/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, agosto 18, 2007

--FM DE SEMANA-- "A natureza em fúria"

BLOG ESPECIAL:
Últimas notícias sobre o Furacão Dean
VENTOS FORTES ESTÃO CAUSANDO DESTRUIÇÃO NO CARIBE

(Nosso colaborador Lincoln Kirsten que se encontra na cidade de Santo Domingo na "República Dominicana", perto da passagem do Furacão Dean, nos envia com exclusividade este mapa, para o blog, e nos conta detalhes sobre a destruição que a sua passagem já está causando e as consequências que virão pela frente). Neste mapa, Lincoln destaca toda a trajetória que está sendo cumprida pelo Furacão, até a próxima 4a. feira. E também explica como interpretar a sua caminhada até atingir a costa dos EUA, pontilhada em preto sobre a parte nomapa, bem como os oito circulos à partir da direita - Círculos 1 e 2: ilhas: Martinica e Santa Lúcia as primeiras que foram foram assoladas na ´´ultima 6a.feira; 3 e 4: No sábado ele passou pelo Haiti eRepública Dominicana (onde o nosso colaborador se encontra), porém a uma distância tendo provocado temporais e fortes ventos. 5: Este é o circulo que mais causa preocupação. Ele está exatamente sobre a Jamaica, cuja ilha lamentavelmente será duramente atingida pelo olho do furacão neste domingo; 6: Neste círculo encontra-se o México, que deverá ser atingido amanhã, 2a.feira, Cancun - cidade turística, deverá ser a mais atingida. Os círculos 7 e 8: mostram que entre amanhã e 3a. feira o furacão estará alcançando o Golfo do México, devendo atinir alguns estados na costa Sul dos EUA. Observe com destaque em branco, um desenho que vai se alargando e termina em contornos apenas. Ocorre que no mar a tendência de qualquer furacão é ir alargando o seu raio de ação e aumentar a velocidade do seu vento. O Furacão já atingiu a categoria máxima: 5) com ventos superiores a 200 km/h. Informação atualizada às 10h20 deste domingo.(Imagem de satélite mostra o 1º furacão da temporada no Atlântico, já passando a categoria máxima: 5)
O controle da missão no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston (Texas) decidiu reduzir a caminhada espacial da nave Endeavour em duas horas, para que o ônibus espacial possa voltar à Terra na terça-feira (21) --um dia antes do previsto.
Ônibus espacial Endeavour volta para Terra terça-feira (21), um dia antes do previsto.A decisão foi motivada pela ameaça do furacão Dean, onde fica o controle da missão. Segundo as previsões meteorológicas, o furacão pode atingir a região do Texas na próxima quarta-feira (22).
Fontes da Nasa disseram que, caso essas previsões se cumpram, seria necessário evacuar o Centro Espacial Johnson, em Houston, que é responsável por dirigir a missão do Endeavour.
Os astronautas Dave Williams e Clay Anderson iniciaram ontem (19) a quarta e última atividade extraveicular (EVA) da missão do ônibus espacial para continuar a montagem da Estação Espacial Internacional (ISS).

quarta-feira, agosto 08, 2007

ASTRONOMIA -- "Duas revelações espaciais"

TELESCÓPIO.ESPACIAL.DETECTA.COLISÃO.GIGANTE (Do nosso colaborador Bruno Júnior, Houston - TX) Imagens da colisão cósmica captada pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa; quatro galáxias chocaram-se, espalhando pelo cosmos bilhões de estrelas.
O observatório espacial Spitzer, da Nasa, captou na última segunda-feira (6) uma das maiores colisões cósmicas na história da astronomia, informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) dos Estados Unidos. Trata-se de quatro galáxias que se chocaram espalhando no cosmos bilhões de estrelas, disse o laboratório da Nasa em comunicado.Em última instância essas quatro galáxias ficarão reduzidas a uma só, que terá uma massa dez vezes superior à da Via Láctea onde está o sistema solar da Terra. "A maioria das galáxias se fundem em um choque como se fossem automóveis compactos", disse Kenneth Rines, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian. No entanto, "o que temos aqui é o choque de quatro caminhões carregados com areia que se espalha por todos os lados", disse. A fusão de quatro galáxias foi descoberta acidentalmente pelo telescópio espacial quando realizava uma prospecção de um conjunto galáctico chamado CL 0958 4702 situado a quase 5 bilhões de anos luz da Terra. Os dados da Spitzer mostram que nesta fusão há muito pouco gás, ao contrário do que ocorre em outras fusões galáticas, diz Rines.O cientista acrescentou que a informação fornecida pelo telescópio é "a melhor evidência de que as galáxias do universo se formaram recentemente através de grandes fusões".
CIENISTAS DESCOBREM MAIOR PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR
Simulação feita em computador mostra o planeta TrES-4, à esquerda da estrela GSC02620-00648
Ontem, uma equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta do maior planeta conhecido até hoje fora do Sistema Solar. O planeta "em trânsito" - significando um planeta que passa em frente à sua estrela-mãe - é cerca de 70% maior que Júpiter, o maior planeta de nosso Sistema Solar. Mas o novo corpo celeste tem uma massa bem menor do que Júpiter, fazendo com que sua densidade seja extremamente baixa. Detalhes do trabalho de pesquisa serão publicados na revista especializada Astrophysical
Journal.
Na próxima quarta feira (15), esta série que está focalizando todos os planetas do nosso sistema solar, estará apresentando MERCÚRIO, o planeta mais próximo do Sol.

MARAVILHAS da NATUREZA (F.Noronha)

O GRANDE SANTUÁRIO DO BRASILSonhar é tarefa sempre absolutamente livre de restrições e preconceitos. Sonhar e tornar realidade o sonho é conquista marcante para toda a vida. Imagine então sohar e tornar o sonho real, passando férias em FERNANDO DE NORONHA? Sim, o paraíso aqui, entre o mar, o sol, as ilhas, as cavernas e as fantásticas praias oferecidas por esse arquipélago fantástico onde sonhar e viver o sonho é tarefa cotidiana.
Noronha é hoje exemplo de preservação ambiental em convívio direto com a atividade turística. Por isso o governo dr Pernambuco cobra uma taxa de permanência na ilha, que está hoje em torno de R$ 25 por dia.
Entre as atrações vale conferir a praia Air France, no nordeste da ilha e ideal para mergulho. A Baía dos Golfinhos é área de preservação e tem a mais estonteante paisagem do arquipélago.
Como chegar: Há vôos diários partindo de Recife e Natal pelas companhias aéreas Trip e Nordeste.

sábado, agosto 04, 2007

--FIM DE SEMANA--

ImAgenS...Centenas de pessoas observam o arco-íris nas Cataratas de Niagara, em Ontário (Canadá). Esta imagem divulgada pela NASA, mostra cratera de mais de 3,5 km de diâmetro em Marte.Personagem animada de "Os Simpsons", desenhado ao lado do gigante de "Cerne Abbas", feito no Século 17 em uma colina no sul da Inglaterra.

terça-feira, julho 31, 2007

CAUSAS DO EFEITO ESTUFA

Ondas de calor podem aumentar até 500% neste século! Publicado no "Diário de Notícias" de Lisboa.
O número de dias com temperaturas máximas superiores a 35 graus nos países mediterrâneos vai aumentar entre 200% e 500% ao longo do século, segundo estudo da universidade norte-americana de Purdue e do Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam. Segundo a pesquisa publicada na revista Geophysical Research Letters, se as emissões de gases causadores do efeito estufa forem reduzidas, os dias com temperaturas extremas aumentariam apenas em 50% na região. As zonas do Mediterrâneo com maior risco de serem afetadas pelo fenômeno são a França Ocidental e as regiões costeiras espanholas e do norte da África."Também a Itália será atingida, sobretudo nas regiões costeiras, porque ao calor se juntará a umidade", explicou Filippo Giorgi, um dos autores da pesquisa. As projeções apontam para que "em algumas regiões se registrem 40 dias tórridos em cada Verão, em comparação com os oito a dez sentidos hoje". Além do risco para a saúde humana, o aumento do calor trará consigo "conseqüências negativas para a economia dos países mediterrâneos, assim como para os seus recursos hídricos, agricultura e procura de energia", diz o texto. Em 2003, uma onda de calor matou 35 mil pessoas em toda a região, 15 mil delas apenas na França. Para o pesquisador italiano, a "situação de 2003 pode tornar-se regra", caso não se consiga reduzir rapidamente as emissões de gases causadores do efeito de estufa. "É necessário conseguir rapidamente uma queda nas emissões e não apenas uma simples manutenção. Isso teria um grande efeito sobre a temperatura, talvez ainda maior do que estimamos", disse. Segundo os autores, o estudo confirma que a região do Mediterrâneo "será umas zonas mais afetadas pelas alterações climáticas nos próximos anos".

---FS---"Fim de Semana"

                                           TIKAL, O CORAÇÃO DO IMPÉRIO MAIA                                       
Em plena selva, a cerca de 500 km da cidade da Guatenmala, está Tikal, uma das principais heranças da civilização Maia. Esse império, cujo centro estava na Guatemala, se estendeu para o México e Honduras e teve seu apogeu entre os séculos 3 e 9. Em apenas 17 km2, Tikal abriga mais de de três mil templos, pirâmides e monolitos. Ali estão os mais altos templos das Américas, que a 70 m. Suas cúpulas (foto à esq.) emergem acima das copas das gigantescas árvores da floresta tropical da Guatemala. Os edifícios sagrados foram projetados segundo sofisticados cálculos astronômicos, levando em conta as posições do Sol e da Lua
Tikal na era clássica
Tikal foi um dos maiores centros populacionais e culturais da civilização maia. Já no Século IV a.Cse iniciava a construção da sua arquitetura monumental mas as estruturas que hoje lá se vêem provêm do período clássico, que ocorreu de 200 d.C. até 850 d.C.. Depois desta data nenhum grande monumento foi construído; coincidindo com esta data depósitos que comprovam ocorrência de incêndio em alguns palácios usados pela elite da cidade. Deste período em diante se inicia o gradual declínio de sua população até o seu abandono total por volta do Século X d.C.
O nome " Tikal " quer dizer " Lugar de Vozes " ou " Lugar de Línguas " na língua maia. Entretanto, a designação do nome antigo da cidade mais comum que se extrai dos hieroglifos a designam como Mutal ou Yax Mutal, que significaria " Pacote " ou " Pacote Verde ", e talvez metaforicamente " Primeira Profecia ". Estudiosos estimam que, no seu auge, a cidade tinha uma população entre 1000 mil e 200 mil habitantes.

segunda-feira, julho 30, 2007

ECOLOGIA

MUDANÇA CLIMÁTICA PROVOCARÀ REDUÇÃO DE PEIXESCardume nada próximo à ilha Madeleine, costa do Senegal; no congresso mundial de algologia, oceanógrafo advertiu que a mudança climática provocará redução no número de peixes no planeta.
O oceanográfico americano Paul Falkowski expressou recentemente sua preocupação com a mudança climática global e afirmou que esta trará consigo "menos nutrientes nas camadas superficiais do oceano, o que significará menos fitoplâncton, menos produção e, em conseqüência, menos peixes". Em um encontro com a imprensa em Oviedo, onde participou do IV Congresso Europeu de Algologia, Falkowski alertou que outro efeito da mudança climática será o aumento da acidez dos oceanos, "que provocará um aumento da temperatura, e, com isso, mais dificuldade de sobrevivência de alguns espécies, como os corais". Durante o congresso, o especialista americano concedeu uma palestra sobre as conseqüências bioquímicas da mudança climática no mar, assim como o papel do fitoplâncton e sua repercussão na atmosfera e nos oceanos. Segundo Falkowski, a proteção de áreas marinhas é "essencial" devido à existência de organismos "especialmente sensíveis" como os mamíferos e os corais, todos eles submetidos à "pressão excessiva do turismo e do desenvolvimento". O cientista advertiu que, "quanto menor a produção de fitoplâncton, menos organismos se acumularão como sedimento", e, portanto, "menos petróleo será formado", já que as jazidas provêm do "fitoplâncton que morreu nos períodos geológicos", além de ser "a base da cadeia alimentar nos oceanos".

sábado, julho 28, 2007

--FIM DE SEMANA --"IMAGENS"

IMAGENS DAS MINAS GERAIS




















Fotos: 1- Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro); 2- Cachoeira da (Serra do Cipó); 3- Natureza (Poços de Caldas); 4-A verdejante (Monte Verde); 5- Parque das àguas (São Lourenço); e 6- Horizonte Perdido (Araxá)

segunda-feira, julho 23, 2007

ARQUIVO ESPECIAL (AR)

BIODIVERSIDADE MARINHA
Biodiversidade é palavra da moda. O conceito de biodiversidade quase todos sabemos: a diversidade da vida. De bactéria a baleia azul. No conceito mais utilizado por aí, é o número de espécies diferentes existentes numa área qualquer ou num ecossistema qualquer. Entretanto, quantas espécies são necessárias para que uma área seja considerada "biodiversa"? E quais espécies são essas? Bem, em cima dessas perguntas boa parte dos ecólogos e ambientalistas do mundo inteiro quebram a cabeça diariamente, as plausíveis respostas geram reportagens em jornais e, em última instância, ações governamentais. As pessoas que tomam decisões políticas em cima de problemas ambientais prestam atenção nos números - daí a necessidade dos biólogos em "medir" a biodiversidade. Mas às vezes eles se esquecem que no caso da biodiversidade, é complicadíssimo reduzir tudo a um simples "número" porque fica sempre a impressão de que um aspecto crítico da análise ficou de fora desse cálculo mágico. (Esse é talvez o maior causador de boa parte do embate entre políticos e ambientalistas que vemos pelo mundo, a diferença de linguagem: de um lado, os números que os políticos querem, e de outro a realidade natural, muitas vezes inquantificável de forma adequada pelos biólogos). Mas, mesmo não sabendo o número exato suficiente para a tarja "área biodiversa", todos conseguimos reconhecer por exemplo que a Amazônia é uma área mais biodiversa comparada à cidade de São Paulo. A facilidade dessa análise é simples: a gente consegue no geral, "ver" o que se passa nos dois ecossistemas (nem que seja pela TV) e consegue fazer muito grosseiramente essa afirmação. Se medir biodiversidade terrestre é difícil, medir biodiversidade marinha torna-se mais complicado ainda. Porque o mar dá essa ilusão da infinitude (inclusive de espécies), que infelizmente é apenas ilusão. Ninguém está vendo ao certo o que está lá embaixo. Não dá para ser São Tomé. Contrariando as expectativas, o Brasil é pobre em biodiversidade marinha quando ao resto do mundo.
Um pequeno exemplo do que é a biodiversidade filipina pode ser verificado nessa foto tirada na Ilha Verde em junho de 2006. Os números representam diferentes espécies que grosseiramente podemos identificar - se formos analisar com cuidado o local, muitas outras aparecerão. As espécies são: 1-- peixe budião Thalassoma lunare; 2-- coral Tubastrea faulkneri; 3-- coral Pocillopora verrucosa; 4-- peixe antias Pseudanthias squamipinnis; 5-- Esponja Clathria sp.; 6-- peixe budião Scarus sp.; 7-- coral Acropora palifera; 8-- peixe-borboleta Chaetodon kleinii; 9-- esponja Xestopongia sp.; 10-- coral-fogo Millepora sp.; 11-- coral Acropora sp.; 12-- peixe ídolo mourisco Zanclus cornutus; 13-- coral Tubastrea micrantha; 14-- coral Anthelia sp.; 15-- coral Agariciidae sp.; 16-- ascídia Didemnum molle; 17-- peixe donzela Chrysiptera parasema; 18-- esponja Stylotella aurantium; 19-- coral Xenia sp.; 20-- ascídia Clavelina sp. Biodiversidade de um ecossistema é a diversidade da vida ali, em todas as suas formas - de bactérias a mamíferos. Se temos muitas tartarugas, não significa que teremos muitos ouriços. Isso deveria ser considerado no cálculo final para fazer política de conservação. O ecossistema é tudo, não apenas uma espécie. Bactérias podem gerar tanto ou maior prejuízo que uma super-população de estrelas-do-mar. Nas questões financeiras que movem o mundo, falta boa argumentação por parte dos biólogos para que o ambiente seja favorecido.

sexta-feira, julho 20, 2007

CIÊNCIA (Aquecimento global) (AR)

AQUECIMENTO SOLAR SE O AQUECIMENTO GLOBAL CONTINUAR AUMENTANDO, OS CONTINENTES VÃO DESAPARECER.
METAMORFOSE: Mudanças dramáticas nestas fotos comparativas da geleira Grindewald em 1910 e 2000 (cedidas pela Sociedade de pesquisa ecológica). Se nenhuma medida drástica for tomada até o final deste século, as geleiras irão desaparecer dos Alpes e de outras regiões do mundo. As conseguências podem ser graves não apenas para a Suiça, mas também para o todo o planeta.
Durante todo o ano de 2006, a temperatura da Terra bateu um novo recorde ao atingir 15 graus Celsius, a média mais elevada dos últimos 12 mil anos. Como ainda estamos no primeiro trimestre de 2007, não há condições no momento, de se fazer uma comparação. Esses dados preocupantes foram revelados no início deste ano pelo Instituto de Ciências Espaciais da Nasa - nos EUA, através de um acurado estudo. Os dados mostram que o clima esquentou 0,6 grau Celsius nos últimos 30 anos. Nesse rítmo, estima-se os termômetros mundiais irão sofrer um acréscimo médio de um grau em 2050. Há três milhões de anos, no período conhecido como Plioceno, o clima esquentou dois graus, fazendo as geleiras derreterem e elevando o nível do mar em 25 metros. Boa parte dos continentes submergiu. Os especialistas acreditam que esse fenômeno está prestes a se repetir devido ao aquecimento global. "A emissão de poluentes tóxicos na atmosfera é a grande responsável", diz James Hansen, climatologista responsável pelo estudo. Esses poluentes agridem a camada de ozônio que protege a Terra dos raios nocivos do Sol. Fotos de satélites comprovam o estrago. Sobre a Antártica, por exemplo, o buraco na camada de ozônio se espalha por 27,9 milhões de quilômetros quadrados. Ali, o Sol incide com toda força e já provocou o derretimento de uma área equivalente a duas vezes a extensão territorial da Austrália. No Polo Ártico, 8% das geleiras viraram água. Tanto degelo libera no ar bilhões de toneladas de gás metano, aprisionado nos blocos de gelo, que, soltos na atmosfera, destroem ainda mais a camada de ozônio. É por isso que o clima não para de esquentar.

quarta-feira, julho 18, 2007

ARQUIVO ESPECIAL (Já passada p/ R-AR)

CIENTISTAS ADVERTEM:

NOSSOS MARES ESTÃO MORRENDOÉ o que procura mostrar este mapa depois de longas pesquisas científicas realizadas em todos os mares do mundo, onde tudo que foi compilado está traduzido nestes pontinhos, cuja legenda no canto baixo, lado esquerdo, explica usando estas três cores: 1-amarela: Dentro de um ano sem nenhuma vida marinha. 2-vermelha: Com vida por alguns períodos apenas, e 3-azul: Apenas vida ocasional.
O PLANETA MAR
Se, em algum ponto do espaço um astrônomo extraterrestre se dispusesse a estudar o nosso sistema solar, provavelmente chamaria Mar a nosso planeta, e não Terra (que implica a idéia de chão ou solo). O que mais o impressionaria, distinguindo nosso planeta dos demais, seria a vasta e brilhante camada de água que cobre mais de 2/3 de sua superfície. Nenhum outro mundo ao alcance da visão humana possui um mar. Marte apresenta algum gelo e pouca umidade; Mercúrio parece não ter agua; Vênus esta oculto por nuvens que não contem oxigênio ou agua, ao contrário das que se formam na Terra. Por outro lado, os planetas mais afastados são frios demais: a temperatura de Júpiter situa-se em torno de 100ºC abaixo de zero e Saturno é ainda mais frio, com cerca de 115ºC negativos.

OS RECURSOS DO MAR
Os alimentos e as matérias-primas que podem ser fornecidos pelo mar revelam-se indispensáveis para assegurar o futuro da humanidade. A água do mar contem matéria viva: - algas, plâncton, moluscos, peixes etc. - em quantidade pelo menos quatro vezes superior ao total de vegetais cultivados e de animais domésticos existentes nas terras emersas. Por enquanto, apenas uma pequena parte desses recursos está sendo explorada, por meio da pesca e da coleta ou cultivo de algas, mas no futuro pode representar a solução para o problema da alimentação de um mundo superpovoado.

O MAR TAMBÉM PODE MORRER
Anualmente, os rios descarregam nos mares e oceanos milhares de toneladas de substancias poluentes; além disso, navios cada vez maiores transportam fantásticas quantidades de petróleo em todas as direções, multiplicando os riscos de acidentes de navegação. Um exemplo desses ocorreu em marco de 1969 com o petroleiro Torrey Canyon, que se partiu ao meio no canal da Mancha e deixou vazar milhares de toneladas de petróleo: a mancha que se formou tinha 20 cm de espessura e estendia-se por centenas de quilômetros quadrados. Vinte anos mais tarde, também em março, o petroleiro Exxon Valdez se chocou contra uma rocha na entrada do canal Príncipe William, e produziu uma mancha de mais de 250 quilômetros quadrados. O derramamento agrediu um dos mais ricos ecossistemas de elevado número de peixes, aves e mamíferos.A poluição e particularmente grave em mares fechados e pouco profundos, onde a concentração de poluentes pode aos poucos ir diminundo a reserva de alimentos para os nossos descendentes.

terça-feira, julho 17, 2007

ESPORTES RADICAIS

Foto cedida pela colaboradora e praticante de pára-quedismo, Lindalva Simões (Santos-SP)
PÁRA-QUEDISMO
Voar, voar e voar... Esse é o resumo do pára-quedismo, um esporte que possibilita ao homem sentir toda a liberdade de voar. Até o momento de abrir o pára-quedas, é uma queda livre sem nada para atrapalhar, literalmente como o vôo dos pássaros. A adrenalina de ficar solto no ar nasceu praticamente junta com os primeiros balões. É que o primeiro homem a saltar de pára-quedas foi o balonista francês Andre-Jacques Garverin, em 1798. A sensação de voar logo fez com que as técnicas e equipamentos se desenvolvessem, o que facilitou, em muito, o seu crescimento. Hoje a grande divulgação e a segurança são as principais características do pára-quedismo. Segundo o instrutor Osmar da Silva, quem procura o pára-quedismo está decidido. "É difícil encontrarmos pessoas que desistem na hora. Geralmente quem vem procurar uma escola especializada já está com a idéia amadurecida, até porque não é uma decisão nada fácil".

História do Pára-quedismo
A história do pára-quedismo está diretamente ligada a da conquista dos céus. É que o primeiro homem a saltar de um pára-quedas foi o balonista francês Andre-Jacques Garverin. O francês e sua esposa foram os primeiros a saltar no ano de 1798. Depois de muitos saltos, a maioria com condições precárias, as forças armadas passaram a utilizar a técnica para invadir os territórios inimigos. O desenvolvimento dos pára-quedas tornou possível uma maior segurança e por volta da década de 50 o pára-quedismo começou a ser visto como uma forma de esporte. A dirigibilidade e a praticidade do equipamento foi conseguida através da evolução dos materiais utilizados. Hoje em dia, o praticante tem todo o controle sobre a direção que quer seguir. Então quem quer começar no esporte não tem desculpa.

Dicas sobre o Pára-quedismo
Faça um salto! É somente dessa maneira que você saberá qual é a sensação de estar livre no ar e decidir se é esse o seu esporte. Procure um instrutor experiente e curta o salto com toda a segurança. A Confederação Brasileira de pára-quedismo é quem regulamenta as escolas e instrutores. Procure sempre saber sempre quem está saltado com você, a experiência é essencial nesse tipo de salto. Como o preço de um salto duplo é relativamente caro, em torno de R$ 200, compensa mais fazer um curso, que garante o certificado e um salto.

sexta-feira, julho 13, 2007

ASTRONOMIA - "A Lua gelada".

HIPERIÓN, lua de Saturno com aspecto de esponjaLondres, (EFE).- Hipérion, o maior satélite de Saturno com forma irregular e o único que tem rotação caótica, apresenta um aspecto muito parecido ao das esponjas marinhas pausa das incontáveis crateras de entre dois e dez quilômetros de diâmetro em sua superfície gelada.Isto é o que mostram as imagens de alta nitidez tiradas pela sonda "Cassini", iniciativa conjunta da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial da Itália. As imagens levaram a duas pesquisas publicadas na última edição da revista científica britânica "Nature"."A característica visual mais impactante de Hipérion é sua similaridade com uma esponja, um aspecto diferente de qualquer outro objeto espacial captado até o momento", afirmam os cientistas em um dos estudos.As imagens da Hipérion, tomadas a poucos quilômetros de distância dessa lua, mostram um satélite irregular com um grau de porosidade superior a 40%, o que faz com que o corpo celeste tenha baixa densidade."O alto grau de porosidade do satélite contribui para que se conservem melhor as crateras, já que esta característica faz com que seja menor a quantidade de material vulcânico expelido", explicam os cientistas.Os astrônomos relacionam a baixa densidade de Hipérion com os materiais que compõem a lua: água congelada e uma pequena fração de rocha, indício de um passado turbulento.Estudos anteriores já apontavam que a lua é um fragmento de um antigo satélite parcialmente destruído por um grande impacto, o que explicaria sua forma irregular.

O segundo estudo publicado na revista descreve a grande luminosidade da superfície de Hipérion, que reflete grande parte da luz recebida, contrastando com a escuridão das crateras. "As zonas mais luminosas são as formadas pelas bordas da grande cratera que domina as imagens de Hipérion tiradas pela sonda. As bordas são luminosas porque apresentam um gelo não contaminado", dizem os especialistas.O contraste entre luminosidade e escuridão dos materiais que formam Hipérion (foto), é muito similar ao visto em outros satélites escuros de Saturno, como Japeto e Febe. No entanto, os cientistas dizem que as paredes das crateras de Hipérion não apresentam um aspecto listrado pelas diversas faixas luminosas e escuras que se alternam, como acontece em Febe.

segunda-feira, julho 09, 2007

ESPORTES RADICAIS

SAIBA MAIS SOBRE O PARAPENTE...O parapente é um esporte que mistura toda a adrenalina com a tranqüilidade, em uma sintonia perfeita. É uma modalidade na qual o piloto e o parapente entram em total sintonia com a natureza.A principal recomendação do paraglidingé respeitar todas as normas de segurança. Dessa maneira você poderá desfilar pelos ares sem a menor preocupação.A história do esporte está diretamente relacionada com a conquista do espaço. É que os primeiros modelos de parapente foram confeccionados especialmente para as espaçonaves norte-americanas.Hoje o esporte é praticado por mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. O Brasil ocupa atualmente a 7ª colocação do ranking.
História do Parapente
A história do parapente está diretamente relacionada a conquista espacial. É que os primeiros modelos de asa foram desenvolvidos especialmente para o projeto Apolo, da Nasa, que alguns anos depois chegou a Lua. O engenheiro americano especialista em aerodinâmica, David Barish, foi quem desenvolveu todo o projeto. Os primeiros vôos foram realizados perto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no ano de 1966. No ano de 1973, o engenheiro escreveu o primeiro manual de parapente, que já mostrava o esporte como uma variante do vôo livre. O manual depois viria a ser considerado como guia para o parapente atual.
Equipamentos do Parapente
O equipamento de parapente apresenta algumas características diferentes dos outros esportes, sendo basicamente composto de quatro itens: o velame, o selete, o pára-quedas de emergência e o capacete. O velame constitui a maior parte do equipamento e, é dividido em três partes: a vela, a linha e os tirantes. A vela é feita de um tipo de nylon especial e funciona como uma asa. Uma de suas características principais é a resistência e a deformação, ou seja, o tecido muda de forma, alterando as características originais do parapente. O Selete funciona como um casulo e é onde o atleta fica durante o vôo. É importante que seja ajustada a cada piloto, pois seu conforto depende disso.Para casos de emergência utiliza-se um para-quedas. Ele está acoplado o Selete e só é utilizado caso aconteça algo de muito grave.

quinta-feira, julho 05, 2007

MUNDO ANIMAL E NOVAS DESCOBERTAS

No SURINAME:
Sapo fluorescente e outras espécies são achadas
(Do nosso colaborador nos EUA, Bruno Jr.) Este sapo fluorescente de cor púrpura é uma das 24 novas espécies descobertas nos planaltos do Suriname, disseram ambientalistas americanos na última, alertando que as criaturas são ameaçadas pelo garimpo ilegal.
O sapo fluorescente foi descoberto em 2006 no interior do Suriname e, segundo a ONG Conservação Internacional, está ameaçado de extinção devido ao garimpo ilegal
Um "catfish", ou bagre americano, anão (foto), é outra criatura entre as 24 espécies encontradas no país.
A descoberta de tantas espécies fora classe dos insetos é extraordinária e aponta a necessidade de pesquisas em regiões distantes, segundo Leeanne Alonso, da ONG Conservação Internacional, que liderou a expedição responsável pelas descobertas."Quando você vai a esses lugares tão inexplorados e remotos, tende a encontrar novas espécies, mas a maioria são insetos", afirmou Alonso por telefone de Paramaribo, capital do Suriname. "O que é realmente empolgante aqui é que encontramos muitas novas espécies de sapos e peixes também."O sapo de duas tonalidades tem a pele coberta por traços fluorescentes numa cor púrpura-azulada, sobre um fundo na cor de berinjela. Ele foi descoberto em 2006 como parte de uma pesquisa no planalto de Nassau, no interior do Suriname, segundo a ONG.Os cientistas que vasculhavam aquele planalto e os montes Lely encontraram quatro outras novas espécies de sapo, além do descrito acima, seis espécies de peixe, 12 besouros coprófagos e uma nova espécie de formiga, de acordo com nota da Conservação.As criaturas foram achadas por 13 cientistas que exploraram a região, cerca de 130 quilômetros a sudeste de Paramaribo, onde há áreas com fontes de água suficiente para abrigar abundantes populações de peixes e anfíbios.Eles também acharam 27 espécies nativa do Escudo das Guianas, que abrange Suriname, Guiana, Guiana Francesa e o norte do Brasil. Um deles era o raro peixe-gado com carapaça, que os ambientalistas temiam já estar extinto devido à contaminação provocada por garimpeiros num riacho onde a espécie havia sido vista pela última vez, há 50 anos.Incluindo as novas espécies, os cientistas observaram 467 espécies nos dois locais, indo de grandes felinos, como panteras e pumas, até macacos, répteis, morcegos e insetos.

sexta-feira, junho 29, 2007

ASTRONOMIA FAZ NOVAS REVELAÇÕES...

CANIBALISMO CÓSMICO
Via-Láctea devora galáxias e estrelas que cruzam o seu céu(Telescópio mostra estrelas quentes (em azul) em duas galáxias-satélites da Via-Láctea)
Astrônomos alienígenas que observassem a Via-Láctea a partir de regiões incrivelmente distantes do universo poderiam ver na nossa galáxia uma estrutura totalmente diferente daquela que imaginamos.
No início das pesquisas sobre a Via-Láctea, os astrônomos determinaram que a nossa galáxia é da variedade espiralada, com longos e graciosos braços envolvendo um bojo central, de forma similar ao que ocorre na nossa vizinha galáxia de Andrômeda. Entretanto, estudos mais cuidadosos sobre a distribuição das estrelas possibilitaram o conhecimento de que a Via-Láctea não é uma variedade padrão de galáxia espiral. Ela é uma mistura de galáxia espiral e de galáxia barrada, o que significa que a maioria das estrelas se localizam em uma curva suave em torno do bojo central. E, aproximadamente na região intermediária da Via-Láctea, as estrelas formam uma estrutura linear abrupta em relação ao bojo central, emergindo do centro dessa "barra" (daí a expressão "espiral barrada"). Além disso, os astrônomos descobriram que a Via-Láctea é uma canibal, devorando galáxias e aglomerados globulares de estrelas caso estes passem muito perto, fragmentando vagarosamente esses forasteiros cósmicos no decorrer de bilhões de anos. Ao final do processo, as estrelas que compõem esses desafortunados visitantes acabam se incorporando à Via-Láctea. Recentes observações da Via-Láctea conduzidas pelo Centro de Ciência Spitzer revelaram que a Via-Láctea esfacelou mais do que alguns poucos desses visitantes durante a sua evolução, e que os remanescentes dessas galáxias anãs e aglomerados estelares destruídos estão espalhados pela nossa galáxia. De uma distante paragem do universo, os astrônomos alienígenas observando a Via-Láctea veriam uma galáxia espiral barrada envolta por fiapos de estrelas, lembrando mais uma bola de fios de tecido do que uma galáxia salpicada de estrelas. Os astrônomos foram capazes de identificar três estruturas distintas que provavelmente são os restos de dois aglomerados globulares e de uma galáxia anã devorados pela Via-Láctea centenas de milhões de anos atrás. Eles se encontram entre 13 mil e 130 mil anos-luz da Terra e se constituem em um panorama predominante no céu do Hemisfério Norte. Os aglomerados globulares podem conter dezenas de milhares ou até mesmo milhões de estrelas, mas apesar desses números impressionantes, não são galáxias de verdade porque carecem de um bojo central, ou núcleo. As galáxias anãs, como a Pequena e a Grande Nuvens de Magalhães, que atualmente orbitam a Via-Láctea (e que são visíveis no Hemisfério Sul), podem conter cem milhões de estrelas. Essas pequenas galáxias podem também possuir uma quantidade significante da misteriosa "matéria escura". Até o momento, os astrônomos puderam determinar que as estrelas acrescentadas à nossa galáxia a partir de aglomerados globulares formam os anéis mais finos e próximos que se destacam do plano galáctico, enquanto a galáxia anã canibalizada forma um arco mais alto e maciço, que foi até capaz de reter parte do seu núcleo denso, apesar da interação ainda existente com a tremenda influência gravitacional da nossa galáxia. Durante anos os astrônomos ficaram surpresos com a aparente ausência de galáxias anãs e aglomerados globulares no universo visível. Embora existam centenas de milhares deles espalhados por todas as partes do céu, os astrônomos acreditam que deveria haver mais milhões destas estruturas. Este novo dado sobre a apetência voraz da Via-Láctea pela destruição indica que a resposta para esta ausência de aglomerados globulares e galáxias anãs literalmente girava todo o tempo sobre as nossa cabeças.

quinta-feira, junho 28, 2007

PELOS CAMINHOS DA AVENTURA...(R-AR)

AVENTURAS SOLITÁRIAS DE AMIR KLINK Amyr Klink (é paulista, nasceu em 25 de setembro de 55) é um empreendedor, escritor e desenvolve expedições marítimas como veremos a seguir:
Ficou conhecido pelas suas expedições marítimas, que, geralmente, empreende solitariamente. O primeiro feito a ser amplamente divulgado ocorreu entre 10 de junho e 19 de setembro de
1984, quando realizou a travessia, num barco a remo, do oceano Atlântico. (foto acima). Foi um percurso de sete mil km entre Luderitz, na Namíbia (África) e Salvador, na Bahia, percorrido sozinho.
Em dezembro de 1989 (fotos), viajou rumo à Antártica, em um veleiro especialmente construído para a expedição, o Paratii. Permaneceu sozinho por um ano na região, sendo que por sete meses, seu barco ficou preso no gelo da Baía de Dorian. Da Antártica, rumou em direção ao Pólo Norte e retornou ao ponto de partida, a cidade de Parati , em outubro de 1991.

Amir Klink, mora em Parati, onde mantém uma escola de navegação para jovens carentes. Além de escrever livros, faz palestras sobre planejamento e empreendedorismo no meio empresarial.
Já lançou até o momento oito livros: Linha-d'água: entre estaleiros e homens do mar: Mar Sem Fim: 360º ao redor da Antártica; As Janelas do Parati; Paratii entre dois pólos; Gestão de Sonhos, Riscos e Oportunidades; Os Portos do Mundo; Porto do Rio; Construindo o futuro e Cem dias entre Céu e Mar. (Este último enviei à algumas biliotecas públicas dos EUA, para mostrar que que além de craques e carnavalescos temos outros brasileiros mais ilustres.)

quarta-feira, junho 27, 2007

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLADOR DE VÔO

Líder de controladores nega sabotagens e fala em risco de tragédiaFalando por meio de um vídeo para uma platéia de mais de cem pessoas, a grande maioria de sargentos da Aeronáutica, o presidente da Associação Brasileira dos Controladores do Tráfego Aéreo (ABCTA), Welington Rodrigues, um dos 14 afastados do monitoramento de aviões civis por liderar o movimento do dia 30 de março, rechaçou (ontem) acusações que a categoria é formada por "sabotadores" ou "maçãs podres". Welington afirmou, ainda, que o clima de trabalho no Cindacta 1 "é doentio" e que o governo "está jogando fora todos procedimentos de segurança", advertindo que isso poderá ter como conseqüência um grave acidente, a exemplo do que houve na França, em 1973, exatamente quando os controladores da defesa aérea assumiram o tráfego aéreo comercial.
Acidente envolveu controladores militares e matou 68 na FrançaO acidente a que o controlador Welington Rodrigues referiu-se durante conferência nesta terça-feira (26), na qual alertou para os riscos da atual crise aérea, ocorreu na região de Nantes, na França, em 5 de março de 1973. Chocaram-se em pleno ar, a 9.000 metros de altitude, um avião Coronado, da Spantax, companhia espanhola, e um DC-9 da Ibéria, também da Espanha. Morreram 68 pessoas.DOIS DESASTRES EM 1973Jornal francês (foto) fala da tragédia em Nantes: "Colisão em pleno céu", diz a manchete; poucas semanas depois, comissão viu culpa dos controladores militares substitutos
Naquela ocasião, segundo relatos da imprensa local, os controladores de vôo civis franceses estavam em greve. Poucos dias antes do acidente, um plano emergencial do governo, denominado "plan Clément Marot", foi colocado em execução. Ele consistia em substituir os grevistas por controladores militares.Uma comissão oficial que investigou as causas do acidente apontou, entre outras, os atrasos de comunicação entre as aeronaves e os controladores e, também, "uma dificuldade de comunicação por rádio ar-solo que se deveu a uma incompreensão total da aeronave e do controle".Segundo o relatório da comissão, os dois aviões tinham planos de vôo que sobrepunham-se quanto ao nível de vôo e ao destino (ambos iam para Nantes). A solução seria espaçar os vôos, mas as dificuldades de entendimento entre as tripulações e o controle, somadas a uma manobra feita "no escuro" pelo piloto da Spantax (cujo avião não havia sido identificado pelos controladores no radar), resultaram na colis
ão no ar.Todos os 68 mortos estavam a bordo do Coronado, que ficou completamente destruído. O DC-9 da Ibéria, de maior porte, pousou com todas as 107 pessoas (99 passageiros e oito tripulantes) em segurança. Em 1973 houve uma outra grande tragédia aérea na França.
O acidente envolveu uma aeronave brasielira da Varig. No dia 11 de julho, um incêndio no toalete de um Boeing 707 que voava do Rio de Janeiro a Paris encheu a cabine de fumaça e provocou o pouso de emergência, o qual terminou em incêndio. Morreram 123 pessoas das 134 que estavam a bordo -- muitas delas pela inalação de fumaça. A causa do fogo a bordo não foi determinada.
Os destroços do avião da Varig, (foto) perto do aeroporto de Paris: 123 mortos mas sem culpa dos controladores de vôo.

terça-feira, junho 26, 2007

ARCA DE NOÉ

HOLANDÊS CONSTRÓI ARCA DE NOÉ APÓS SONHO (Esta arca construida na Holanda tem a altura de um prédio de três andares)
Uma réplica da arca bíblica de Noé foi construída por um holandês, que também povoou a construção com casais de animais. O criacionista Johan Huibers construiu a obra, que tem a altura de um prédio de três andares, como um testamento de sua crença na Bíblia.
A arca abriu suas portas ao público neste sábado, na cidade de Schagen, quase dois anos após o início da construção. A maior parte da estrutura foi feita pelo próprio Huibers.
A arca tem cerca de 60 metros de comprimento, a metade do tamanho da embarcação descrita na Bíblia. "O design é de minha mulher, Bianca. Ela não queria que eu fizesse tudo isso, mas já que eu faria mesmo assim, ela resolveu ajudar", contou Huibers.
Huibers começou a constuir a arca em maio de 2005, depois que ele sonhou que a Holanda seria atingida por inundação. No interior da arca, ele colocou girafas, elefantes, leões, crocodilos, zebras e bisões.

Segundo o livro bíblico do Génesis, a Arca de Noé foi a provisão pela qual os antepassados de toda a humanidade sobreviveram ao Dilúvio Bíblico. Deus deu a Noé instruções detalhadas sobre o tamanho, formato, feitio da iluminação e da ventilação, e sobre os materiais a usar na sua construção. (Génesis 6:14-16) A sua representação comum tem a forma de um barco, mas na realidade seria uma caixa rectangular. O termo hebr. teváth vertido por "arca", significa efectivamente uma arca ou caixa. Não pretendia ser uma embarcação com o objectivo de navegar, mas somente para flutuar. A Bíblia diz que 5 meses após o Dilúvio Bíblico começar, a "arca veio a pousar nos montes de Ararate". (Génesis 8:4) Após isso, depois de 5 meses e 10 dias, a porta foi aberta. (Génesis 7:11; 8:4, 14) Ararate se refere a uma região na Arménia – o antigo Reino de Urartu, e não um monte específico. Após a saída de Noé e sua família e dos animais da Arca, a localização e seu destino jamais foi referido na Bíblia.
Existem duas correntes principais quando se trata da interpretação desse fato. Uma dessas correntes afirma que a história toda é na verdade alegórica e como tal deve ser interpretada. Outra corrente afirma que ela literalmente ocorreu. Há ainda uma terceira via, que procura fazer uma mediação entre uma e outra. Nessa terceira corrente, afirma-se que o dilúvio que ocorreu não foi universal, não afetando assim a terra desabitada, como a América por exemplo, ficando assim a dimensão do desastre localizada apenas na terra habitada, reduzindo consideravelmente o trabalho que daria à Noé o ter de juntar os casais das espécies. Na tradição cristã, a Igreja Cristã é simbolizada pela Arca de Noé. Alguns veêm na Arca de Noé a simbologia de fecundidade, ao preservar em si a Vida durante o período do dilúvio purificador e possibilitar a recriação da Humanidade.

sexta-feira, junho 22, 2007

GÊNIOS DA HISTÓRIA

LEONARDO DA VINCI
Um dos maiores gênios da História da Humanidade
Leonardo di ser Piero da Vinci (nasceu em Anchiano, em 15 de Abril de 1452 — e morreu em Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como D. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família: "vindo de Vinci" .
Nascido num pequeno
vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.
A VIDA - Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes
personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio. Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências. Suas obras mais conhecidas, são o afresco " A Última Ceia", pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o Retrato de Lisa del Giocondo, a La Gioconda (dita a Mona Lisa), que ele demorou três anos para terminar (nas fotos); "Madona e o Menino", "Retrato de Mulher", "A Virgem com o Menino Jesus", "O batismo de Jesus" e outros.Talvez até mesmo mais impressionantes que os seus trabalhos artísticos sejam os estudos em ciências e engenhosas criações, registrados em cadernos que incluem umas 13 000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e ciência.
Da Vinci participou em autópsias e produziu muitos desenhos anatômicos extremamente detalhados e planejou um trabalho inclusive com humanos e anatomia comparativa. Ao redor do ano
1490, ele produziu um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Vitruvius. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado o Homem Vitruviano, o que acabou se tornando um dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista. O desenho reproduz a anatomia humana conduzindo eventualmente ao desígnio do primeiro robô conhecido na história que veio a ser chamado de Leonardo.
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