/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, março 14, 2008

CONHECENDO A AMÉRICA DO SUL

A EXUBERANTE PATAGÔNIAAs paisagens geladas tranformaram-se em point dos brasileiros no inverno. Delimitada pela imponente Cordilheira dos Andes e pelo Oceano Atlântico, a Patagônia Argentina é parte de uma das regiões mais bonitas do planeta. Dividida em duas sub-regiões, é dona de um cenário diversificado: de um lado, cadeias montanhosas permeadas por vales, bosques, lagos e geleiras; do outro, extensas e áridas planícies litorâneas, cercadas por rica e variada fauna.
Bariloche (foto), é considerada a "capital da Patagônia Argentina", San Carlos de Bariloche é point de brasileiros no inverno, quando a temperatura chega a atingir - 18° C. A cidade é o lugar ideal para quem curte esqui, turismo de aventura, pesca e natureza - é a partir de lá, por exemplo, que saem excursões em direção aos famosos Cerros Catedral, López, Otto e Tronador, muito conhecido por seus glaciais.

Localizado no Parque Nacional Los Glaciares, junto com pelo menos mais 350 glaciais, o glacial Perito Moreno (foto), é uma das atrações que mais chama a atenção dos turistas na Patagônia Argentina. Considerado o maior da região, com 5 km de largura e uma altura de aproximadamente 60 metros sobre o nível da água, é mundialmente conhecido por seus desmoronamentos, quando enormes blocos de gelo se desprendem e caem no mar. A porta de entrada para o Parque, que é considerado o mais importante do gênero em todo o mundo, é feito pela cidade de El Cafalate.Outro local bastante procurado por turistas é Ushuaia, a cidade mais meridional do planeta (foto). Por lá, os atrativos vão do Museu Marítimo ao "Parque Nacional Tierra del Fuego", onde vivem espécies exóticas da fauna como zorros vermelhos, guanacos, castores e condores. Delimitado pelo Canal Beagle, possibilita ainda a observação de lobos marinhos e pingüins de Magalhães.
Para quem gosta
de aventura, o pequeno povoado de El Chaltén é a uma boa opção de passeio. Próximo à Província de Santa Cruz, o lugar é cercado por montanhas, o que o torna ideal para a prática de trekking e alpinismo. Por lá ficam os paredões de Cerro Torre e o Fitz Roy, escaladas verticais que
se apresentam como um grande desafio até para alpinistas mais experientes.Além do trekking e do alpinismo, esportes de aventura como mountain bike, rafting, canoagem, cavalgada e ski são bastante comuns na Patagônia Argentina. Os veleiros e cruzeiros no Canal Beagle e outros estreitos da área da Tierra del Fuego também são hits entre os visitantes da região. Os trajetos mais famosos costumam ser até a Isla de los Estados, o Cabo de Hornos e a Antártida.Por incrível que pareça, a Patagônia Argentina também é procurada entre turistas que buscam descanso e conforto. Os locais cobiçados pelos que querem sossego costumam ser as estações de inverno de nível internacional como Cerro Castor e Las Leñas, que oferecem toda a infra-estrutura e mordomias como clube de crianças, serviço de babysitter e restaurantes estrelados. Neste --FIM DE SEMANA--, "Grandes Reportagens" estará fazendo uma aventura pelas trilhas da grande Montanha!

quinta-feira, março 13, 2008

APERTE BEM O CINTO...

AEROPORTOS EXÓTICOS...PORÉM INSEGUROS


Começamos pelos mais movimentados aeroportos do Brasil. Na verdade dois porta- aviões! O da esquerda, é o aeroporto de Congonhas em São Paulo, embora não demonstre, tanto quanto, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, confirmou recentemente que as aparências enganam, quando sua pista sem escape produziu o maior acidente aéreo da história da aviação brasileira, o do Airbus da TAM. Congonhas mostrou que pousos e decolagens (principalmente em dias de chuva), é missão para um bom piloto de porta-aviões. Enquanto, um piloto que opera em porta-aviões vier a ter uma dificuldade, enfrenta muita água nas extremidades da pista, enquanto o colega que opera em Congonhas ou em outro aeroporto, enfrenta uma situação que não só o preocupa com o destino de seus passageiros, mas há milhões de vidas que vivem ao seu redor. A pista do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro (à dir.), se aproxima mais, da de um porta-aviões. Nesse caso então, deveria oferecer mais segurança (afinal o mar é um escape natural, pois não coloca em risco a vida de seus vizinhos), mas não é bem assim. Observe na foto citadaà, que nas cabeceiras das pistas mais próximas, há uma rua interna que passa acerca de cinco metros delas para chegar ao Arsenal da Marinha, que fica numa pequena ilha (também à dir). Recentemente, um táxi que passava por lá, no momento em que um avião dava força total às suas turbinas para decolar, acabou sendo atirando como uma folha de papel, para bem longe, causando a morte do taxista. Antes, outros acidentes já haviam ocorrido nessa rua.






Não pense que o problema se restringe aos aeroportos do nosso país. Hoje, "Arquivos de um repórter" vai apresentar alguns dos inúmeros aeroportos espalhados pelo mundo, que não deveriam ser homologados, com raras excessoes. (1)- PILOTO OU BANHISTA? O AEROPORTO DE SAN MARTIM, situado numa Ilha do Caribe, a 250 km, entre Guadalupe e Porto Rico, parte setentrional da ilha que pertence à França, ao passo que a parte meridional a Holanda. Entre suas maiores atrações turísticas, está o seu aeroporto, que recebe o maior número de visitantes, que além de oferecer uma boa praia, oferece aos banhistas a oportunidade de serem atropelados por um avião.
(2)- PILOTO OU ALPINISTA? Vendo a foto (à dir.), começa-se a acreditar que pista de aviões pode ser igual a de automobilismo. Quanto mais curva mais emoção. Pelo menos é que sugere esta "pista" bizarra do aeroporto de
COURCHEVEL, na França.









(3)- UM BOM EXEMPLO, MAS NÃO MENOS EXÓTICO - Numa disputa constante entre a natureza e a tecnologia, o resultado produziu uma obra aeroportuária de bom senso. Graças a um projeto arrojado, foi possivel nos últimos anos modernizar e aumentar a segurança deste AEROPORTO da ILHA da MADEIRA (Portugal), (à esq.), ampliando a sua pista, através da construção de um viaduto sobre o mar, qualificado-o a receber os maiores aviões comerciais do mundo, transformando-se na principal porta de entrada de turistas que demandam àquela bela região lusitana. 4- PARA MOTORISTAS APRESSADOS: "Que tal tocar a buzina e atravessar com o farol vermelho?" Se você pensa que só o aeroporto de São Paulo, está entravado num centro densamente povoado, aproveite para se arrepiar, ao ver esta foto do AEROPORTO INTERNACIONAL DE GILBRALTAR, uma pequena península rochosa que faz fronteira com a Espanha, separada do Marrocos pelo Estreito de Gilbraltar. A geografia acidentada dessa peninsula obrigou que uma de suas principais avenidas, fosse obrigada a cruzar duas pistas para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, como o da foto, que no momento da decolagem. Pelo menos aqui sobra um consolo: os motoristas perdem a pressa, e respeitam o sinal vermelho!

quarta-feira, março 12, 2008

TESOUROS DA NATUREZA

........ A MAIOR BARREIRA DE CORAIS DO MUNDOA Grande Barreira de Coral, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland, patrimônio mundial da Unesco, tem uma extensão de cerca de 2.300 km, e corre risco de um dia desaparecer. A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1.500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, de 5.000 a 8.000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1.330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área é também notória pela presença de cubozoários, um grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem. A maior parte da geografia da Austrália é composta por desertos ou zonas semi-áridas— 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm um clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical: parte é floresta tropical, parte são pastagens e parte é deserto. A Grande Barreira de Recifes, o maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1.200 quilómetros. O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986) é o maior monolito do mundo e situa-se na Austrália central.

terça-feira, março 11, 2008

TRAGÉDIAS NA HISTÓRIA

SUBMARINO RUSSO AFUNDA COM 118 MARINHEIROSNo dia 12 de agosto de 2000, o submarino Kusk, de 13900 toneladas, afundou com 118 marinheiros a bordo e ficou retido a 108 metros no fundo do mar depois violentas explosões ou um forte impacto em um objeto de grande tonelagem conforme versão oficial russa. Com base em análise sismográficas, um instituto norueguês afirmou que na manhã do dia 12 de agosto, ocorreram duas violentas explosões com intervalo de dois minutos, a mais forte delas com um impacto de 3,4 graus na escala Richter. O submarino nuclear navegava a cerca de 20 metros de profundidade pelo mar de Barents (norte da Rússia), no interior do Círculo Ártico, executando exercícios de rotina. Devido ao acidente a embarcação foi obrigada a desligar o reator nuclear, responsável pela propulsão do submarino.
Uma dramática corrida contra o tempo, com várias tentativas de trazer à tona os tripulantes foram fracassadas, principalmente pelas condições climáticas – tempestades com ventos de 70 km/h, ondas de até quatro metros e corrente fortes. A posição em que o submarino se encontrava, a 108 m de profundidade com uma inclinação de cerca 160 graus também dificultou a acoplagem do dispositivo. As autoridades russas concordaram em aceitar a ajuda oferecida por governos estrangeiros, a qual havia sido recusada anteriormente. Um mini-submarino LR5, da Marinha britânica, adequado para missões de resgate desse tipo foi levado da Escócia para a base norueguesa. Noruega colocou mergulhadores e outro mini-submarino à disposição da equipe de salvamento. A esperança de salvar os 118 marinheiros presos no fundo do mar diminuía a cada dia. Jornais russos e ocidentais acusaram as autoridades de negligenciar suas obrigações enquanto vidas humanas estavam em perigo. A falta de informações claras sobre o acidente causaram todo o tipo de versões e supostos vazamentos de notícias. As principais críticas às autoridades russas foi devido a demora na aceitação de ajuda estrangeira. A tragédia não se restringiu aos 118 marinheiros mortos. Ela mostrou que a possibilidade de acidentes com embarcações nucleares é real. O drama da tripulação do submarino comoveu a Rússia, cuja população não desgrudou da TV e do rádio, até o momento em que foi confirmada a notícia da grande tragédia.

sábado, março 08, 2008

Série: "GRANDES REPORTAGENS" - (Sáb e Dom)

PALÁCIOS? NÃO! SÃO ESTAÇÕES DO METRÔ DE MOSCOU





O metrô de Moscou merece uma visita especial, que possa fazer você apreciar a sua cultura incomparável. A construção do metrô começou no anos de 1930. Com uma extensão de 256km, possuindo hoje 138 estações. As mais bonitas são as do centro em número de 15. Destacamos algumas das principais delas: Propsct Mira, Electrozacodskaya, Kievskaya, Maykovskaya, Kievskaya, Belorruskaya, Park Kultury (exibindo revestimento em mármore e uma composição ferroviária) e Paveletskaya. Essas estações do centro apresentam colunas e esculturas que lembram os grandes eventos da Rússia antiga e moderna. Na estação da praça da revolução, as estátuas de bronze representam os Guardas Vermelhos de outubro de 1917.
A construção bem profunda do metrô de Moscou o transformou num abrigo seguro durante os bobardeios na segunda guerra mundial. A profundidade impressionante na qual se encontram as suas galerias, aumentando em muito o número de escalas rolantes. O metrô de Moscou possui nove linhas indicadas por cores diferentes que funcionam das 5h30 a 1h30 da madrugada.
O visitante estrangeiro tem a impressão de passar nas amplas salas de um Palácio.
Agora você entender porque tanta gente que vai a Moscou, apenas pelo que a cidade guarda no seu subsolo.

sexta-feira, março 07, 2008

Série: RELÍQUIAS DA HUMANIDADE

TORRE EIFFEL, SÍMBOLO DA CAPITAL FRANCESACom seus 317 metros de altura, possuia 7300 toneladas quando foi construida em 1889, sendo que atualmente deve passar das 10000, já queatualmente abriga , restaurantes, museus, lojas e um terraço panorâmico de onde se pode contemplar todos os quadrantes da cidade.O séc. XIX foi palco de um espetacular progresso produtivo da técnica construtiva, ligado às necessidades da população industrial, ao crescimento da urbanização, etc. A interação de cimento e aço, vidro e cristal, teve aí suas origens. Uma prova é a Torre Eiffel, erguida em 1889 para as celebrações do centenário da revolução francesa.O monumento foi construído por Gustave Eiffel para ser exposto temporariamente na Feira Mundial, realizada naquele ano na capital francesa.
Em 1909, quase foi destruida, só foi salva por ter sido descoberto seu uso para transmissão de sinais de rádio. Desde então, tornou-se um dos monumentos mais famosos do mundo. Sua estrutura não é apenas um ponto de referência reconhecido no mundo inteiro, mas também uma das mais populares obras arquitetônicas do mundo ocidental, um emblema da modernidade francesa. ATorre Eiffel serve como ponto turístico de Paris. Anualmente, recebe cerca de seis milhões de turistas dos mais diversos países. A iluminação interna faz com a Torre se pareça com uma gigantesca vela dourada durante a noite. De qualquer forma, seja durante o dia, seja durante a noite, é a imagem indissociável da França e o cartão postal mais conhecido em todo o mundo!
Neste --Fim de Semana--, na Série: "Grandes Reportagens", conheça os suntuosos "Palácios" que são as belas estações de Metrô de Moscou!

quinta-feira, março 06, 2008

RALI PARIS-DAKAR COM SOTAQUE LATINO

ARGENTINA e CHILE HERDAM COMPETIÇÃO, POR CAUSA DO TERRORISMO
Brasil reivindica inclusão a partir de 2010
(Novas trilhas: Desde 1979, a prova tradicional era disputada na África)
O Rali Paris-Dakar vem para dois países da América do Sul a partir do próximo ano. O percurso no mapa
(aolado) inclui Argentina e Chile. Para o gaúcho Klever Kolberg, um dos veteranos da competição, considera positiva a mudança, pois aumentará a possibilidade de participação de brasileiros "A proximidade também facilitará os testes de treinamentos antes das provas, além de contribuir para que levemos uma estrutura comercial mais forte, que é muito importante neses eventos". Kolberg acredita que os canais oficiais do Brasil, já devem estar fazendo gestões para que as futuras edições do ex-Rali Paris-Dakar passem pelo Brasil, e conclui com esta informação: "Nós da iniciativa privada, já estamos em contato com os organizadores do evento e com empresas interessadas para que já em 2010 a corrida aconteça também no Brasil".
A disputa deste ano como se sabe, foi cancelada devido ao assassinato de quatro turistas franceses na Maritânia, um dos países africanos por onde passava a competição. É a primeira vez, desde 1979, que a tradicional prova será realizada fora da África e Europa.
A corrida acontecerá entre os dias 3 e 18 de janeiro de 2009 e terá partida e chegada em Buenos Aires, na Argentina. Serão 9 mil quilômetros de percurso (como mostra o mapa ao lado), incluindo 6 mil quilometros de trechos sem limites de velocidade. Ao todo, o Rali passará dez dias na Argentina, atravessando nove províncias; e outros cinco no Chile, onde a rota vai desde Valparaíso até o deserto do Atacama.

terça-feira, março 04, 2008

A ONDA DA DESTRUIÇÃO

O que são tsunamis ou "marés da morte"? TUDO COMEÇA NO FUNDO DO MAR
Ondas gigantes são provocadas por três tipos de fenômenos como mostram as imagens: (1) Erupções vulcânicas injetam toneladas de lava no chão oceânico, gerando ondas devastadoras; (2) Teremotos submarinos deslocam a crosta oceânica, empurrando a massa de água para cima; (3) Uma bolha de gás surge no fundo do oceano, com o mesmo efeito de uma explosão descomunal.
Os tsunamis são grandes marés de terremoto: este é o significado da palavra em japonês. "São ondas enormes, com mais de 30 metros de altura, causadas por perturbações nas profundezas do mar, como abalos sísmicos (maremotos), erupções vulcânicas ou até mesmo deslizamentos no fundo oceânico", afirma o físico Edmo José Dias Campos, do Instituto Oceanográfico da USP. Os tremores provocados por fenômenos geológicos como esses fazem com que uma série de ondulações se propague por grandes distâncias na superfície do oceano. ssas ondas são inicialmente bastante longas e baixas, não mais que 0,3 a 0,6 metro. A tripulação de um barco que passar sobre elas é capaz de nem percebê-las - e sua energia pode diminuir até desaparecer, ao percorrerem milhares de quilômetros. O problema ocorre quando elas se aproximam da costa, onde a profundidade diminui e surge o atrito com o fundo do oceano. O resultado é que passam a ser comprimidas por um espaço cada vez menor, o que as obriga a subir. Ai então os tsunamis formam uma coluna, sugando o mar da costa a ponto de deixar parte do chão do oceano descoberto. Esse é o último aviso. Minutos depois, elas aparecem. Para se ter uma idéia, as piores marés do gênero, ocorreram em 1703, na ilha japonesa de Awa, matando mais de 100 mil pessoas e mais recentemente na última semana de 2004, ocorreu o mais forte terremoto nas últimas quatro décadas que atingiram pelo menos oito países na Ásia, deixando um saldo de cerca de 300 mil mortos, além de 5 milhões de pessoas desamparadas.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

UM GRAVE PROBLEMA MUNDIAL:

77 MILHÕES DE CRIANÇAS FORA DA ESCOLADados do relatório sobre educação apresentado pelo Unicef e pela Unesco (organismos da Organização das Nações Unidas – ONU), apontam que 77 milhões de crianças no mundo estão fora da escola. O número é bastante inferior ao apresentado há cinco anos, mas ainda é “inaceitável”, de acordo com o documento. A maioria absoluta dessas crianças (três quartos) vive na África subsaariana (que abrange os países de população negra situados ao sul do deserto do Saara) e na Ásia meridional e ocidental. O diretor-geral da Unesco afirmou que “quatro em cada dez crianças nascidas no mundo em desenvolvimento crescem mergulhadas na pobreza, na desnutrição e sem poder ir à escola”. Segundo o levantamento, as meninas são as que correm maior risco de jamais freqüentarem uma escola ou abandoná-la prematuramente, especialmente as que vivem em zonas rurais ou muito pobres. Apesar dos tristes dados, o relatório mostra um grande progresso na escolarização infantil, considerando que, entre 1999 e 2004, o número de crianças que não freqüentava a escola caiu em 21 milhões, o que representa um avanço na direção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. A região em desenvolvimento com maior nível de crianças na pré-escola é a América Latina e o Caribe. Porém, o Brasil aparece somente em 72º lugar num índice de desenvolvimento com 125 países, em um bloco intermediário com índice médio. O que mais prejudica o desempenho do País são as altas taxas de repetência e evasão no ensino fundamental, que refletem negativamente no cálculo da taxa de estudantes que iniciaram esse período escolar e conseguem ao menos chegar até o quinto ano. O problema da repetência no Brasil também já foi destacado em outro relatório da Unesco divulgado neste ano. O documento mostrou que o País tinha índices piores do que outros extremamente pobres, como Camboja, Haiti e Ruanda.
Acesse o link da REVISTA*AR. Nela Você encontra novo visual e assuntos do seu interesse

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

MUNDO NA UTI...

A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA
A Internacionalização da Amazônia já é uma realidade, diz o professor Aluísio Leal especialista no assunto, e aposentado pela Universidade Federal do Pará, no seu argumento de que não há interesse de outros países pelo controle político da região, mas pelo controle econômico, que já existe. E completamos: "Sem nenhum pejo, líderes de grandes nações falam abertamente que o néctar da Amazônia já é transportado para as grandes nações".

Além das considerações acima, é preciso que voltemos no tempo para lembrar que desde o início da colonização do Brasil, as florestas da região costeira vêm sendo derrubadas. A intensificação do desmatamento se acentuou a partir de 1920, após o término da I Grande Guerra, com a vinda de imigrantes, especialmente da Europa. Além do prosseguimento da derrubada das árvores da Mata Atlântica, ocorreu a destruição avassaladora dos pinheirais da região Sul do país. Os técnicos florestais estimam que o desmatamento, em todo o território é superior a 300 milhões de hectares de matas. A situação da Amazônia é cada vez mais preocupante e os estudos confirmam o risco crescente do que mais se teme. A destruição da floresta, como revela um documento recente, que os círculos viciosos da Amazônica, são a seca e o fogo na estufa. Se tudo continuar como agora com a mudança climática e o desmatamento podem destruir ou pelo menos danificar gravemente 55% e 96,9 bilhões da mata até 2030. Ainda de acordo com o documento, o desmatamento da floresta (foto) pode liberar entre 55,5 e 96,9 bilhões de toneladas de dióxido de carbono nas próximas décadas, ou seja, o equivalente a a mais de dois anos de emissões globais de gases do efeito estufa. Quanto à biodiversidade, não há floresta no mundo comparável a ela, com uma flora riquíssima - mais de 30 mil espécies de plantas -, que inclui um terço de toda a madeira tropical disponível no mundo, a Amazônia brasileira já perdeu 13,31% da mata original, o equivalente ao território da França. Os fazendeiros e colonos derrubam a floresta para plantar pastagens, vendendo as árvores cortadas às madeireiras. Estas, especialmente as que trabalham na clandestinidade, atuam como parceiras no processo de destruição, ao viabilizar o desmatamento nas propriedades rurais, embora também ajam isoladamente em várias áreas da floresta. O desmatamento e as queimadas da região Amazônica constituíram as mais sérias preocupações dos ambientalistas nas últimas décadas, por acarretar desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente, com conseqüências desconhecidas. Fortes desmatamentos estão ocorrendo na margem esquerda do Rio Amazonas, ao longo da estrada que sai de Oriximiná em direção a Prainha, passando por Óbidos, Alenquer e Monte Alegre, no Pará. O ataque dos predadores à região se dá também pelo oeste, vindo de Novo Progresso, pólo madeireiro às margens da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163). Permitir a continuidade do desmatamento significa condenar a Amazônia ao atraso econômico, à crise social e ao desastre ambiental. Até hoje, aproximadamente dois terços da Amazônia permanecem como floresta virgem e ainda podem ser preservados. Leia também a "Revista-AR

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

TECNOLOGIA ESPACIAL

Sonda japonesa filma 'pôr-da-Terra' visto a partir do pólo Sul da Lua
(Imagens feitas em apenas 70 segundos)
Esta bela imagem foi feita com câmera de vídeo de alta definição mandada por rede de TV. Fenômeno só é visível para satélites que orbitarem a Lua a pouca distância.
A parceria entre a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e a rede de TV nipônica NHK apresentou recentemente, as mais belas imagens da Lua e da Terra. Desta vez, a sonda robótica Kaguya, que carrega uma câmera de alta definição da NHK, filmou um magnífico "pôr-da-Terra" de uma posição no pólo Sul da Lua. O satélite também observou um "nascer-da-Terra". É importante lembrar, no entanto, que os fenômenos só são visíveis para satélites em órbita lunar. Um observador postado na superfície da Lua consegue ver nosso planeta o tempo todo, na mesma posição.
Leia também mais uma matéria especial na "Revista-AR"

terça-feira, fevereiro 26, 2008

SRI LANKA NÃO SE ABALA

Tsunami e guerra civil não tiraram a beleza das praias e montanhas de SRI LANKA

Fotos: (1) - Estátuas de Buda (Budismo é a religião predominante no Sri Lanka; (2) - Visão externa de templo hindu em Colombo (a capital); (3) - Reserva Florestal em Dickoya; (4) - Uma de suas várias praias.

Tranqüilidade de praias, montanhas, parques naturais, cachoeiras, rios, templos budistas, hindus, muçulmanos e museus para contar uma história muito confusa de ocupação do território. É isso que você encontra no Sri Lanka, ilha independente localizada no Oceano Índico, ao sul da Índia. Ou pelo menos é o que se espera encontrar.O turismo ajuda a reconstruir o país que teve duas grandes tragédias nos últimos anos. No final de 2004, o tsunami devastou dois terços da costa sul da ilha, matando cerca de 40 mil pessoas e desabrigando outras milhares.

Na parte norte, o povo tâmil quer a independência desde 1983, quando foi criada a organização Tigres de Libertação do Eelam Tâmil (LTTE). Depois da morte de mais de 65 mil pessoas em confrontos armados com o governo, um cessar-fogo foi assinado em 2002. Para tristeza dos pacifistas, alguns atentados terroristas foram cometidos em dezembro de 2007 e, em 2 de janeiro deste ano, o governo declarou que o Sri Lanka está oficialmente em Guerra Civil. Porém, nada consegue tirar as belezas naturais da ilha. A capital Colombo, localizada na costa oeste da ilha, é a campeã de visitas. Conta com uma grande infra-estrutura de hotéis e restaurantes e é um dos principais destinos de férias de turistas europeus.

Como ir: São poucas agências brasileiras quem tem pacote para o Sri Lanka. A Highland Adventures, por exemplo, tem um pacote exótico, de 21 dias, com saída em São Paulo e uma noite em Paris, antes de partir para a Índia. A partir daí o roteiro é dividido entre sul da Índia e Sri Lanka. Sai por US$ 6.390,00 (R$ 11.440,00) por pessoa em apartamento duplo.
Continue conosco. Depois de ler este blog, link o da Revista-AR



segunda-feira, fevereiro 25, 2008

UMA CIDADE MUITO MÍSTICA

Fotos: (1)- A igreja do Rosário (construida toda em pedra de quartzito, maior fonte de renda do município); (2)- A igreja Matriz (ainda conserva o barroco mineiro); (3) Uma casa semelhante a igreja do Rosário, num estilo único da cidade, sempre atraindo arquitetos de todo o Brasil, que resgatam assim a antiga arte de encaixe e empilhamento, feito por profissionais da própria cidade.
São Tomé das letras é cercada por uma aura de mistério. Muitos acreditam que esta é uma das sete cidades escolhidas para abrigar uma nova civilação, após o juízo final. O misticismo vem de tempos remotos, atavés das lendas contadas pelos antigos habitantes.
A toca da "Saudade" tem uma história verdadeira de amor. Morava em São Thomé uma família nativa no lugar cujo chefe foi acometido pela hanseníase. Foi necessário separá-lo dos familiares. Ele ficou sozinho na grande casa, enquanto a família foi morar em Três Corações. Contam que esse senhor passava horas debaixo dessa toca, olhando a cidade de Três Corações, e ali, muitas vezes, chorava e falava sozinho. Com certeza sentindo "saudade" de seus familiares. A toca, segundo informações, foi cuidadosamente desmontada e remontada em uma mansão em São Paulo.
Chico Taquara morava em uma gruta próxima da cidade, era conhecido pelas curas milagrosas que fazia e famoso por conversar com os animais. Chico Taquara se tornou uma lenda viva. Quando caminhava pelas ruas do povoado, levava suas poucas reses e, na hora de entrar nas vendas, riscava um círculo no chão. Os animais não saiam do círculo. Quando batia palmas, os passarinhos pousavam sobre a sua cabeça e ombros. Um dia Chico Taquara desapareceu. Há quem diga que ele ainda está vivo, em uma das grutas da região. De acordo com os esotéricos, Chico Taquara era um enviado de uma civilização intraterrena e retornou ao interior da Terra, após ter cumprido sua missão. São Tomé das Letras está localizada no sul do estado de Minas Gerais, a 335km de Belo Horizonte e 350km do Rio de Janeiro e de São Paulo. É a quarta cidade mais alta do Brasil, a 1.444m Cidades limítrofes: Três Corações, Luminárias, Cruzília, Baependi e Conceição do Rio Verde. São Tomé das Letras não se resume na sua parte mística. Percorrendo o município, você enconta mutos atrativos como a pedra ao lado, a Ladeira do Amendoim (onde o carro sobe desligado), inúmeras cachoeiras , com destaque para a Véu da Noiva, a Eubiose, Lua, a Chuva, Paraíso, e a do Flávio. A Pedra da Bruxa (ao lado), a Pirâmide e o Shangrilá (com inúmeras incrições rupestres). Para os mais jovens, há inúmeros locais para a prática de esportes radicais: Off-road, enduro; montain bike, canoagem, e todas as modalidades de alpinismo. Obrigado pelo seu apoio aos blogs: "Arquivos de um Repórter" e "Revista-AR"

sábado, fevereiro 23, 2008

*******O HOTEL MAIS LUXUOSO DO MUNDO*******
Nos Emirados Árabes, o único sete estrelas

Se algo parece ouro, então é ouro ! Frota de Rolls-Royce, TVs de plasma de 42 polegadas nos quartos, mordomos 24 horas por dia e serviço que borrifa água francesa nos hóspedes na praia. Assim é um dia comum no Burj Al Arab, o hotel mais luxuoso do mundo. A construção erguida sobre uma ilha artificial: 8 000 metros quadrados de ouro na decoração
A respeito do Burj Al Arab ("Torre das Arábias", em português), costuma-se dizer o seguinte: se algo parece ouro, então é ouro. Soa como uma fábula dos contos das mil e uma noites! Pois é tudo verdade. Na decoração da construção, localizada em Dubai, nos Emirados Árabes, foi usado ouro suficiente para cobrir um campo de futebol oficial. O mesmo estilo nababesco permeia todos os outros detalhes do hotel, erguido para hospedar o clube de felizardos que podem pagar por uma diária mínima de 2 000 dólares (na estratosfera da tabela de preços do estabelecimento encontra-se a suíte real, com diárias de 13 600 dólares). Famosos como o casal de astros hollywoodianos Brad Pitt e Angelina Jolie já passaram as férias por lá. O lugar também foi o escolhido pela modelo inglesa Naomi Campbell para celebrar a chegada de seus 36 anos. Na festa, ocorrida em maio do ano passado, o hotel funcionou exclusivamente para os convidados da aniversariante, durante três dias. A conta de 2 milhões de dólares foi bancada pelo então namora
do de Naomi, o bilionário árabe Badr Jafar. "O Burj Al Arab está para Dubai assim como a Torre Eiffel está para Paris", afirmou o francês Luc Delafosse, gerente-geral do hotel. "Ele virou o grande símbolo da cidade da cidade de Dubai." Tudo ali foi concebido para superar de longe o que a concorrência oferece de melhor em termos de luxo. Seus administradores criaram até uma nova categoria para defini-lo: sete estrelas. O festival de mordomias começa no traslado do aeroporto de Dubai ao Burj Al Arab -- o serviço é feito a bordo de helicópteros ou de Rolls-Royce. O saguão do hotel tem o átrio mais alto do mundo, com 180 metros (foto 2) . O check-in é realizado diretamente nos quartos. As suítes mais "apertadas" possuem 170 metros quadrados, enquanto as mais luxuosas ocupam uma área quatro vezes maior (foto 3). Todas são no padrão dúplex, com vista privilegiada para o Golfo Pérsico, e vêm equipadas com laptops, TVs de plasma de 42 polegadas e um menu que permite aos ocupantes escolher entre 13 opções de travesseiro. Há também um mordomo por andar à disposição dos hóspedes, 24 horas por dia.
O Burj Al Arab reúne atrações típicas dos grandes resorts. Sua área de gastronomia, por exemplo, possui seis restaurantes. Um dos
mais badalados é o Al Mahara, onde as mesas estão dispostas ao redor de um aquário gigante com tubarões e enguias, entre outras espécies (foto 4). (Na foto 5), uma de suas várias salas de estar. O complexo de lazer inclui três piscinas e um health club com personal trainers. Como o Burj Al Arab fica numa ilha artificial a 280 metros da praia, existe uma frota de carros elétricos que transportam os hóspedes por uma ponte até o continente. Lá, instalados na areia, eles recebem toalhas geladas e, de tempos em tempos, jatos de spray da água francesa Evian para suportar a temperatura que, no verão, bate na casa dos 40 graus centígrados. "Desfrutar de todas essas mordomias é uma experiência inigualável", afirma o arquiteto brasileiro Luiz Fernando Rocco, que passou as férias ali em 2005. A idéia da construção desse oásis de mordomia no meio do deserto foi do xeque árabe Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai. Mais de 70 000 metros cúbicos de concreto e 9 000 toneladas de aço foram usados para erguer a torre de 321 metros de altura em formato de vela de barco (na primeira foto)-- um tributo à tradição marítima da região. Até hoje permanece em segredo o valor gasto no projeto. Sua inauguração ocorreu em 1999 e, desde então, os proprietários não têm poupado esforços para promovê-lo. Em 2005, por exemplo, o heliponto do Burj Al Arab foi transformado numa quadra de tênis para um jogo de exibição entre o americano Andre Agassi e o suíço Roger Federer.
A construção do Burj Al Arab faz parte de um pacote maior, destinado a colocar Dubai no centro do mapa turístico mundial. Preocupada com o fim das reservas de petróleo, viga de sustentação das finanças da cidade-estado a família real vem investindo para livrar a economia local da dependência do dinheiro do combustível.
Na Revista-AR, a matéria sobre o risco que está correndo o maior coral do mundo!

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

FÚRIA DA NATUREZA

Tempestades e tornados podem dobrar nos EUA até o fim do séculoEnquanto os Estados Unidos se isolam cada vez mais nas discussões sobre o aquecimento global, um novo estudo faz previsões catastróficas sobre os impactos das mudanças climáticas no país. O trabalho sugere que, com os cenários atuais de emissões de gases-estufa, a freqüência de condições que desencadeiam severas tempestades e tornados deve aumentar em mais de 100% no país até o final deste século.Os autores, liderados por Robert Trapp, da Universidade Purdue, em Indiana, avaliaram duas condições típicas das tempestades: a energia dos raios e a variação na velocidade e na direção do vento. Normalmente grandes descargas energéticas e fortes variações no vento em uma área localizada promovem tempestades destrutivas.A equipe trabalhou com modelos climáticos que consideram a elevação de temperatura entre 2C e 6C-prevista no relatório divulgado neste ano pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática). Os pesquisadores norte-americanos descobriram que este aquecimento já deve ser suficiente para aumentar o número de dias com essas condições meteorológicas.O IPCC já havia apontado para este risco. O simples aumento do calor já deve incrementar o nível de precipitações. Mas as intrincadas condições atmosféricas que desencadeiam eventos mais extremos também podem ser afetadas, aumentando a chance de sua ocorrência.Pelas previsões, divulgadas hoje na revista científica "PNAS" (www.pnas.org), algumas das cidades mais afetadas devem ser Atlanta e Nova York. Apesar de George W. Bush não ter dado inclinações de que vai discutir redução das emissões em Bali, isso poderia evitar o aumento das tempestades, concluíram os cientistas.
Depois de ler Arquivos de um Repórter, link a Revista-AR

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

ENTENDA O PROCESSO ELEITORAL NOS EUA

As eleições presidenciais nos EUA acontecem a cada quatro anos e todo cidadão norte-americano nato, com mais de 35 anos, pode concorrer ao cargo. Embora cerca de 150 milhões de pessoas estejam aptas a votar, o voto não é obrigatório. O presidente e o vice-presidente dos EUA não são escolhidos diretamente pelos eleitores, mas por um Colégio Eleitoral. Cada Estado dos EUA tem um número de delegados no Colégio Eleitoral definidos de acordo com a sua população. Os eleitores de cada Estado votam numa lista de delegados comprometidos com uma das chapas de candidatos a presidente e vice-presidente. Esses delegados, em número proporcional à população de cada Estado, formam o Colégio Eleitoral. Estados como a Califórnia, Nova York e Texas, que são muito populosos, contam com um grande número de representantes no Colégio Eleitoral. Os delegados podem votar com sua convicção, mas tradicionalmente optam por seguir a votação dos eleitores em cada Estado. À exceção dos Estados de Maine e Nebraska, o candidato que receber mais votos populares em um Estado recebe os votos de todos os respectivos delegados. Os outros candidatos ficam sem nenhum voto. Em Maine e Nebraska, os votos são divididos de acordo com a proporção obtida por cada candidato nesses Estados. Em 1888, o republicano Benjamin Harrison ficou cerca de um ponto percentual atrás do democrata Grover Cleveland no voto popular, mas, ainda assim, ganhou no Colégio Eleitoral. Delegados: No total, são 538 delegados. O candidato que conseguir 270 votos no colégio é eleito presidente. Caso dois candidatos obtenham 269 votos cada um, o desempate será na Câmara dos Deputados. O novo presidente seria escolhido então entre os três candidatos mais votados na eleição. Nesse caso, o vice-presidente seria escolhido pelo Senado entre os dois mais votados. Durante a contagem dos votos, o Colégio Eleitoral não chega a se reunir. Os votos dos delegados são enviados ao Senado. Em sessão conjunta Senado e Câmara, o presidente do Senado [cargo ocupado pelo vice-presidente] conta os votos e divulga o resultado. Primárias: Acontecem em todos os Estados do país. São eleições locais que definem os delegados que participarão das convenções dos partidos. São estes delegados que irão escolher o candidato de cada partido à Presidência. Os diretórios estaduais têm liberdade para definir as regras e, em boa parte dos Estados, somente os eleitores registrados nos partidos podem votar.As primárias elegem delegados estaduais que, por sua vez, escolhem o candidato do partido que concorrerá ao cargo.Pode ocorrer, em alguns Estados, que o concorrente mais votado receba todos os votos dos delegados. Em outros, o número de delegados para cada pré-candidato é proporcional aos votos dos eleitores.
Convenções: As convenções são grandes festas realizadas pelos partidos para marcar o lançamento do candidato para a eleição.Votam nas convenções os delegados estaduais escolhidos nas primárias.Os democratas realizaram a sua convenção em julho, em Boston. Os republicanos, em Nova York, entre 30 de agosto e 2 de setembro.
Campanha: Uma vez definidos os nomes que vão concorrer às eleições, os candidatos começam a fazer as campanhas eleitorais, que duram cerca de três meses. Nessa altura, os candidatos tentam obter o apoio dos eleitores que apoiaram os pré-candidatos derrotados na convenção do partido. Ao mesmo tempo, o programa de governo dos candidatos começa a ser definido, abrindo espaço para reivindicações defendidas pelos colegas derrotados.O ponto mais forte das campanhas são os anúncios na TV, já que os candidatos não têm direito a horário eleitoral gratuito. Ou seja, eles têm de pagar para poder veicular seus anúncios. Isso justifica a importância de eles conseguirem arrecadações elevadas de fundos, antes de começar a campanha.
Link o blog da "Revista-AR", e veja mais uma importante reportagem!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

ECONOMIA

QUANTOS PAÍSES JÁ ADOTARAM O EURO ? O euro (€) é a moeda oficial de 13 dos 27 países que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia (aderiram à moeda em 2007), Espanha, Finlândia, França, Grécia (aderiram em 2001), Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal. Preve-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. Alguns pequenos países europeus que não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. O Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. A 1º de Janeiro de 2007, a Eslovénia foi o 13.º país a aderir à moeda única, tendo sido estabelecida pelo Conselho da União Europeia a cotação do Tolar em 239,640 por cada euro. Outros países tinham a sua moeda fixada a uma antiga moeda européia. Era o caso do escudo cabo-verdiano, que estava ligado ao escudo português, e do franco CFA, atrelado ao Franco francês, em circulação em diversos países africanos.
O banco que controla as emissões do euro e executa a política cambial da União Europeia é o
Banco Central Europeu, com sede em Frankfurt am Main, na Alemanha.
Com a implementação da nova moeda no quotidiano,
decidiu-se que as regras para a formação do plural da palavra (euro, euros, euri), quanto ao gênero, o uso da vírgula ou ponto para separação das casas decimais, e símbolo da unidade monetária manter-se-iam segundo as convenções nacionais de cada país da
União Europeia. O euro existe desde Janeiro de 2002, e como moeda escritural desde Janeiro de 1999.
Cotação de ontem (13), data do fechamento desta matéria:
1 real= 1,74 U$D
1 real= 2,54 EUR
Não deixe de ler a Revista-AR. É só linkar!

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

SOL, ENERGIA INESGOTÁVEL

Estados Unidos querem construir usina solar espacial
(Dos correspondentes Roberto Junior e Bruno Kirsten, Houston, TX)

(Esta foto da Estação Espacial Internacional - ISS, é meramente ilustrativa)
A idéia não é exatamente recente e possui inúmeras variações. Agora, porém, o setor de segurança dos Estados Unidos parece estar definitivamente engajado no desenvolvimento da tecnologia necessária para coletar energia solar no espaço e enviá-la para a Terra. O primeiro passo deverá ser a construção de dois satélites de demonstração, que possam testar e avaliar o funcionamento do conceito como um todo. O relatório divulgado pelo governo norte-americano, chamado Energia Solar Espacial como uma Oportunidade para a Segurança Nacional, defende que o desenvolvimento das tecnologias seja feito pela iniciativa privada, com financiamento governamental. O projeto consiste no lançamento de painéis solares gigantescos, com vários quilômetros de diâmetro. Uma vez em órbita, esses painéis captarão a energia solar e a enviarão para a superfície por meio de um feixe de microondas ou laser. No solo, o feixe de energia vindo do espaço será coletado por antenas especiais e então convertido em energia elétrica. Ao contrário dos painéis solares utilizados hoje, aqui na Terra, os painéis solares espaciais ficariam o tempo todo recebendo a luz do Sol, não interrompendo a captação de energia durante a noite. Eles deverão ficar em uma órbita geoestacionária, sobre um ponto fixo da Terra, o que é essencial também para que o foco de energia seja transmitido para o solo. O feixe de energia que chega ao solo também é enorme, exigindo a construção de uma estação de captação de cerca de um quilômetro de diâmetro. Segundo os especialistas, considerando um feixe de microondas para que a energia chegue à Terra, não haverá nenhum risco para aviação e nem mesmo para os pássaros. Segundo eles, as antenas de coleta poderão ser transparentes e até poderão ser feitas plantações por debaixo delas. O projeto é tão grandioso quanto os desafios a serem vencidos para viabilizá-lo. O próprio relatório estima que a construção de um protótipo, capaz de enviar um feixe de 10 megawatts de eletricidade para a Terra, levará cerca de 10 anos para ser construído, a um custo de US$10 bilhões. Críticos do projeto, contudo, apontam que há problemas ainda maiores do que o orçamento. Sua viabilização exigiria o desenvolvimento de foguetes ou naves reaproveitáveis, num momento em que a NASA está se preparando para desativar os ônibus espaciais. Uma usina solar espacial, apontam esses críticos, capaz de produzir a mesma potência hoje gerada por uma usina termelétrica, teria uma massa de 3.000 toneladas - mais de 10 vezes a Estação Espacial Internacional. "Arquivos de um Repórter" recomenda: Veja também a "Revista-AR". É só linkar!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

UMA RODA-GIGANTE QUE FAZ JUS AO NOME...

A maior do mundo dá sua primeira volta em CingapuraA nova roda possui 28 cabines, para 28 pessoas cada, totalizando 748 ocupantes. Numa única volta de 30 minutos o passageiro tem uma visão privilegiada da Baía de Cingapura, os pontos mais característicos da cidade, e em dias claros, dois países visinhos: Malásia e Indonésia
A roda-gigante mais alta do mundo, de 165 metros de altura, situada em Cingapura, a Singapore Flyer, foi inaugurada simbólicamente, ontem depois que um grupo de pessoas pagar para viver essa experiência de milhares de dólares cingapurianos. A atração, que supera a "London Eye" de Londres em 30 metros, não será aberta ao público até o próximo dia 1º de março, segundo a encarregada de sua construção, a Great Wheel Corp, informou a imprensa.A Singapore Flyer conta com 28 cabines do tamanho manho de um ônibus urbano com uma capacidade para 28 pessoas que permite aos passageiros caminhar sem sentir nenhuma vibração durante os 30 minutos de rotação.O preço das entradas para os adultos vai desde os 29 dólares cingapurianos (US$ 20) de uma viagem simples até os 69 dólares (US$ 48) que inclui coquetéis e "embarque rápido". Além disso, também é possível alugar uma cabina inteira por cerca de 1.000 dólares cingapurianos (US$ 704) e por 1.500 (US$ 1.057) nos fins-de-semana e à noite. A roda-gigante permitirá aos visitantes desfrutar da vista da baía de Cingapura e dos pontos mais característicos da cidade, e em dias claros os países vizinhos, Malásia e Indonésia. Os responsáveis da Great Wheel Corp disseram que esperam ter 10 milhões de passageiros por ano, enquanto a cidade-estado, que conta com menos de 5 milhões de habitantes, recebeu o ano passado 10,3 milhões de turistas, segundo dados do Ministério do Turismo.
Para ver uma reportagem especial, é so linkar a Revista-AR!
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */