patagónia foram a única paisagem visível durante vários dias. Os primeiros glaciares das Cordilheiras da Patagônia marcaram o retorno a latitudes extremas e a famosa “ruta 40” guiou a expedição à “Terra do Fogo” e a Ushuaia, o local mais austral do Planeta. O regresso ao Brasil foi efetuado pela costa Atlântica da Argentina e Uruguai até terminar no Rio de Janeiro, onde motos e pilotos embarcaran num avião de volta à Lisboa.

quinta-feira, abril 12, 2007

ASTRONOMIA (Marte)

JÀ HOUVE VIDA EM MARTE?Esta foto divulgada recentemente pela Nasa mostra evidência de fluxo de líquidos na camada rechosa de Marte no passado, o que reforçou suspeitas de que houve vida no planeta.
A sonda "Mars Reconnaissance Orbiter" da Nasa proporcionou novas provas da existência de água no remoto passado de Marte, revelou um estudo divulgado pela revista "Science". A existência pregressa de água em Marte foi constatada pelos veículos exploradores "Spirit" e "Opportunity" em 2.003 pouco após sua descida no planeta. Segundo o estudo, as novas provas são constituídas por fotografias coloridas tiradas pela câmara de alta resolução da "Mars Reconnaissance Orbiter" que mostram dezenas de camadas rochosas de diferentes tons e cortadas por dunas escuras. As imagens indicam nessas camadas uma série de fraturas rodeadas pelo que a Nasa qualifica como "halos" de rocha de tons claros. Segundo os pesquisadores da agência espacial, os "halos" constituem a mais clara evidência do fluxo de líquidos na camada rochosa. Os minerais nesse fluido atuaram como cimento que resistiu a erosão do vento e a rocha é agora um registro de atividade hidrológica, onde poderia ser investigado se houve algum lugar "habitável" no passado marciano, assinalam. Segundo Chris Okubo, autor principal do estudo e investigador do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, as imagens sugerem que os fluidos subterrâneos (provavelmente água, dióxido de carbono líquido ou uma combinação de ambos) fluíram de maneira abundante no canal "Candor Chasma" da região ocidental de Marte. Esse canal faz parte do vale chamado "Vales Marineris" e é o maior acidente geológico no sistema solar, incluindo o canal do Colorado, nos Estados Unidos. Uma vez formados, esses acidentes passaram a ser a bacia pela qual fluíram líquidos provenientes de um reservatório subterrâneo, manifestou. Segundo Alfred McEwen, professor de ciências planetárias da Universidade da Califórnia, é provável que o fluido tenha sido água, um ingrediente principal de qualquer cenário de vida, passada ou presente, em Marte. A análise direta da composição química da rocha mediante as operações de futuros veículos exploradores em Marte ajudará a confirmar isso, assinalou.
FIM DE SEMANA – Após o término da série “BloG+G”, que homenageia os 10 maiores esquadrões de acrobacias aéreas do mundo, iniciaremos outra série fascinante para enriquecer ainda mais a sua coleção: “BloG+Gol” apresentando ilustrações e história das 18 Copas Mundiais até hoje disputadas!!!

segunda-feira, abril 09, 2007

SINAIS DOS TEMPOS...

CATÁSTROFES INEVITÁVEIS! Fotos: Segundo previsões, a subida do nível do mar vai enoglir Copacabana e cidades litorâneas como Amsterdan, capital da Holanda, que está entre os países baixos, pelo fato de quase todo o seu território estar a apenas um metro acima do nível do mar, além de canais iguais a da foto abaixo que que totalizam 165, só em Amesterdan.
Cada vez que se fala em aquecimento global, a situação vai ficando mais desesperadora para a humanidade. Um recente pronunciamento feito pelo presidente do "Painel Intergovernamental" - (IPCC orgão ligado à ONU - sobre as mudanças climáticas (IPCC, vai deixando o mundo ainda mais apreensivo.
De acordo com o cientista Rajendra Pachauri, a União Européia (UE) não conseguirá atingir o objetivo de controlar o aumento da temperatura até o limite de 2° C. Este, segundo o relatório do IPCC, é o máximo para evitar que o clima se torne uma gravíssima ameaça à vida do planeta. O documento divulgado em fevereiro último pelo Painel, baseado em estudo realizado por 2.500 cientistas, previu, que as temperaturas a terra aumentarão até 4° C, até o final deste século. Pachauri disse que, desde a Revolução Industrial, no século 19, já houve uma subida de 0,7°C e continuará aumentando 0,1°C (por década) se forem mantidos os níveis de emissões de gases do efeito estufa.
Uma proposta da Comissão Européia intitulada ´limitando a mudança no Clima Global a 2º C, apresentado em janeiro último, sugeriu o corte de 10% das emissões de gases da ´(UE) até 2020 ou até 30%, se outros países industrializados se propuserem a adotá-lo. Para o economista-chefe do Banco Mundial, Nicholas Stern, trata-se de uma meta "quase fora do alcance".
O jornal norte-americano "The New York Times" publicou recentemente uma declaração do governo dos Estados Unidos, dizendo que a emissão do gás que contribui para o efeito estufa, vai continuar crescendo muito rapidamente na próxima década, como está ocorrendo agora. Resta saber se depois da recente reunião de Bruxelas, declarações como as de Bush, e dos demais países que lideram a econômia mundial poderão nos oferecer sua cota de contribuição, ou se vão continuar atirando contra seus próprios pés, atingindo os nossos também . Se não houver essa boa vontade, de diminuirem os danos que estão que estão causando ao planeta, está será uma batalha que está sendo travada com os olhos vendados pelas nações que lideram, em pouco tempo, saberemos que não haverá mais volta!!!
Se isso realmente acontecer a situação será catastrófica, inclusive para o Brasil. Estudo revelou que o País pode tranformar o Nordeste em deserto, e no Sul e Sudeste , haverá furacões com tempestades violentas. Este quadro caótico apresentará mais casos de doenças respiratórias, além de dengue, febre amarela e encefalite. Além disso, algumas de suas principais cidades costeiras, como o Rio de Janeiro serão "engolidas" inevitavelmente pela elevação do nível do mar.

sábado, abril 07, 2007

FIM DE SEMANA

"BloG+G" Especial

Em virtude dos feriados prolongados da Semana Santa, acolhemos algumas sugestões de bloguistas (que só dispõem dos finais de semana para acessarem o nosso blog), para que fizessemos uma pausa neste fim de semana, e voltassemos com a série: "Acrobacias Aéreas", na próxima, reiniciando-a com os "Thunderbirds" da Força Aérea dos EUA, apresentando sua história e fotos espetaculares. Abrimos este espaço, para mostrar a história e fotos de alguns dos 10 principais esquadrões do mundo. Aproveitamos a oportunidade, para fornecer toda a programação dos nove esquadrões restantes, mas como foi bem acolhido pelos nossos amigos bloguistas na abertura desta série, os "Red Arrows" estão juntos com este especial, neste sábado e domingo.
Março-- (dias 14/15): "Thundebirds"; (21/22): "Asas de Portugal";
(28/29: "Cruz del Sur". Maio-- (5/6): "Patrouille de France"; (12/13): "Blue Angels"; (19/20): "Frecce Tricolori"; 26/27: "Halcones". Junho-- (2/3): -"Snowbirds" e 9/10: Final- "Esquadrilha da Fumaça", e a Academia da FAB, em Pirassununga-SP.
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Continue acompanhando e gravando esta série especial. Agradecemos a atenção de todos!

quarta-feira, abril 04, 2007

REPÓRTER ESPECIAL (Londres)

SUJEIRA NA BELA IMAGEM DE LONDRES Cabine telefônica, Big Ben e caos nas horas de "rush", são alguns eternos símbolos britânicos .












A sujeira ameaça a imagem e o atrativo turístico da capital britânica, tal é a quantidade de lixo de todo tipo acumulada continuamente em suas ruas e em seus transportes públicos. O problema alcançou tal magnitude que o famoso jornalista Jeremy Paxman tem publicado artigos muito críticos no jornal "The Guardian" sobre o assunto, com o título "Filthy Britain" (Suja Grã-Bretanha). As regiões de Londres mais freqüentadas pelos turistas, como Piccadilly, o West End, onde estão os principais teatros e cinemas, e o Soho, no qual proliferam os restaurantes, bares e boates, aparecem continuamente tomadas de copos e papéis de hambúrgueres. Milhares de londrinos cospem seus chicletes onde querem, ao ponto de formarem um tapete de manchas brancas nas ruas. Nos ônibus, há sacos de plástico, garrafas vazias, e é preciso ter um cuidado enorme para não se sentar em cima de um pacote com restos de batatas fritas cheias de ketchup. Parte do problema se deve a que, na pressa cotidiana, as pessoas não param mais nas cafeterias para tomar o café da manhã em uma xícara, nem comem depois em um restaurante, e sim levam o café ou a comida em vasilhas de plástico. Seja como for, desde a campanha de bombas do grupo terrorista Exército Republicano Irlandês (IRA), muitas lixeiras foram retiradas das ruas e dos transportes públicos. A reação instintiva, assim, é a de jogar os restos em qualquer lugar. Os jornais de distribuição gratuita só fazem agravar o problema, já que as pessoas os pegam para se distrair enquanto viajam no metrô ou no ônibus e os jogam nas ruas após uma rápida olhada. Em muitos bairros da cidade, inclusive os mais elegantes como o de Chelsea, conta-se nos dedos o número de donos de cachorros que recolhem os excremementos que estes vão
deixando pelas esquinas. Nos fins-de-semana o problema da sujeira se agrava por causa das bebedeiras individuais e coletivas, que vão deixando um rastro de vômitos pelas proximidades dos pubs. Só a Prefeitura de Westminster, no centro de Londres, gasta 32 milhões de libras esterlinas, equivalentes a 48 milhões de reais na coleta de lixo, na limpeza das ruas e em tentar modificar o comportamento de milhares de pessoas.O Governo lançou uma campanha contra a sujeira pública e algumas cidades como Manchester e Nottingham começaram a impor fortes multas aos responsáveis. Nada disso parece ter tido efeito em Londres, onde, ao contrário da capital escocesa, Edimburgo, que surpreende o visitante pela limpeza de seu centro histórico, ninguém parece prestar muita atenção ao estado das ruas. Paxman escreveu hoje que a Grã-Bretanha deixou de ser "um país verde e agradável" para se transformar em "uma ilha suja". Analisando mais em profundidade o fenômeno, Paxman afirma que o que ocorre no país "diz muito do tipo de nação" em que os britânicos se transformaram, uma nação, segundo ele, de indivíduos egoístas que só se preocupam com suas vidas e não se sentem responsáveis por conservar o bem comum.
Neste fim de semana: no "BloG+G"- Os Thundebirds, na série: "Os maiores esquadrões aéreos do mundo!

segunda-feira, abril 02, 2007

PELOS CAMINHOS DA AVENTURA (Everest)

BRASILEIRO ESCALOU O EVEREST E O K-2 !Em 2.000 a tão esperada conquista do K2
O projeto K2, é a segunda maior montanha do mundo e está situado no norte do Paquistão, num maciço de montanhas que se chama Karakorum, a porção ocidental e mais selvagem do Himalaia. Até hoje, apenas 185 homens conseguiram chegar no alto dos seus 8.611 metros de altitude e 54 morreram durante as tentativas, o que o leva a ter o apelido nada agradável de "Montanha da Morte" e também a ser considerado a montanha mais perigosa e difícil de ser escalada do mundo. Fica mais fácil entender o perigo e a dificuldade de uma escalada ao K2 ao compará-lo com o próprio Everest, apenas 237 metros mais alto. No topo da maior montanha do mundo já estiveram mais de mil pessoas, sendo a média de uma morte para cada oito êxitos. E enquanto a cada ano pelo menos 400 pessoas tentam escalar o Everest, apenas cerca de 20 ou 30 alpinistas desafiam o K-2."Eu fiquei sabendo da existência do K2 em 1989, (disse Waldemar) pouco antes da minha segunda escalada do Aconcágua. Ao passar por Buenos Aires, encontrei uma livraria repleta de livros de alpinismo e comprei vários deles. Em um deles eu leria: "O K2 é um lugar esquecido e amaldiçoado por Deus". Após a tentativa frustrada de 1991, felizmente consegui escalar o Everest em 1995. Como já havia o desejo de escalar o Mc Kinley no Alasca, o Vinson na Antártida e o Kilimanjaro na África, decidi então completar os Sete Cumes do Mundo, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, colocando também como objetivos do mesmo projeto a escalada do Elbrus na Rússia e do Carstensz na Ilha de Nova Guiné. Foi justamente com a escalada do Cartensz que finalizei os Sete Cumes, em setembro de 1997, e quando também resolvi revelar o meu desejo de escalar o K2, desejo que já estava amadurecendo desde 1995, quando eu e meu amigo italiano Abele Blanc decidimos que um dia iríamos juntos enfrentar esta grande montanha. Naquela época, mesmo havendo acabado de escalar o Everest, eu jamais poderia enfrentar o K2, eu sabia que para escalar a montanha mais difícil e perigosa do mundo eu não tinha ainda experiência suficiente. Foi assim que surgiu o "Projeto K2", ou seja, como Abele queria escalar todas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, e como fatalmente eu precisava adquirir mais experiência em montanhas com mais de 8 mil metros, resolvemos escalar algumas dessas montanhas juntos antes de enfrentar o K2. .
"O brasileiro Waldemar Niclevicz (foto escalando o K2), nasceu em Foz do Iguaçu (PR), e após a sua primeira grande escalada, a do Aconcágua (Argentina - fevereiro de 1988), outras montanhas foram marcando a sua vida, entre elas o Ojos del Salado (Chile), o Illimani (Bolívia), o Huascaran (Peru), o Chimborazo (Equador), o Matterhorn (Suíça/Itália), o Mont Blanc (França/Itália), o Elbrus (Rússia), o Kilimanjaro (Tanzânia), o Vinson (Antártida), o Mc Kinley (Alasca), o Carstensz (Nova Guiné); o Shisha Pangma (Tibete), o Cho Oyo (Tibete) o Gasherbrum (Paquistão), o Lhotse (Nepal), o El Capitan (USA), a Trango Tower (Paquistão), o Mont Cook (Nova Zelândia), o Totem Pole (Tasmânia), o Gunnbjørns Fjeld (Groenlândia). Para ele nenhuma dessas montanhas foi tão importante quanto escalar o Everest ou o K2.

sexta-feira, março 30, 2007

Série: ACIDENTES COM CLUBES (final)

VÔO DO CORINTHIANS QUASE UMA TRAGÉDIA!

Na foto o Boeing-727 da FLY, prefixo PP-LBY, após o acidente que poderia ter consequências imprevisíveis. No dia 1º de maio de 1996, um sério acidente numa tentativa frustrada de decolagem no avião que traria de volta a delegação do Corinthians para o Brasil após um jogo em Quito no Equador quase acaba em tragédia. Chovia forte no momento da tentativa de decolagem efetuada pelo comandante Cledir da Silva, nos controles do Boeing 727-2B6 prefixo PP-LBY da companhia aérea FLY, às 17 horas locais (19 horas de Brasília). Na aeronave 72 pessoas à bordo. A pista do aeroporto Mariscal de Sucre, é considerada uma das mais perigosas do mundo. 46 segundos após o início da corrida, quando o avião deveria estar levantando vôo, os passageiros descobriram o que o comandante já sabia: o 727 não iria decolar. Na realidade ele já havia iniciado os procedimentos para abortar a decolagem, a mais de 200 quilômetros por hora. Nesse momento a aeronave patinou, saiu da pista, deslizou pela grama e destruiu tudo pela frente, incluindo cercas e o muro onde finalmente parou, quase nas ruas da capital do Equador. O tanque de combustível da asa direita rompeu-se e derramou combustível sobre o trem de pouso que se partia e as faíscas deflagraram um incêndio que continuou até o momento em que o avião, já na avenida, com a cabine destruída e a fuselagem partida ao meio. O pronto atendimento dos bombeiros evitou o incêndio total da aeronave e o fogo foi logo apagado. Segundo o comandante, no momento em que o avião taxiava, chovia pouco, mas aumentou ao tentar arremeter. "Infelizmente, a pista não foi suficiente para que a aeronave parasse a tempo", garantiu Cledir: "Tivemos muita sorte porque poderíamos ter morrido todos", disse. "Evitei uma tragédia." - "É difícil falar o que houve", afirmou o goleiro Ronaldo. "Mas vou lembrar disso por muito tempo ainda." O goleiro ainda afirmou: "O piloto foi sensacional." Conforme um porta-voz do DAC equatoriano, o avião, ao atingir o muro no final da pista, teve um princípio de incêndio na turbina direita, logo controlado pelos bombeiros. O fogo começou quando o comandante reverteu bruscamente os motores para diminuir a velocidade. "Tinha a sensação de que todos íamos morrer", contou o diretor de Futebol Jorge Neme. "Na hora do impacto, as pessoas foram arremessadas para a frente e houve pânico". A direção do Aeroporto Mariscal Sucre informou que houve apenas feridos leves. O DAC do Equador admite três hipóteses: a ruptura do trem de aterrisagem dianteiro, uma falha nos motores ou mesmo o avião ter patinado na pista devido à chuva. A comissária Carmem declarou que o avião não estava em perfeitas condições desde que saiu de São Paulo. Mas não entrou em detalhes. A tripulação do avião permaneceu na capital equatoriana durante o período de inspeção e a FLY informou que "Desde que a aeronave foi adquirida pela empresa, há quarenta dias, não havia nenhum sinal de problemas em nenhum de seus vôos." O avião foi adquirido da Royal Air Maroc, companhia aérea marroquina. O comandante Cledir, que já havia pilotado o avião antes dessa viagem, disse à empresa que também não sabia o motivo do acidente. "Segundo ele, no momento em que decidiu abortar a decolagem, o avião deveria frear normalmente, até o final da pista", relatou Mello. "Mas a aeronave não parou, não se sabe se pelo fato de a pista estar molhada ou por influência dos ventos."
Amanhã, os Red Arrows, estarão voando aqui no "BloG+G" comemorando a nova série: "Os maiores ases da acrobacia mundial"

sexta-feira, março 23, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (4a.)

TRAGÉDIA MATA JOGADORES DO ALIANZA/LIMA...









...GRANDES PROMESSAS DO FUTEBOL PERUANO
Ao longo dos anos 1970 até 1982, a seleção peruana de futebol conseguiu se manter como uma das mais destacadas do futebol sul-americano, atrás apenas de Brasil, Uruguai e Argentina. A partir daí, entrou numa espécie de entressafra, que culminou com a não-classificação para a Copa do México, em 1986. No entanto, não havia desespero entre os dirigentes do país. Uma nova geração bastante talentosa estava surgindo e seria usada como base para a renovação do selecionado nacional. Os atletas, em sua maioria, eram jogadores do Alianza Lima, a grande sensação do momento.
A esperança de renovação e de dias melhores para o futebol peruano, porém, se encerrou de forma rápida, breve e trágica. No dia 8 de dezembro de 1987, o Alianza estava na cidade de Pucallpa, onde disputava mais uma partida pelo Campeonato Peruano, competição que liderava naquele momento. Seguindo a regularidade da temporada, o time saiu de campo vencedor, 1 x 0. A última vitória da precoce carreira daqueles atletas.
No retorno à capital, poucos minutos antes de aterrizar no Aeroporto Internacional Jorge Chavez, o avião Fokker da Marinha de Guerra do Peru, apresentou problemas e caiu no Mar de Ventanilla. Apenas o piloto sobreviveu. Perderam a vida todos os jogadores, comissão técnica, alguns torcedores, árbitr
os e a tripulação. A tragédia comoveu o país. E também os sobreviventes. Escaparam da morte Juan Reynoso, Richard Garrido, Javier Castillo, Benjamin "Colibri" Rodriguez e César Espino, todos integrantes do time titular, mas que, por motivo de contusão ou suspensão, não participaram da partida.
No ano seguinte, o público pernambucano pôde conhecer de perto o que sobrou do Alianza Lima. A equipe estava no mesmo grupo que o Sport, na Copa Libertadores da América. Ex-sensação do futebol peruano, o time azul e branco estava desmantelado. Primeiro, o Leão venceu no Peru, 1 x 0, gol de falta de Betão; depois, goleou o adversário, na Ilha do Retiro, por 5 x 0. Esperança do país, o Alianza encerrou sua participação na competição continental em último lugar eu sua chave, apesar da animação dos jogadores atuais
O acidente causou uma reviravolta no futebol peruano. Em termos práticos, o futebol do país ainda não se recuperou da tragédia. Jamais as equipes peruanas conseguiram maior destaque nas competições sul-americanas. O Alianza é um nome quase desconhecido para as novas gerações - que viram o Sporting Cristal se tornar o principal representante do futebol peruano.

Na próxima 6a.feira (30) encerrando a série: "Acidentes com grandes clubes de futebol", o focalizado será o Corinthians, que quase perdeu todos seus craques em acidente aéreo na cidade de Quito-Equador, em 1996.

sexta-feira, março 16, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (3a.)

3 MINUTOS SEPARARAM O SANTOS DE UMA GRANDE TRAGÉDIA!


Depois de sagrar-se bi campeão sulamericano e mundial em 62 e 63, o ano de 1968 foi muito pródigo e generoso para o Santos F.C. Venceu as Recopas: Sulamericana e Mundial interclubes. É por isso que a FIFA reconhece o Santos também como tricampeão. Ainda em 68 foi bicampeão paulista, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (a 1ª taça de de prata), onde no dia 15 de setembro de 1968, (um domingo) enfrentou o Flamento no Maracanã vencendo por 3 a 2. Após a partida, Pelé & Cia. retornaram a S. Paulo viajando nesse mesmo aparelho (da foto), o Viscount PP-SRE da Vasp, que pousou no aeroporto de Congonhas às 21h15.
Após desembarcar 52 passageiros e comissários, incluindo a delegação do Santos. Permaneceram a bordo o comandante Neutel e co-piloto Freire. Cerca de três minutos após, o avião decolou para um vôo de treinamento dos tripulantes. Ao sobrevoar a Cidade Universitária, houve falha numa das turbinas e o avião ficou reduzido a escombros, como demonstra esta foto.Vitimas do acidente, os dois tripulantes e uma senhora que residia numa das casas atingidas pelo impacto e pelas labaredas.
Apenas um jornal de São Paulo publicou, mas sem alarde que o Santos havia desembarcando a poucos instantes daquele aparelho que acabou se precipitando na região da Cidade Universitária.
Naquele tempo, a VASP pertencia ao Governo de São Paulo e, para a imprensa, o acidente, só teria repercussão mundial, se acontecesse com o pessoal do Santos a bordo. Esse “quase” é um pequeno detalhe que só poderia interessar à curiosos jornalistas como eu. Para que alardear um fato que apenas, poderia ter sido mais grave? E que só não aconteceu porque uma das turbinas deixou para explodir três minutos mais tarde, quando Pelé e seus companheiros, e os demais passageiros já haviam desembarcado no Aeroporto de Congonhas. Como o nome do clube é Santos, certamente, contou com a ajuda de todos os Santos, e acabou se safando dessa. Um sargento da FAB, me deu essas informações no local da queda, mas pediu para eu não revelar o nome dele. Dois dias depois, encontrei na pensão no bairro do Aeroporto o amigo Cintra, também piloto de Viscount, na VASP, confirmou todos os pormenores que estão sendo narrados nesta 3a. matéria da série que faz ressurgir os acidentes e quase acidentes, que envolveram grandes clubes do futebol mundial.
Na próxima 6a.feira, o acidente que matou toda a delegação do Alianza de Lima, e encerrando a série, depoimentos de jogadores do Corinthians sobre um acidente que poderia ter consequências trágicas.

sábado, março 10, 2007

FIM DE SEMANA: -O mundo das Artes-- (S e D)

O MUNDO CROMÁTICO DE MARIA GILKA,
Estará em AMPARO nos dias 23 A 26 de março



No próximo dia 23 do corrente, Amparo terá o privilégio de rever, o "Mundo Cromático" da artista plástica Maria Gilka, no Espaço Cultural da sua Câmara Municipal. A exposição ficará aberta até o dia 26, das 8 às 11 e das 13 às 17h. Dê esse presente aos seus olhos.
Os artistas devem ser inspirados por Deus. Desde quando Deus criou o mundo, passaria muito tempo até que fosse inventada a primeira máquina fotográfica, e assim mesmo em branco e preto. Com certeza foi nesse momento, que Deus criou o artista plástico para registrar a beleza e as cores da natureza. E mesmo quando o artista retrata a pobresa, ele consegue transformar o feio numa bela obra, que passa a ornamentar muitos locais requintados! Quando se pensa em quadros de flores como os que estão emoldurando o nosso blog, é como se a artista as tirasse do vaso ou da terra e as colocasse diretamente na própria tela. Por isso, sou obrigado a acreditar que todo artista é um ser especial. Alguns são mais sensíveis e talentosos, como a artista plástica Maria Gilka que emoldura pela segunda vez o espaço deste blog. Pena que ele seja tão pequeno, a ponto de nos impedir de mostrar todo o grandioso talento desta artista renomada, que já exibiu suas obras em importantes salões do Brasil e do Exterior, nos quais, ganhou impotantes medalhas e homenagens que sempre fieram justiça a sua imensurável criatividade! A artista plástica Maria Gilka mais uma homenagem do Blog: "Arquivos de um Repórter".

sexta-feira, março 09, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (2a.)

A TRAGÈDIA QUE ABALOU O MUNDO ESPORTTIVO MEIO TIME DO MACHESTER PERDE A VIDA NESTE ACIDENTE





Fotos: 1- Gol do Manchesterer no atual campeonato inglês, 2- Emblema do clube mais rico do mundo, 3- Modelo de uma aeronave "Airspeed Ambassador" semelhante a da foto 4 após o acidente. Esta catástrofe aconteceu após a partida contra o Estrela Vermelha quando o Manchester fazia o retorno à Inglaterra, no dia 6 de fevereiro de 1958. A equipe havia conquistado um empate por 3 a 3 contra o time iugoslavo, que lhe rendeu a classificação para as semifinais da Taça dos Campeões. Mas não houve tempo para comemoração. Segundo testemunhas, durante a viagem estava nevando muito. O piloto do bimotor da British European Airways, construído pela “De Havilland”, que fazia serviços entre a Alemanha e a Inglaterra, estava com pouca visibilidade. E, para piorar, um dos motores estava com defeito. A torre chegou a ser informada sobre o problema, mas nada adiantou. Logo depois, o motor pegou fogo e o avião caiu nas proximidades da cidade de Munique, na região da Baveira, por volta das 18 horas. No acidente morreram 28 pessoas entre passageiros e moradores do local da queda do avião. A comitiva do Manchester era formada pelo diretor esportivo, o secretário da equipe, 11 jornalistas e 17 jogadores. Logo após o acidente, o zagueiro Billy Foulker afirmou: “Tudo se passou terrivelmente depressa. Uma explosão formidável que sacudiu oaparelho, e tínhamos a impressão que nossos tímpanos explodiam”. A equipe perdeu oito jogadores: Roger Byrne, Eddie Colman, Duncan Edwards, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor,Liam Welan e Greoffrey Bent. Entre os sobreviventes Bobbby Chalton, que em 1966 voltou a sorrir (na foto erguendo a taça), quando no estádio de Wembley, foi o grande destaque no Mundial vencido pela Inglaterra.
Até hoje a tragédia não foi esquecida. No aeroporto de Riem foi construído um grande memorial e várias homenagens ocorreram no aniversário de 40 anos do acidente, em 1998. A mais bonita aconteceu no estádio Old Trafford, no dia 7 de fevereiro, antes do jogo entre Manchester United e Bolton. Mais de 50 mil pessoas fizeram um minutos de silêncio. Bobby Charlton, um dos sobreviventes que depois se tornaria um dos maiores jogadores da história da Inglaterra, não conseguiu segurar a emoção. No mesmo ano, o destino pregou uma peça nos ingleses. O Manchester foi à cidade de Munique enfrentar, pela Copa dos Campeões, o Bayern Munich, no dia 30 de setembro. O jogo terminou empatado por 2 a 2 e a dor voltou ao coração dos ingleses.

sexta-feira, março 02, 2007

GRANDES EVENTOS: -- O aniversário do Rio --

RIO DE JANEIRO ESTÁ COMEMORANDO 442 ANOS
Você sabia? O termo carioca vem do tupi-guarani -"Kari-oca", que significa casa de branco. Há quem diga que a origem está na palavra "Acari-oca", ou seja, toca de acará, um tipo de peixe que era muito comum na região.
Um dos símbolos máximos das belezas brasileiras, a cidade do Rio de Janeiro continua soberana como cartão postal do país. Embora a repercussão negativa da atuação das facções criminosas no local, os turistas continuam visitando a capital e levando boas lembranças dela para seus destinos de origem. Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundava a cidade que chegou a ser a capital do Brasil. Tudo começou no dia 1º de janeiro de 1502, quando André Gonçalves, comandante de uma expedição, avistou um lugar lindo que pensou ser a foz de um enorme rio. Sem ter dúvida, batizou o local de Rio de Janeiro.
E olha que o Rio de Janeiro está ficando cada vez mais importante. O Rio está sendo cotado para ser uma das sete maravilhas do mundo, em uma disputa acirrada que será desvendada no dia 7 de julho em Portugal. Isso sem falar no título de cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos 2007.
Freqüentada por pessoas de todas as partes do mundo, a cidade reserva para seus visitantes, uma série de atrações que agrada a gregos e troianos. O vasto roteiro de atividades e estabelecimentos ainda é o chamariz do local como ponto de referência de turismo. Participe durante esta semana de um roteiro completo para conhecer mais um pouco a Cidade Maravilhosa!
L.L.I.K.
Em virtude da homenagem que estamos prestando ao Rio de Janeiro, a 2a. reportagem da série: "Tragédias áreas que vitimaram famosas equipes do futebol mundial", volta na póxima 6a.feira, focalizando o acidente que vitimou metade do time do Manchester United.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

MUNDO ANIMAL (Maior Lula)

PESCADORES NEOZELANDESES CAPTURAM LULA DE 450 QUILOS

Esta Lula adulta colossal foi encontrada por pescador neo-zelandês na região da Antártida. Com aproximadamente 450kg e 10 m de comprimento, ela é 150kg mais pesada que a maior encontrada anteriormente
Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus.
O molusco adulto, da espécie "Mesonychoteuthis hamiltoni" ("lula colossal" é o nome popular) foi apanhado em águas profundas, já na região da Antártida, disse na última quinta-feira o ministro neozelandês da Pesca, Jim Anderton.
A lula permanecia viva ao ser capturada, devorando um peixe que havia sido fisgado pela tripulação, disse o ministro em nota.
"A lula estava quase morta ao chegar à superfície, e o cuidadoso trabalho da tripulação foi essencial para colocar esse espécime a bordo em boas condições," afirmou o ministro.
"A tripulação parou de içar a linha durante duas horas, enquanto a lula era conduzida até uma rede de carga e puxada para bordo", acrescentou.
A lula foi congelada no navio e levada à Nova Zelândia para investigações científicas.
A "lula colossal" é uma das criaturas mais misteriosas das profundezas oceânicas, atingindo até 14 metros de comprimento. Segundo Anderton, o animal será fotografado, medido, registrado e preservado intacto, depois de ter amostras de tecido retiradas.
Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior "lula colossal" já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus.

sábado, fevereiro 24, 2007

ARQUIVO ESPECIAL -- Fim de Semana --

O ADEUS AO CONCORDE:
O MAIS BELO E VELOZ AVIÃO DO MUNDO!

Este Concorde da British Airways deixa nos céus um rastro de adeus, compartilhado pela fumaça do esquadrão "Red Arrows" (as Setas Vermelhas), da Real Força Aérea Inglesa.
As duas empresas, que operavam o Concorde, British Airways e Air France, justificaram a medida alegando a baixa demanda de passageiros e os altos custos de manutenção.
“Nunca um objeto tão bonito foi desenhado e construído pelo homem”, disse o presidente da Air France, Jean-Cyril Spinetta. “Este avião vai continuar vivendo na nossa imaginação.”
Quando o Concorde (foto) aterrissou pela última vez em 2003, além de ter deixado um rastro de saudade, também deixou um retrocesso na história da aviação mundial! O menor tempo de vôo que ele registrou entre Nova York e Londres, foi de 2h e 52m, e entre Paris e Rio de Janeiro, em 5h e 50m, enquanto que um Boeing leva atualmente 12h.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Série: ACIDENTES COM GRANDES CLUBES (1a.)

O TORINO ERA A PRÓPRIA SELEÇÃO ITALIANA!

O TORINO é um time com um passado que mistura glória e tragédia. Um passado que remete à temporada de de 1948/49, da Série A do Campeonato Italiano. A rodada era a de número 34. O Torino liderava a competição com quatro pontos de vantagem sobre a Internazionale de Milão, faltando quatro jogos para o término do Campeonato. Como na época a vitória valia dois pontos, oito ainda estavam em jogo. O DIA DA GRANDE TRAGÉDIA: Em 4 de maio de 1949, há lagumas milhas de Turim, sob forte nevoeiro, aconteceu a tragédia que marcaria para sempre a história do futebol italiano e mundial, o avião que transportava a delegação do Torino de volta à Italia, após um amistoso contra o Benfica em Portugal chocou-se contra uma das torres da basílica de Turim de Superga, a 600 metros de altura. Não houve sobreviventes. No mesmo dia a Liga declarou a equipe grená campeã nacional. Seria, então, o quinto scudetto (título de campeão italiano) consecutivo do time. UM POUCO DA GLORIOSA HISTÓRIA DO TORINO: Considerado a melhor equipe da Europa durante uma década e a base da Azurra, os dirigentes não aceitaram tal proposta: queriam conquistar o título em campo, jogando. Para honrar aos 18 jogadores mortos na tragédia, o Torino disputou as quatro partidas restantes com a equipe juvenil. Em 15 de maio, a primeira, 4x0 em cima do Genova. Em 22 de maio, a segunda: 3x0 no Palermo. Em 29 de maio, a terceira, 3x2 contra a Sampdoria. Por fim, 12 de junho, 2x0 na Fiorentina. Os quatro rivais demonstrando profundo respeito, também escalaram suas equipes juvenis. Assim, o Torino atingira o seu principal objetivo e sagrou-se campeão dentro de campo. Um dos maiores responsáveis pelo sucesso daquela histórica equipe do Torino, sem dúvidas, foi o atacante Valentino Mazzola (agachado no centro da foto). Mas é impossível não citar por completo a maravilhosa formação de um dos melhores times que a Itália já viu em ação. Bacigalupo; Castigliano, Ballarin, Rigamonti e Loik; Menti e Ossola; Martelli, Gabeto, Moroso e Mazzola (todos na foto). Mazzola iniciou sua carreira no Torino em 1943, ano de pouca paz na Itália. Em meio à Segunda Guerra Mundial, logo em seu primeiro ano atuando pela equipe de Turim, Mazzola levou o scudetto. Na temporada 1946/47, além do título, faturou também a artilharia do campeonato, com 27 gols. Seu filho, Alessandro Mazzola, que sempre acompanhava o pai, deu continuidade ao legado da família sendo artilheiro do Campeonato Italiano de 1965. Foi mais longe, ganhou a Eurocopa de 1968 e foi vice-campeão Mundial em 1970, pela seleção italiana. Após dois anos amargando a Série B do Campeonato Italiano, o Torino retornou à Série A, marcando o retorno da tradição a disputa. A equipe em que já jogaram brasileiros como Muller, Júnior, Casagrande e André Cruz. Foram oito titulos italianos:1927/28, 42/43, 45/46, 46/47,. 47/48,.48/49.e.75/76. E cinco Copa da Itália: 1935/36, 42/43, 47/48, 67/68, 70/71, 92/93..REGISTRO: Vestindo camisas grenás, o alvi-negro Corinthians, prestou no mesmo dia do acidente esta comovente homenagem aos jogadores do Torino, num jogo contra a Portuguesa, no estádio do Pacaembu. 6a. feira próxima a 2a. matéria desta série: "A tragédia que envolveu o time do Manchester United".

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

BLOGTUR

OURO.PRETO:
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE
Destino certo para quem busca: diversão e cultura.

(Praça Tiradentes: ponto de encontro cultural em Ouro Preto)
É na região central de Minas Gerais que está localizada Ouro Preto, a cidade brasileira com um dos maiores e mais importantes acervos da arquitetura e da arte colonial do país. Tombada em 1980, pelo Patrimônio Histórico Mundial, a antiga capital da Província de Minas foi um dos primeiros lugares do mundo a receber o título concedido pela Unesco. Um passeio pelas suas íngremes e estreitas ladeiras - que ainda mantêm o calçamento original de pedras - fazem qualquer um entender o porquê da escolha. Ouro Preto é uma cidade de espírito jovem, com grande potencial turístico, históricoFestival de Inverno movimentam a cidade o ano inteiro, at
raindo visitantes dos quatro cantos do mundo.
Conhecer Ouro Preto exige fôlego. A melhor maneira de passear pela cidade é a pé, apesar de sua localização ser em uma região montanhosa e acidentada, com grandes subidas e descidas no caminho. Os pontos turísticos ficam espalhados pelos diversos distritos e são uma verdadeira aula de história. Percorrendo as ruas, pode-se visitar os casarões em que moraram o escultor Aleijadinho e os poetas inconfidentes Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Os museus de Ouro Preto merecem a atenção dos visitantes. A Casa dos Contos, por exemplo, que no passado chegou a servir de cárcere para os inconfidentes, abriga hoje o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, além de exposição didática sobre a mineração no Brasil colonial, entre outros temas. Já o Museu da Inconfidência foi criado com o intuito de preservar a memória da Inconfidência Mineira, principal frente de oposição e contestação às autoridades portuguesas no período do Brasil colonial. Em seus dois andares, reúne u
m acervo de peças que mostra a evolução social provocada pelo movimento.
Em Ouro Preto, as igrejas são atrações imperdíveis, mesmo para os turistas menos religiosos. Com altares banhados a ouro e esculturas trabalhadas por importantes artistas brasileiros, são verdadeiros templos da arte barroca. Muitas carregam obras de Aleijadinho, principal escultor, arquiteto e entalhador da época colonial do país, como a Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa de Ouro Preto. Ela é considerada a obra-prima do mineiro, que foi responsável pelo desenho geral do prédio, sua fachada, altares laterais e capela principal. Porém, não são só as igrejas e os museus que atraem e cultural. A arte sacra de Aleijadinho, o artesanato local, a típica comida mineira, festas tradicionais como o Carnaval e o turistas a Ouro Preto.

Todos os anos, o carnaval da cidade é um dos mais disputados do país. Jovens de todos os estados brasileiros lotam a Praça Tiradentes e as ladeiras em blocos e escolas de samba. Amanhã, e em todas as 6as.feiras, acompanhe a nova série: "Acidentes aéreos com grandes clubes mundiais".

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

ASTRONOMIA

PLUTÃO DEIXA DE SER O NOSSO NONO PLANETAPlutão continua despertando enorme interesse junto aos cientistas, tanto que uma Sonda não-tripulada, que já vinha sendo construida desde 2002, partiu no início deste ano, com o objetivo chegar a Plutão sómente em 2017. Os próximos anos prometem a um grupo de cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins uma aventura épica. Eles projetaram , construiram e operam a primeira sonda com destino a Plutão, o único integrante do Sistema Solar ainda não visitado por um artefato humano. A nave está carregando não só 416 quilos de equipamentos e combustível, mas a esperança de que muitas questões sejam afinal respondidas. A começar pela própria identidade de Plutão: planeta, asteróide, cometa? Quando encontrado em fevereiro de 1930 pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh (1906-1997), com base em cálculos astronômicos feitos por seu conterrâneo Percival Lowell (mais famoso por descobrir supostos canais artificiais na superfície de Marte, que hoje se sabe serem apenas ilusões de ótica), Plutão foi classificado como o nono planeta do Sistema Solar, até o ano passado quando junto com outros, foi incluido pela (IAU) no grupo dos planetas anões . Em fins de 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) reduziu de nove para oito o número de planetas do nosso Sistema Solar. Plutão foi recusado como planeta devido à sua dimensão e órbita - muito diferente da dos demais astros do sistema. Os astrônomos decidiram que, a partir de agora, Xena, Ceres (candidatos a planetas) e Plutão fazem parte de um conjunto de astros batizados de "planetas-anões". Caronte continua com satélite de Plutão.

O cronograma de viagem é longo. Quatorze meses após a partida (ocorida neste início de 2007), a sonda estará se encontrando com Júpiter. Usando a atração gravitacional do planeta gigante como um estilingue, ela ganhará novo impulso em direção a Plutão. A previsão é chegar lá em 2017 ou, na pior das hipóteses, em 2018. Durante todo o caminho, o maquinário da nave deve permanecer em estado de hibernação. Só será ligado durante a passagem por Júpiter, quando coletará dados e fotos do planeta e de suas luas, e alguns dias a cada ano, quando será feita a verificação periódica de todos os sistemas.

Amanhã no Blogtur, tudo sobre a histórica cidade de Ouro Preto, e na 6a. feira, a primeira reportagem da série "As tragédias aéreas que vitimaram famosos clubes do futebol mundial".

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */